Pular para o conteúdo principal

Mitos e verdades sobre o chocolate


A Páscoa está chegando e com ela os chocolates. Prazer e culpa andam juntos quando o assunto gira em torno desta iguaria. Não é por menos: a delícia consumida pelos astecas e maias estimula a liberação de serotonina, o mesmo hormônio que liberamos durante o sexo. Mas, como se sabe, o deleite vem acompanhado de uma alta dose de calorias: segundo o acupunturista e nutrólogo Leandro Gago, apenas uma barra grande de chocolate pode conter até 700 calorias. O segredo para saborear sem sofrer depois, portanto, reside na moderação.

“O chocolate não é vilão nem mocinho. Nesta história, o bandido é a quantidade. Tudo em quantidade pode matar, até água. O chocolate contém gordura saturada e açúcar, que são outros vilões. Mas também tem flavonóides, que ajudam no combate ao colesterol — explica o médico.

Mas para quem quer aproveitar as benesses do chocolate, é melhor se acostumar com o gosto das versões mais amargas, com 70% ou mais de cacau, que têm bem menos gordura e açúcar.


De acordo com Leandro Gago, o consumo de 30 gramas por dia de chocolate amargo, dentro de uma dieta balanceada, teria mais benefícios do que malefícios . “Eu não defendo que ninguém se abstenha de comer seu chocolate na Páscoa, mas deguste com moderação” recomenda o médico, explicando que nesta época do ano as estripulias são permitidas o mais importante é ter equilíbrio durante a vida. E ele dar uma dica: prefira os chocolates amargos e feitos que utilizou a manteiga de cacau como a principal fonte de gordura e, não, a gordura vegetal hidrogenada. E ele dá uma dica: prefira os chocolates amargos que utilizam a manteiga de cacau como a principal fonte de gordura e, não, a gordura vegetal hidrogenada, já que esta faz mal à saúde

Confira abaixo com Leandro Gago mitos e verdades sobre o chocolate.

1. “Chocolate branco não é chocolate”. 

VERDADE. Não só não é chocolate, como é um grande vilão de quem quer manter uma alimentação saudável. De acordo com Gago, o chocolate branco é “apenas uma mistura de açúcar, óleo e gordura”, afirma o médico.

2. “Chocolate diet é bom para dieta”. 

MITO. O chocolate diet é apenas recomendado para diabéticos, pois não contém açúcar. Já quem está de dieta deve fugir da maioria das marcas “diet”: “O chocolate diet é uma armadilha em termos calóricos, porque ele tem, geralmente, mais calorias. O que a indústria tira de açúcar, ela coloca de gordura, para manter o sabor agradável” explica. Assim sendo, atenção às informações nutricionais contidas no rótulo do chocolate “diet” para fazer a melhor opção.

3. “Chocolate vicia”. 

MITO. O chocolate não causa nenhum tipo de dependência. Se as pessoas não conseguem largar dele, é por causa da sensação de prazer que a serotonina libera.

4. “Chocolate ajuda durante a TPM”. 

VERDADE. Mais uma vez, a serotonina ajuda a responder a questão. É ela que auxilia no combate à ansiedade e à irritação típicas da TPM. Mas, da mesma forma, a tensão pode ser atenuada com exercícios físicos ou sexo, outras duas atividades que liberam a substância.

5. “Chocolate ajuda nos estudos”.

DEPENDE.
 Segundo Leandro Gago, o chocolate é fonte de energia e contém estimulantes, como a cafeína e a teobromina, podendo, portanto, dar maior disposição para quem precisa encarar uma maratona de estudos ou de exercícios. “Mas não adianta achar que comer um ovo de Páscoa antes prova vai garantir um bom resultado.”

6. “Chocolate dá espinha”.

MITO.
 Não há nada que comprove a relação do cacau com o surgimento das espinhas (acne). Na verdade, a alta carga glicêmica (quantidade de glicose) de alguns doces, como o chocolate, pode gerar alterações em parâmetros bioquímicos e endócrinos relacionados ao desenvolvimento da acne.

7. “Chocolate pode ajudar na prevenção do Alzheimer”.

VERDADE.
 De acordo com o médico Leandro Gago, estudos apontam que o chocolate, segundo alguns estudos, pode reduzir a incidência de mal de Alzheimer e demência. “Não quer dizer que você vai dar chocolate para o avô e ele vai se curar. Não funciona para melhorar quem já tem. Mas há trabalhos que mostram que grupos populacionais que consomem o chocolate ao longo da vida tem menor incidência desses tipos de doenças mentais” explica o especialista.


Serviços: 

Dr. Leandro Gago - Clínica Médica – Nutrologia – Acupuntura – Homeopatia 

Catete: Largo do Machado, 39 – 2° andar – Sala 5.

Telefone: 2205-2303/ 98697-2506

Barra da Tijuca: Avenida das Américas, 3434, bloco 4, sala 412.

Telefone: 3437-3295/ 2434-2592/ 99913-1898

Postagens mais visitadas deste blog

[News] "Cores do Outono" é a nova mostra da Ava Galleria de Varkaus, dentro da 6ª edição BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, com curadoria de Edson Cardoso

  "Cores do Outono" é a nova mostra da Ava Galleria de Varkaus, dentro da 6ª edição BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, com curadoria de Edson Cardoso A mostra fala sobre a diversidade da arte, através das cores da nova estação, com o tema 'Arte, Vida e Sustentabilidade', de 17 a 24 de setembro. A  BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, em  sua  6ª edição ,   abre a  exposição "Cores do Outono", na Ava Galleria de Varkaus, Finlândia ,  com o   tema 'Arte, Vida e Sustentabilidade'  e   curadoria do visionário Edson Cardoso,   mostrando que a arte é uma atividade fundamental ao ser humano, pois quando o homem produz, ele interage com o mundo em que vive e consigo mesmo. Ela é necessária para que o ser humano se torne capaz de conhecer e assim poder mudar algo, expressando sentimentos.   Confirmando a importância de um evento internacional desse porte,  a Ava Galleria apresenta obras de artistas bra

[News]Roda de Conversa "Mar: das Veredas ao Naufrágio" reúne as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, na Casa 11, no próximo dia 02.02, sexta-feira

  Roda de Conversa "Mar: das Veredas ao Naufrágio" reúne as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, na Casa 11, no próximo dia 02.02, sexta-feira O objetivo é fazer o ouvinte mergulhar nas águas profundas da vida, através de seus livros, e encontrar um porto seguro em seus personagens e versos. A  Casa 11  apresenta a  Roda de Conversa 'Mar: das veredas ao naufrágio' , com as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, que trazem o grande personagem de suas obras, enxergando nas águas percepções intangíveis sobre a existência, o tempo, a memória, o sonho e o amor.  O objetivo é fazer o leitor/ouvinte mergulhar em águas mais profundas, expondo seus personagens e versos impregnados de caminhos ora dolorosos, ora tranquilos, como metáforas para a própria vida. Quando tudo parece um naufrágio, um porto nos procura. Sobre as autoras Adriana Vieira Lomar  nasceu em 1968. Carioca de família alagoana considera “Éba

[News]O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias.

  O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias. Com curadoria de Ruy Luduvice, as artistas trazem uma visão feminina e conexões entre o ancestral e o contemporâneo. O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias. As artistas compartilham os mesmos princípios e ideias da arte como experiência e possibilidades. Grande parte dos trabalhos são feitos em tecidos, sejam nas pinturas de céus imaginários de Daniela, nos bordados e trançados de Mariana, ou nos vestidos de Flavia. A mostra, com curadoria de Ruy Luduvice, traça um recorte do universo com ações femininas, possibilitando conexões entre o ancestral e o contemporâneo. A mostra 'Três Marias' pode ser visitada até 24 de fevereiro de 2024, no 3º