Pular para o conteúdo principal

6 maneiras de mulheres prevenirem lesões na corrida



Não é segredo para ninguém que a prática regular de atividade física traz vários benefícios para a saúde da mulher. Além de estarem ligados à estética, os exercícios se manifestam em todos os aspectos desde a parte psicológica até o fortalecimento dos ossos e das articulações, em especial para as mulheres.

Porém, ao incluir na sua rotina um programa de exercícios físicos, deve se tomar alguns cuidados para prevenir as lesões. De acordo com o ortopedista José Leonardo Rocha de Faria, do INTO,(Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia) a maior parte das lesões está relacionada com o desejo de atingir o objetivo rapidamente. “Algumas pessoas acabam exagerando e não respeitam o tempo de recuperação do músculo. Isso pode causar dores, fadiga e até lesões”, explica o especialista.

José Leonardo dá dicas para as mulheres que desejam se exercitar com segurança.

1. Sempre aqueça seu corpo
Antes de começar a correr, faça um alongamento leve ou um aquecimento simples, como caminhar por 5 a 10 minutos. Eu sei que muitas vezes queremos começar logo a correr, mas saiba que isto vai te ajudar a evitar lesões.

Com os músculos frios você pode ter diversos problemas, mas ao aquecer, você ajuda seu corpo a entender que será exigido. O desaquecimento também é importante para seus batimentos cardíacos voltarem ao normal, isso é mais saudável para o nosso coração do que parar abruptamente depois dos batimentos estarem altos.

2. Respeite o descanso
Muitas corredoras não respeitam o descanso, acham desnecessário. Mas não é. Quem corre há mais tempo já sabe bem que descanso também é treino, e aproveita o day off.

“O descanso é muito importante durante os treinos, pois é quando o corpo se recupera. Então nada de se empolgar e correr diversos dias direto sem nenhum descanso” alerta o ortopedista.

3. Use tênis adequados
Correr com os tênis errados pode não só causar uma lesão, mas também diversos incômodos como bolhas, calos e unhas machucadas. Então sempre pesquise antes de comprar, veja se o tênis é para a prática de corrida, se é para o seu tipo de pisada e se o número é adequado para você.


4. Fortalecer é necessário
Se seu corpo está fortalecido, você evitará muitas lesões de acontecerem. Já se não fortalecer, a falta desses exercícios deixará você mais propenso a se machucar. Então não podemos bobear! “O trabalho de fortalecimento deve ser feito em todo corpo, mas principalmente nos membros inferiores e no core, que são mais exigidos durante a corrida. E é indicado pelos treinadores que em conjunto você faça alongamentos para que não perca a flexibilidade articular” alerta o médico.

5. Preste atenção na sua postura
Uma boa postura – tanto enquanto está correndo, tanto enquanto está fazendo outras atividades – é importante para o funcionamento do corpo, pois dependendo de como é a sua, você terá uma economia de esforço. Uma má postura durante a corrida pode te levar a um maior cansaço e tensão muscular em algumas partes do corpo.

Além disso, se você correr com a postura toda irregular pode forçar músculos que não precisa e acabar se lesionando.

6. Tenha paciência!
Segundo Dr. José Leonardo Rocha de Faria, se você ficou um tempo parada ou está começando, inicie os treinos caminhando e vá aumentando o ritmo a cada treino. Caminhando você irá fortalecer os músculos, articulações e tendões.

Ainda de acordo com o especialista, se você já corre e quer aumentar a distância, vá aumentando progressivamente, aumente 500m a 1km (depende do seu nível) a mais toda semana, até atingir a distância que pretende correr. Desta forma você permite que seu corpo vá acostumando com a nova distância. No dia que você aumentar a distância, corra num percurso plano.


Serviço:
Clínica Ortopédica Ipanema

Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 82/303 – Ipanema
Telefones: (21) 2247-1231 / (21) 2287-6145
What’s App: (21) 98544-4281
www.ortopedistariodejaneiro.com.br


Postagens mais visitadas deste blog

[News] "Cores do Outono" é a nova mostra da Ava Galleria de Varkaus, dentro da 6ª edição BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, com curadoria de Edson Cardoso

  "Cores do Outono" é a nova mostra da Ava Galleria de Varkaus, dentro da 6ª edição BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, com curadoria de Edson Cardoso A mostra fala sobre a diversidade da arte, através das cores da nova estação, com o tema 'Arte, Vida e Sustentabilidade', de 17 a 24 de setembro. A  BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, em  sua  6ª edição ,   abre a  exposição "Cores do Outono", na Ava Galleria de Varkaus, Finlândia ,  com o   tema 'Arte, Vida e Sustentabilidade'  e   curadoria do visionário Edson Cardoso,   mostrando que a arte é uma atividade fundamental ao ser humano, pois quando o homem produz, ele interage com o mundo em que vive e consigo mesmo. Ela é necessária para que o ser humano se torne capaz de conhecer e assim poder mudar algo, expressando sentimentos.   Confirmando a importância de um evento internacional desse porte,  a Ava Galleria apresenta obras de artistas bra

[News]Roda de Conversa "Mar: das Veredas ao Naufrágio" reúne as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, na Casa 11, no próximo dia 02.02, sexta-feira

  Roda de Conversa "Mar: das Veredas ao Naufrágio" reúne as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, na Casa 11, no próximo dia 02.02, sexta-feira O objetivo é fazer o ouvinte mergulhar nas águas profundas da vida, através de seus livros, e encontrar um porto seguro em seus personagens e versos. A  Casa 11  apresenta a  Roda de Conversa 'Mar: das veredas ao naufrágio' , com as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, que trazem o grande personagem de suas obras, enxergando nas águas percepções intangíveis sobre a existência, o tempo, a memória, o sonho e o amor.  O objetivo é fazer o leitor/ouvinte mergulhar em águas mais profundas, expondo seus personagens e versos impregnados de caminhos ora dolorosos, ora tranquilos, como metáforas para a própria vida. Quando tudo parece um naufrágio, um porto nos procura. Sobre as autoras Adriana Vieira Lomar  nasceu em 1968. Carioca de família alagoana considera “Éba

[News]O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias.

  O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias. Com curadoria de Ruy Luduvice, as artistas trazem uma visão feminina e conexões entre o ancestral e o contemporâneo. O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias. As artistas compartilham os mesmos princípios e ideias da arte como experiência e possibilidades. Grande parte dos trabalhos são feitos em tecidos, sejam nas pinturas de céus imaginários de Daniela, nos bordados e trançados de Mariana, ou nos vestidos de Flavia. A mostra, com curadoria de Ruy Luduvice, traça um recorte do universo com ações femininas, possibilitando conexões entre o ancestral e o contemporâneo. A mostra 'Três Marias' pode ser visitada até 24 de fevereiro de 2024, no 3º