Pular para o conteúdo principal

Oito técnicas psicológicas para lidar com estresse e ansiedade


                                                                 

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), 33% da população mundial sofre de ansiedade no mundo. O Brasil tem aparecido sempre entre os primeiros das listas da organização. O país também possui 70% de sua população ativa sofrendo com estresse, segundo pesquisa feita pelo ISMA Brasil (International Stress Management Association). Ainda conforme o levantamento, 69% dos casos foram fruto de situações profissionais.

O estresse e a ansiedade são considerados por muitos especialistas como os males característicos do nosso século. A vida moderna possui elementos que causam e despertam sentimentos diversos como os medos irracionais e ficamos sem ter como dominá-los.
Segundo a psicóloga clínica, Edyclaudia Gomes de Sousa, pós graduanda em doenças mentais e atenção psicossocial e Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia, fatores como a violência dos grandes centros urbanos, as cobranças profissionais, a pressão social acirrada pelas redes sociais e o consumo excessivo de informações, podem agravar a ansiedade e o estresse.  “Os sintomas típicos de quem sofre desses males, incluem irritabilidade, cansaço frequente, falta de ar, insônia, taquicardia” explica apsicóloga, que abaixo recomenda algumas técnicas para quem anda com os nervos à flor da pele lidar melhor com essa situação:
1. Esteja presente
Medite. Meditar é uma das maneiras de se fazer presente. A prática de exercícios como fazer caminhadas, ou até mesmo ter um hobby que ocupe 100% da sua atenção, foca você no momento e evita pensamentos como “o que poderia ter sido e não foi” e as possibilidades do futuro, coisas que costumam aumentar a ansiedade e o estresse. 
2. Saiba o poder da sua respiração
De acordo com a especialista, tanto o estresse quanto a ansiedade são capazes de gerar respiração ofegante. “Ao retomar o controle da sua respiração, é possível acalmar a sua mente. Quando se sentir nervoso, respire fundo algumas vezes e isso enviará ao seu cérebro a mensagem que você está calmo, uma vez que pessoas calmas respiram devagar”.
3. Tenha um olhar diferente em relação aos seus problemas
Faça com que a pressão te ajude a fazer um trabalho melhor, ao invés de expor suas inseguranças. Por exemplo, uma reunião com um cliente – você pode considerá-la uma situação estressante ou uma oportunidade de impressionar alguém importante no seu trabalho. É uma questão de ponto de vista.
4. Aceite aquilo que você não pode mudar
“Certas coisas são o que são e não irão mudar apenas porque você não as compreende ou não as aceita. Se culpar ou martirizar ao lutar mentalmente contra elas, só irá te deixar mais ansioso” explica Edyclaudia, lembrando que é melhor aceitar o problema como ele é, e não ficar pensando em como poderia ter sido diferente. “Existem coisas que você não pode controlar, como por exemplo, o que as pessoas irão te dizer, mas você tem o poder de escolher como lidar com isso” orienta. 
5. Ocupe a mente
A melhor forma para não deixar o ciclo de pensamentos negativos seguir seu curso, é mantendo-se ocupado o suficiente. Mantenha-se focado em tarefas que exijam um alto nível de atenção, mas que também não sejam muito monótonas. 
6. Exercite-se
Se exercitar faz bem para a mente e para o corpo, além de diminuir os níveis de estresse e ansiedade. Uma caminhada de apenas 21 minutos já é suficiente para sentir alguns benefícios ao seu organismo: mente mais calma, foco e disposição.
7. Durma bem
Uma boa noite de sono pode ser a solução para muitos problemas do seu dia a dia, não sendo diferente com ansiedade e estresse, que são causadores de insônia. Reduza as distrações do quarto e as luzes, faça do ambiente um santuário do sono e esvazie sua cabeça antes de dormir.
8. Não seja vítima do perfeccionismo
“Se cobrar em nome da perfeição é absurdo e injusto com você. É preciso entender que o caminho para o sucesso não é uma linha reta, apesar de parecer assim ao olharmos para pessoas bem sucedidas. Todo mundo está sujeito a problemas e falhas, precisando sempre recomeçar e você não está imune a isso” explica a especialista reiterando que não devemos confundir perfeccionismo com o desejo de dar sempre o seu melhor.
“O perfeccionismo é uma cobrança irreal e muitas vezes cruel que leva à depressão, vícios, ansiedade, além de ter efeito paralisante – quando se deixa de fazer o que quer por medo de que não seja perfeito” finaliza.  

TESTE
Abaixo apresentamos um pequeno teste para avaliar o nível de estresse. 
Responda com “nunca”, “quase nunca”, “ás vezes”, “com alguma frequência”, “com muita frequência”.


No último mês, com que frequência você:

1 - Ficou chateado por algum acontecimento inesperado?

2 - Foi incapaz de controlar as coisas importantes da sua vida?
3 - Sentiu-se nervoso ou estressado?
4 - Ficou bravo porque aconteceram situações que você não podia controlar?
5 - Viu que tinha tantos problemas que não seria capaz de superá-los?
6 - Sentiu-se incapaz de cumprir com suas responsabilidades?
7 - Teve confiança na capacidade de lidar com seus problemas pessoais?
8 - Achou que as coisas estavam dando certo para você?
9 - Sentiu-se capaz de controlar as irritações na sua vida?
10 - Imaginou que estava com tudo sob controle?
 


Pontuação para as questões de 1 a 6

Nunca
0 pontos


Quase nunca
1 ponto


Às vezes
2 pontos


Com alguma frequência
3 pontos


Com muita frequência
4 pontos 


Pontuação de 7 a 10

Nunca
4 pontos


Quase nunca
3 pontos


Às vezes
2 pontos


Com alguma frequência
1 ponto


Com muita frequência
0 ponto


Resultado (some os pontos):
Abaixo de 13: Seu estresse está na média, e não deve causar danos.
Até 20: O estresse ainda não afeta sua saúde, mas é bom se cuidar.
Iguais ou maiores que 20: Seu nível de estresse é alto e pode acarretar problemas de saúde.


Serviço:
Consultório de Psicologia Edyclaudia Gomes de Sousa
Tel:(21) 98200-8545

Copacabana 
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 897/1104

Nova Iguaçu
Rua Paulo Froes Machado, 88/607 Ed Fidalgo – Centro

Postagens mais visitadas deste blog

[News] "Cores do Outono" é a nova mostra da Ava Galleria de Varkaus, dentro da 6ª edição BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, com curadoria de Edson Cardoso

  "Cores do Outono" é a nova mostra da Ava Galleria de Varkaus, dentro da 6ª edição BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, com curadoria de Edson Cardoso A mostra fala sobre a diversidade da arte, através das cores da nova estação, com o tema 'Arte, Vida e Sustentabilidade', de 17 a 24 de setembro. A  BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, em  sua  6ª edição ,   abre a  exposição "Cores do Outono", na Ava Galleria de Varkaus, Finlândia ,  com o   tema 'Arte, Vida e Sustentabilidade'  e   curadoria do visionário Edson Cardoso,   mostrando que a arte é uma atividade fundamental ao ser humano, pois quando o homem produz, ele interage com o mundo em que vive e consigo mesmo. Ela é necessária para que o ser humano se torne capaz de conhecer e assim poder mudar algo, expressando sentimentos.   Confirmando a importância de um evento internacional desse porte,  a Ava Galleria apresenta obras de artistas bra

[News]Roda de Conversa "Mar: das Veredas ao Naufrágio" reúne as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, na Casa 11, no próximo dia 02.02, sexta-feira

  Roda de Conversa "Mar: das Veredas ao Naufrágio" reúne as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, na Casa 11, no próximo dia 02.02, sexta-feira O objetivo é fazer o ouvinte mergulhar nas águas profundas da vida, através de seus livros, e encontrar um porto seguro em seus personagens e versos. A  Casa 11  apresenta a  Roda de Conversa 'Mar: das veredas ao naufrágio' , com as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, que trazem o grande personagem de suas obras, enxergando nas águas percepções intangíveis sobre a existência, o tempo, a memória, o sonho e o amor.  O objetivo é fazer o leitor/ouvinte mergulhar em águas mais profundas, expondo seus personagens e versos impregnados de caminhos ora dolorosos, ora tranquilos, como metáforas para a própria vida. Quando tudo parece um naufrágio, um porto nos procura. Sobre as autoras Adriana Vieira Lomar  nasceu em 1968. Carioca de família alagoana considera “Éba

[News]O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias.

  O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias. Com curadoria de Ruy Luduvice, as artistas trazem uma visão feminina e conexões entre o ancestral e o contemporâneo. O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias. As artistas compartilham os mesmos princípios e ideias da arte como experiência e possibilidades. Grande parte dos trabalhos são feitos em tecidos, sejam nas pinturas de céus imaginários de Daniela, nos bordados e trançados de Mariana, ou nos vestidos de Flavia. A mostra, com curadoria de Ruy Luduvice, traça um recorte do universo com ações femininas, possibilitando conexões entre o ancestral e o contemporâneo. A mostra 'Três Marias' pode ser visitada até 24 de fevereiro de 2024, no 3º