Pular para o conteúdo principal

Noite em tributo aos 50 anos de carreira de Nelson Xavier reúne atores, música e leituras de textos

O Alegretti Music Bar, em Copacabana, Rio de Janeiro, recebeu, dia 05 de dezembro, uma gama de atores reunidos em torno do início das comemorações dos 50 anos de carreira do ator Nelson Xavier, falecido há dois anos. Uma noite linda e inesquecível promovida pela cantora, atriz e bailarina Via Negromonte, viúva de Nelson Xavier, emocionou a todos os presentes.

Gestora do legado artístico de Nelson, Via esteve à frente de um evento que reuniu diversos atores como Tânia Alves, Othon Bastos, Renato Prieto, Pedro Cabizuca (filho de Nelson Xavier), o cineasta e escritor Ivan Jaf, Thiago di Nazaré, Karen Acioly, entre outros.

Os atores subiram ao palco e leram trechos da autobiografia de Nelson Xavier, que será lançada em 2019 e prestaram suas homenagens. Othon Bastos emocionou a platéia citando versos sobre a imortalidade da obra de Nelson Xavier, um homem erudito, culto e muito além de seu tempo.

Uma mostra fotográfica reuniu mais de 100 fotos sobre a trajetória do ator em dezenas de trabalhos no teatro, TV e cinema desde seu início nos palcos e Via Negromonte interpretou canções como Summertime, Stand By Me, What a Wonderful World, entre outras que o ator gostava.

Na ocasião foi anunciado o projeto completo para as outras comemorações no decorrer de 2019: Via Negromonte já recebeu um convite para montar o Museu Memorial Nelson Xavier, com mais de 2 mil livros, acervos, troféus etc., além de lançar a biografia ‘ Prosa ‘, escrita por Nelson. Um longa em forma de documentário, também será lançado e começará a ser rodado em parceria com o escritor e diretor Ivan Jaf, o cineasta Érico Rassi e a Bravo Filmes.

O Tributo pretende percorrer, a partir de 2019, diversas Secretarias de Cultura pelo Estado do Rio de Janeiro. Estão também na pauta diversos teatros e instituições diversas, como o Retiro dos Artistas.

De acordo com Via Negromonte, qualquer homenagem, da mais simbólica as mais elaboradas ou gloriosas, diriam muito pouco sobre Nelson. “O legado que ele deixa para nós foi e para sempre será o de uma pessoa de gabarito, elegante, discreto, um erudito por natureza e apaixonado pelo mundo e pelas causas sociais, pela justiça. Eu honro e acolho este momento com essa homenagem. Em nome de todos os brasileiros, muito obrigada por você ter existido!”


Postagens mais visitadas deste blog

[News] "Cores do Outono" é a nova mostra da Ava Galleria de Varkaus, dentro da 6ª edição BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, com curadoria de Edson Cardoso

  "Cores do Outono" é a nova mostra da Ava Galleria de Varkaus, dentro da 6ª edição BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, com curadoria de Edson Cardoso A mostra fala sobre a diversidade da arte, através das cores da nova estação, com o tema 'Arte, Vida e Sustentabilidade', de 17 a 24 de setembro. A  BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, em  sua  6ª edição ,   abre a  exposição "Cores do Outono", na Ava Galleria de Varkaus, Finlândia ,  com o   tema 'Arte, Vida e Sustentabilidade'  e   curadoria do visionário Edson Cardoso,   mostrando que a arte é uma atividade fundamental ao ser humano, pois quando o homem produz, ele interage com o mundo em que vive e consigo mesmo. Ela é necessária para que o ser humano se torne capaz de conhecer e assim poder mudar algo, expressando sentimentos.   Confirmando a importância de um evento internacional desse porte,  a Ava Galleria apresenta obras de artistas bra

[News]Roda de Conversa "Mar: das Veredas ao Naufrágio" reúne as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, na Casa 11, no próximo dia 02.02, sexta-feira

  Roda de Conversa "Mar: das Veredas ao Naufrágio" reúne as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, na Casa 11, no próximo dia 02.02, sexta-feira O objetivo é fazer o ouvinte mergulhar nas águas profundas da vida, através de seus livros, e encontrar um porto seguro em seus personagens e versos. A  Casa 11  apresenta a  Roda de Conversa 'Mar: das veredas ao naufrágio' , com as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, que trazem o grande personagem de suas obras, enxergando nas águas percepções intangíveis sobre a existência, o tempo, a memória, o sonho e o amor.  O objetivo é fazer o leitor/ouvinte mergulhar em águas mais profundas, expondo seus personagens e versos impregnados de caminhos ora dolorosos, ora tranquilos, como metáforas para a própria vida. Quando tudo parece um naufrágio, um porto nos procura. Sobre as autoras Adriana Vieira Lomar  nasceu em 1968. Carioca de família alagoana considera “Éba

[News]O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias.

  O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias. Com curadoria de Ruy Luduvice, as artistas trazem uma visão feminina e conexões entre o ancestral e o contemporâneo. O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias. As artistas compartilham os mesmos princípios e ideias da arte como experiência e possibilidades. Grande parte dos trabalhos são feitos em tecidos, sejam nas pinturas de céus imaginários de Daniela, nos bordados e trançados de Mariana, ou nos vestidos de Flavia. A mostra, com curadoria de Ruy Luduvice, traça um recorte do universo com ações femininas, possibilitando conexões entre o ancestral e o contemporâneo. A mostra 'Três Marias' pode ser visitada até 24 de fevereiro de 2024, no 3º