Pular para o conteúdo principal

Cirurgia bariátrica faz mágica? Novos hábitos são essenciais, diz especialista



Sucesso da cirurgia bariátrica se deve ao comprometimento dos pacientes





Mudar de vida com a cirurgia bariátrica não é tão fácil quanto se imagina. Pode parecer mágica, mas não é. O motivo disso é simples: após o procedimento cirúrgico é que começa a luta.

De acordo com o cirurgião Guilherme Cotta, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica-RJ, é importante que haja um acompanhamento multidisciplinar antes e depois do procedimento. “Ao decidir se submeter à cirurgia bariátrica, o paciente deve buscar apoio nutricional, físico e psicológico para um resultado mais eficiente”, afirma.

De fato, a cirurgia pode trazer diversos benefícios à saúde como, por exemplo, melhoria da qualidade de vida de pessoas obesas, controle de doenças graves como diabetes e hipertensão, dores ortopédicas e apneia do sono. Porém, nem sempre ela se apresenta como a opção mais indicada.

“É necessário que o candidato faça uma reflexão para saber se é realmente aquilo que deseja, além de pesquisar tudo sobre cada etapa do procedimento. Contar com a ajuda de um psicólogo pode ser um diferencial”, aconselha Cotta.

Autoconhecimento ajuda na decisão de fazer (ou não) o procedimento

Para saber se este é o tratamento mais adequado, é importante que o paciente identifique suas necessidades. “Se pergunte se já conhece os prós e contras da cirurgia, se está preparado para ter novos hábitos, se irá ter comprometimento para manter-se saudável ao longo da vida”, diz o cirurgião acrescentando que a falta de informação pode gerar excesso de expectativa.

“É um perigo achar que todos os problemas de saúde serão resolvidos imediatamente após o procedimento. Além disso, existe a possibilidade de frustração ao não obter o resultado esperado”, diz.

Se após a reflexão o paciente ainda optar pela cirurgia bariátrica é indicado que procure médicos de confiança e especialistas da área.

Serviços:
Clínica Multidisciplinar Guilherme Cotta – Cirurgia Geral, bariátrica e videolaparoscopia
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 445 – Sala 705 – Botafogo – RJ
Telefones: (21) 3597-2866 / 2527-2866/ 2527-1574



Postagens mais visitadas deste blog

[News] "Cores do Outono" é a nova mostra da Ava Galleria de Varkaus, dentro da 6ª edição BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, com curadoria de Edson Cardoso

  "Cores do Outono" é a nova mostra da Ava Galleria de Varkaus, dentro da 6ª edição BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, com curadoria de Edson Cardoso A mostra fala sobre a diversidade da arte, através das cores da nova estação, com o tema 'Arte, Vida e Sustentabilidade', de 17 a 24 de setembro. A  BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, em  sua  6ª edição ,   abre a  exposição "Cores do Outono", na Ava Galleria de Varkaus, Finlândia ,  com o   tema 'Arte, Vida e Sustentabilidade'  e   curadoria do visionário Edson Cardoso,   mostrando que a arte é uma atividade fundamental ao ser humano, pois quando o homem produz, ele interage com o mundo em que vive e consigo mesmo. Ela é necessária para que o ser humano se torne capaz de conhecer e assim poder mudar algo, expressando sentimentos.   Confirmando a importância de um evento internacional desse porte,  a Ava Galleria apresenta obras de artistas bra

[News]Roda de Conversa "Mar: das Veredas ao Naufrágio" reúne as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, na Casa 11, no próximo dia 02.02, sexta-feira

  Roda de Conversa "Mar: das Veredas ao Naufrágio" reúne as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, na Casa 11, no próximo dia 02.02, sexta-feira O objetivo é fazer o ouvinte mergulhar nas águas profundas da vida, através de seus livros, e encontrar um porto seguro em seus personagens e versos. A  Casa 11  apresenta a  Roda de Conversa 'Mar: das veredas ao naufrágio' , com as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, que trazem o grande personagem de suas obras, enxergando nas águas percepções intangíveis sobre a existência, o tempo, a memória, o sonho e o amor.  O objetivo é fazer o leitor/ouvinte mergulhar em águas mais profundas, expondo seus personagens e versos impregnados de caminhos ora dolorosos, ora tranquilos, como metáforas para a própria vida. Quando tudo parece um naufrágio, um porto nos procura. Sobre as autoras Adriana Vieira Lomar  nasceu em 1968. Carioca de família alagoana considera “Éba

[News]O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias.

  O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias. Com curadoria de Ruy Luduvice, as artistas trazem uma visão feminina e conexões entre o ancestral e o contemporâneo. O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias. As artistas compartilham os mesmos princípios e ideias da arte como experiência e possibilidades. Grande parte dos trabalhos são feitos em tecidos, sejam nas pinturas de céus imaginários de Daniela, nos bordados e trançados de Mariana, ou nos vestidos de Flavia. A mostra, com curadoria de Ruy Luduvice, traça um recorte do universo com ações femininas, possibilitando conexões entre o ancestral e o contemporâneo. A mostra 'Três Marias' pode ser visitada até 24 de fevereiro de 2024, no 3º