Pular para o conteúdo principal

Fortalecendo o joelho para brincar o carnaval



Carnaval está chegando. Durante o ano muitas pessoas acabam se afastando de todo e qualquer exercício por causa de algum problema no joelho, com medo de piorar a situação. Porém, muitas vezes, o indicado mesmo é fortalecer e os músculos que sustentam o joelho e mantê-los flexíveis para se proteger de mais lesões. Quando o caso é cair na folia e passar horas em pé nas bandas, blocos e nos desfiles das Escolas alguns exercícios podem ajudar e ainda dá tempo de começar.
Abaixo, o ortopedista Dr. José Leonardo Rocha de Faria, do INTO - Instituto de Traumatologia do RJ dá as dicas, lembrando que consultar um profissional de saúde antes de começar qualquer rotina nova de exercícios é essencial.

1. Aquecimento. Alongar pode ajudar os músculos da sua perna a ter um desempenho melhor. “Faça o aquecimento ou alongamento antes de iniciar a atividade física. Você pode pedalar na bicicleta ergométrica por 5 minutos ou andar por 2 minutos enquanto movimenta os braços. Isso irá ajudá-lo a obter mais do seu treino e a diminuir o risco de lesões” diz o ortopedista.

2. Elevação de perna. Se o seu joelho não está em sua melhor forma, comece com um exercício de fortalecimento fácil para os quadríceps, os músculos na parte da frente da coxa. “Este movimento coloca pouca ou nenhuma pressão sobre o joelho: deite-se de costas no chão ou em outra superfície plana. Dobre um joelho e coloque o pé no chão. Mantendo a outra perna estendida, eleve-a até a altura do joelho oposto. Repita 10-15 vezes por quatro séries” explica José Leonardo.

3. Flexão de perna. Para trabalhar os músculos da parte traseira da coxa (isquiotibiais): deite-se de barriga para baixo e, lentamente, traga os calcanhares o mais perto de suas nádegas que você puder. Mantenha essa posição. Faça quatro séries de 15. Você também pode fazer este exercício de pé, apoiando-se em uma cadeira. Quando o exercício ficar fácil (depois de vários treinos), você pode adicionar pesos no tornozelo aumentando lentamente (e de forma progressiva) o peso de 0,5 kg a 2 kg.

4. Elevação de perna de bruços. Deite-se de barriga para baixo com as pernas esticadas. Estique os músculos do glúteo e o tendão de uma perna, e levante-a em direção ao teto. Segure a posição por 3 a 5 segundos, abaixe um pouco e repita. Faça 10 a 15 elevações e troque a perna. Você pode colocar pesos nos tornozelos à medida que ganha força. “Nesse exercício você não deve sentir dor nas costas. Se sentir, limite a altura em que você levanta a perna. Se ainda continuar doendo, pare e fale com o seu médico” alerta.

5. Elevação na ponta dos pés. Fique de frente para algum tipo de apoio, como as costas de uma cadeira resistente, a parte de trás de um sofá ou uma barra na parede da academia (você também pode fazer esse exercício na escada, segurando-se no corrimão e com seus calcanhares para fora do degrau). Lentamente, levante os calcanhares o mais alto que conseguir, ficando na ponta dos pés, depois abaixe novamente. Faça 4 séries de 10 a 15 repetições. “Quando o movimento ficar muito fácil de ser feito, levante um pé um pouco fora do chão, colocando todo o seu peso no pé apoiado” finaliza o especialista.


Serviço:

Clínica Ortopédica Ipanema

Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 82/ 303 – Ipanema.

Telefones: (21) 2247-1231/ (21) 2287-6145

What’s App: (21) 98544-4281

www.ortopedistariodejaneiro.com.br


Postagens mais visitadas deste blog

[News] "Cores do Outono" é a nova mostra da Ava Galleria de Varkaus, dentro da 6ª edição BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, com curadoria de Edson Cardoso

  "Cores do Outono" é a nova mostra da Ava Galleria de Varkaus, dentro da 6ª edição BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, com curadoria de Edson Cardoso A mostra fala sobre a diversidade da arte, através das cores da nova estação, com o tema 'Arte, Vida e Sustentabilidade', de 17 a 24 de setembro. A  BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, em  sua  6ª edição ,   abre a  exposição "Cores do Outono", na Ava Galleria de Varkaus, Finlândia ,  com o   tema 'Arte, Vida e Sustentabilidade'  e   curadoria do visionário Edson Cardoso,   mostrando que a arte é uma atividade fundamental ao ser humano, pois quando o homem produz, ele interage com o mundo em que vive e consigo mesmo. Ela é necessária para que o ser humano se torne capaz de conhecer e assim poder mudar algo, expressando sentimentos.   Confirmando a importância de um evento internacional desse porte,  a Ava Galleria apresenta obras de artistas bra

[News]Roda de Conversa "Mar: das Veredas ao Naufrágio" reúne as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, na Casa 11, no próximo dia 02.02, sexta-feira

  Roda de Conversa "Mar: das Veredas ao Naufrágio" reúne as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, na Casa 11, no próximo dia 02.02, sexta-feira O objetivo é fazer o ouvinte mergulhar nas águas profundas da vida, através de seus livros, e encontrar um porto seguro em seus personagens e versos. A  Casa 11  apresenta a  Roda de Conversa 'Mar: das veredas ao naufrágio' , com as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, que trazem o grande personagem de suas obras, enxergando nas águas percepções intangíveis sobre a existência, o tempo, a memória, o sonho e o amor.  O objetivo é fazer o leitor/ouvinte mergulhar em águas mais profundas, expondo seus personagens e versos impregnados de caminhos ora dolorosos, ora tranquilos, como metáforas para a própria vida. Quando tudo parece um naufrágio, um porto nos procura. Sobre as autoras Adriana Vieira Lomar  nasceu em 1968. Carioca de família alagoana considera “Éba

[News]O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias.

  O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias. Com curadoria de Ruy Luduvice, as artistas trazem uma visão feminina e conexões entre o ancestral e o contemporâneo. O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias. As artistas compartilham os mesmos princípios e ideias da arte como experiência e possibilidades. Grande parte dos trabalhos são feitos em tecidos, sejam nas pinturas de céus imaginários de Daniela, nos bordados e trançados de Mariana, ou nos vestidos de Flavia. A mostra, com curadoria de Ruy Luduvice, traça um recorte do universo com ações femininas, possibilitando conexões entre o ancestral e o contemporâneo. A mostra 'Três Marias' pode ser visitada até 24 de fevereiro de 2024, no 3º