Pular para o conteúdo principal

Cirurgias plásticas mais procuradas no verão: saiba quais são e os cuidados pós-operatórios


O verão está aí e a possibilidade de encarar a praia usando apenas um biquíni ainda assusta algumas mulheres. Uma das alternativas encontradas por quem quer ficar de bem com o espelho em pouco tempo é a cirurgia plástica. Os procedimentos cirúrgicos podem ser realizados tanto no verão quanto no inverno, mas, nesta época do ano, é importante ficar atenta ao tempo de recuperação.

De acordo com o cirurgião plástico Cláudio Lemos, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, as cirurgias plásticas mais procuradas no verão são as de contorno corporal. "Prótese de mama, lipoescultura e abdominoplastia são as mais realizadas e muitas vezes a paciente faz esses procedimentos associados", afirma.

Prótese de silicone

Essa cirurgia é realizada para aumentar os seios quando são pequenos em relação ao corpo ou quando se tornam flácidos devido a fatores como amamentação. A prótese de silicone preenche as mamas, deixando-as mais elevadas e firmes. A recuperação varia entre sete dias e duas semanas. "No verão, é importante proteger a cicatriz da incidência solar direta. Uma alternativa é utilizar um bloqueador 50 FPS e uma fita adesiva sobre as cicatrizes, geralmente na auréola ou embaixo do seio. Sol ou banho de mar pelo menos 30 dias depois da cirurgia", indica o médico.

Lipoescultura
Variante da lipoaspiração, a lipoescultura retira o excesso de gordura de determinadas regiões e a reutiliza para preencher áreas que precisam de maior volume, harmonizando o contorno do corpo. "Na maioria das vezes retiramos a gordura da barriga e enxertamos no bumbum. O corpo absorve cerca de 30% dessa gordura, mas os outros 70% permanecem lá para sempre", explica o cirurgião.
Essa cirurgia demanda um prazo maior de recuperação, pois a pele fica roxa e há alteração nos tecidos. "É preciso esperar pelo menos dois meses para tomar sol, sempre passando bastante protetor solar na cicatriz", explica Claudio Lemos.

Plástica de abdômen
Enquanto a lipoescultura elimina a gordura localizada, a abdominoplastia retira o excesso de todo o abdômen. Também conhecida por abdominoplastia, a plástica de abdome remove todo o excesso de pele e gordura da região. Para a recuperação total, é preciso ficar 30 dias de repouso e a visita à praia está liberada após três meses. "A cicatriz dessa cirurgia é grande, pega a parte inferior do abdômen e o umbigo, e precisa ser protegida do sol com uma barreira física (fita adesiva) e protetor solar. O sol pode alterar a cor e a qualidade da cicatriz, fazendo com que ela fique maior e mais escura", explica Lemos.

Plástica no verão

Claudio Lemos explica que a recuperação no inverno costuma ser mais cômoda do que no verão, já que o paciente precisa ficar de repouso e usando curativos, contudo, essa é a única vantagem. "O verão não interfere na recuperação", explica. Apesar de todos os cuidados, vale ressaltar que as cicatrizes de qualquer procedimento cirúrgico só podem ser expostas ao sol sem proteção após seis meses a um ano do procedimento.

Antes de realizar qualquer procedimento estético é fundamental escolher uma clínica de confiança e um cirurgião qualificado, que seja Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Serviço:
Dr. Cláudio Lemos
Endereço:
Rua Real Grandeza, 108 – sala 311 – Real Medical Center, Botafogo.
Telefone: 2535-6606

www.claudiolemos.com 

Postagens mais visitadas deste blog

[News] "Cores do Outono" é a nova mostra da Ava Galleria de Varkaus, dentro da 6ª edição BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, com curadoria de Edson Cardoso

  "Cores do Outono" é a nova mostra da Ava Galleria de Varkaus, dentro da 6ª edição BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, com curadoria de Edson Cardoso A mostra fala sobre a diversidade da arte, através das cores da nova estação, com o tema 'Arte, Vida e Sustentabilidade', de 17 a 24 de setembro. A  BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, em  sua  6ª edição ,   abre a  exposição "Cores do Outono", na Ava Galleria de Varkaus, Finlândia ,  com o   tema 'Arte, Vida e Sustentabilidade'  e   curadoria do visionário Edson Cardoso,   mostrando que a arte é uma atividade fundamental ao ser humano, pois quando o homem produz, ele interage com o mundo em que vive e consigo mesmo. Ela é necessária para que o ser humano se torne capaz de conhecer e assim poder mudar algo, expressando sentimentos.   Confirmando a importância de um evento internacional desse porte,  a Ava Galleria apresenta obras de artistas bra

[News]Roda de Conversa "Mar: das Veredas ao Naufrágio" reúne as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, na Casa 11, no próximo dia 02.02, sexta-feira

  Roda de Conversa "Mar: das Veredas ao Naufrágio" reúne as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, na Casa 11, no próximo dia 02.02, sexta-feira O objetivo é fazer o ouvinte mergulhar nas águas profundas da vida, através de seus livros, e encontrar um porto seguro em seus personagens e versos. A  Casa 11  apresenta a  Roda de Conversa 'Mar: das veredas ao naufrágio' , com as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, que trazem o grande personagem de suas obras, enxergando nas águas percepções intangíveis sobre a existência, o tempo, a memória, o sonho e o amor.  O objetivo é fazer o leitor/ouvinte mergulhar em águas mais profundas, expondo seus personagens e versos impregnados de caminhos ora dolorosos, ora tranquilos, como metáforas para a própria vida. Quando tudo parece um naufrágio, um porto nos procura. Sobre as autoras Adriana Vieira Lomar  nasceu em 1968. Carioca de família alagoana considera “Éba

[News]O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias.

  O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias. Com curadoria de Ruy Luduvice, as artistas trazem uma visão feminina e conexões entre o ancestral e o contemporâneo. O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias. As artistas compartilham os mesmos princípios e ideias da arte como experiência e possibilidades. Grande parte dos trabalhos são feitos em tecidos, sejam nas pinturas de céus imaginários de Daniela, nos bordados e trançados de Mariana, ou nos vestidos de Flavia. A mostra, com curadoria de Ruy Luduvice, traça um recorte do universo com ações femininas, possibilitando conexões entre o ancestral e o contemporâneo. A mostra 'Três Marias' pode ser visitada até 24 de fevereiro de 2024, no 3º