Pular para o conteúdo principal

Conheça 7 hábitos que podem evitar o surgimento dos tumores

Atualmente, cerca de 8,2 milhões de pessoas morrem de câncer todos os anos no mundo, segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer). No Brasil, a estimativa é de que ocorreram quase 600 mil novos casos em 2016.

De acordo com o Traumatologista Especialista em Oncologia Ortopédica e cirurgia de sarcoma, ecoordenador de onco-ortopedia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Marcelo Bragança, algumas atitudes podem evitar o surgimento de tumores. “Iniciar uma atividades física, se alimentar melhor e limitar o consumo de álcool aparecem na lista”, afirma o especialista.

1. Praticar exercícios físicos
Se uma pessoa pratica pelo menos 30 minutos de atividades físicas por dia, ela reduz a possibilidade de desenvolvimento de um câncer. “Isso acontece, pois as atividades colaboram para o equilíbrio dos hormônios, ajudam a manter o peso em uma faixa saudável e aumentam as defesas do organismo”, diz o médico.

2. Ter uma dieta pobre em gordura e carnes vermelhas
De acordo com um estudo da Universidade de Harvard, uma pessoa que ingere um bife de 140 gramas por dia tem 10% de chances de morrer de câncer. “Esse percentual se eleva caso se trate de carne processada, como hambúrguer, salsicha ou bacon”, explica Marcelo Bragança.

3. Combater a obesidade
De acordo com estudos, metade dos casos de câncer útero e de um tipo de câncer de esôfago é causada pela obesidade. A condição é tão perigosa que só perde para o tabaco.

4. Limitar o consumo de álcool
Pelo menos 7 tipos de câncer estão associados ao consumo de álcool: boca, garganta, laringe, esôfago, fígado, cólon, intestino e mama.

Embora a doença surja com mais frequência em pessoas que apresentam um consumo exagerado, os tumores podem aparecer também naqueles que não bebem tanto.

5. Manter uma alimentação rica em fibras
Além de serem importantíssimas para o funcionamento intestinal, as fibras colaboram para a prevenção do câncer. Uma alimentação rica em fibras diminui o tempo que o alimento fica no intestino, diminuindo também o contato das substâncias cancerígenas com a mucosa intestinal.

6. Eliminar o tabaco
O tabaco é responsável por diversos tipos de câncer, como de pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado. Além disso, quem está ao lado do fumante também é prejudicado pelo fumo passivo. Para você ter uma ideia, a fumaça que sai da ponta do cigarro chega a ter 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que é inalada pelo fumante em si.

7. Proteger-se da exposição ao sol
Os raios ultravioletas são fortes causadores do câncer de pele dos tipos melanomas e não melanomas. Para pessoas com histórico familiar, essa influência pode ser ainda maior. “Deve-se evitar se expor ao sol entre as 10h e as 16h, aplique filtro soltar com FPS no mínimo 15 e use chapéu, óculos escuros e outras barreiras físicas contra a luz solar”, finaliza Marcelo Bragança.


Serviço:
Dr Marcelo Bragança

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 190, 1026 – Botafogo.
Telefone: (21) 3239-5000
www.oncoortopedia.com.br 

Postagens mais visitadas deste blog

[News] "Cores do Outono" é a nova mostra da Ava Galleria de Varkaus, dentro da 6ª edição BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, com curadoria de Edson Cardoso

  "Cores do Outono" é a nova mostra da Ava Galleria de Varkaus, dentro da 6ª edição BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, com curadoria de Edson Cardoso A mostra fala sobre a diversidade da arte, através das cores da nova estação, com o tema 'Arte, Vida e Sustentabilidade', de 17 a 24 de setembro. A  BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, em  sua  6ª edição ,   abre a  exposição "Cores do Outono", na Ava Galleria de Varkaus, Finlândia ,  com o   tema 'Arte, Vida e Sustentabilidade'  e   curadoria do visionário Edson Cardoso,   mostrando que a arte é uma atividade fundamental ao ser humano, pois quando o homem produz, ele interage com o mundo em que vive e consigo mesmo. Ela é necessária para que o ser humano se torne capaz de conhecer e assim poder mudar algo, expressando sentimentos.   Confirmando a importância de um evento internacional desse porte,  a Ava Galleria apresenta obras de artistas bra

[News]Roda de Conversa "Mar: das Veredas ao Naufrágio" reúne as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, na Casa 11, no próximo dia 02.02, sexta-feira

  Roda de Conversa "Mar: das Veredas ao Naufrágio" reúne as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, na Casa 11, no próximo dia 02.02, sexta-feira O objetivo é fazer o ouvinte mergulhar nas águas profundas da vida, através de seus livros, e encontrar um porto seguro em seus personagens e versos. A  Casa 11  apresenta a  Roda de Conversa 'Mar: das veredas ao naufrágio' , com as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, que trazem o grande personagem de suas obras, enxergando nas águas percepções intangíveis sobre a existência, o tempo, a memória, o sonho e o amor.  O objetivo é fazer o leitor/ouvinte mergulhar em águas mais profundas, expondo seus personagens e versos impregnados de caminhos ora dolorosos, ora tranquilos, como metáforas para a própria vida. Quando tudo parece um naufrágio, um porto nos procura. Sobre as autoras Adriana Vieira Lomar  nasceu em 1968. Carioca de família alagoana considera “Éba

[News]O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias.

  O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias. Com curadoria de Ruy Luduvice, as artistas trazem uma visão feminina e conexões entre o ancestral e o contemporâneo. O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias. As artistas compartilham os mesmos princípios e ideias da arte como experiência e possibilidades. Grande parte dos trabalhos são feitos em tecidos, sejam nas pinturas de céus imaginários de Daniela, nos bordados e trançados de Mariana, ou nos vestidos de Flavia. A mostra, com curadoria de Ruy Luduvice, traça um recorte do universo com ações femininas, possibilitando conexões entre o ancestral e o contemporâneo. A mostra 'Três Marias' pode ser visitada até 24 de fevereiro de 2024, no 3º