Pular para o conteúdo principal

A boa onda do pensamento positivo

 

Especialistas garantem: o pensamento positivo pode, sim, ajudar muito na cura de diversos males

 “Não é bobagem, uma coisa sem fundamento. As ciências da nossa época concordam com a visão de que o pensamento age no indivíduo. Aliás, o cérebro é um órgão que se transforma e que é capaz de agir no corpo físico, melhorando doenças.”

A afirmação é da psicóloga clínica e neuropsicóloga especialista em saúde mental, Edyclaudia Gomes de Souza, que afirma ter constatado esta máxima em diversos pacientes que atende em seu consultório. “Quando o que temos dentro é desconforto, inveja, ficamos presos em ondas mentais deprimentes, que potencializam todo esse mal. Já com pensamentos de alegria, somos capazes de projetar ondas de luz, levando harmonia às células de nosso organismo, que passam a funcionar de melhor forma”, afirma.

Mantendo a positividade

O segredo, diz Edyclaudia,  é manter o pensamento em constante positividade. Ela ensina a fazer isso com simples (mas grandiosas) atitudes. “Pela manhã, olhe no espelho e diga ‘eu sou filho de Deus, sou capaz e tenho inúmeras qualidades’. Ao longo do dia, tenha amor e paciência com todos. Especialmente aqueles que tentarem te magoar – talvez eles estejam doentes, física ou emocionalmente. Atitudes assim despertam nosso cérebro para a serenidade, trazendo alegria de viver e a compreensão de que é possível ser feliz mesmo no mundo conturbado em que nos encontramos.”

E todos esses pensamentos e atitudes nada têm a ver com ser devoto a uma religião, mas sim com ter fé. “E fé faz parte de todos nós, é a confiança em nós e a força que vem dos sentimentos. Fé e raciocínio lógico compõem o psiquismo do indivíduo. Juntos, eles são capazes de levar todo o corpo em direção à vontade de ser melhor, de corrigir pensamentos depressivos, de agir inadequadamente e, também, de se curar” explica Edyclaudia complementando que percebe que  a cada dia diminui o preconceito com a espiritualidade, que se difere muito de fanatismo religioso, que é quando a pessoa  perde a noção de como racionalizar de forma lógica. Ela lembra de uma frase dita há tantos anos pelo famoso psicólogo Carl Jung: “O homem precisa desenvolver a espiritualidade para não ficar com o coração ressecado e sério e ser infeliz”.

Em relação a doenças como o câncer, a neuropsicóloga afirma que não podemos cair no erro de achar que pessoas acometidas por males tenham sido “pouco positivas”. O que há é uma inevitável fragilidade da matéria, somada a impurezas que estão no ar e até na comida que comemos, além da medicina comprovar que existe uma herança genética.

 “Precisamos é ficar atentos ao desequilíbrio do corpo físico e auxiliar com o pensamento positivo. Ele age verdadeiramente sobre nosso organismo, podendo até impedir que genes inadequados se desenvolvam.” De acordo com a especialista, mesmo a ciência contemporânea defende que o pensamento positivo pode atuar sobre o câncer, até  auxiliando na cura.

O conselho para quem está em um momento de luta contra uma doença, é o de focar a cura sempre. “Nunca se deixe abater, procure a perfeição do agir e do pensar, supere as circunstâncias difíceis e se ligue sempre a seres de luz, entre os quais Jesus(caso seja cristã), para que brilhe intensamente a força interior que todos possuímos.”


Serviço:

Edyclaudia Gomes de Souza- Neuropsicóloga, especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial

Endereço: Praça Serzedelo Correia n° 15 – Copacabana

Telefone: (21) 982008545

Instagram: @edyclaudiapsi

Postagens mais visitadas deste blog

[News] "Cores do Outono" é a nova mostra da Ava Galleria de Varkaus, dentro da 6ª edição BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, com curadoria de Edson Cardoso

  "Cores do Outono" é a nova mostra da Ava Galleria de Varkaus, dentro da 6ª edição BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, com curadoria de Edson Cardoso A mostra fala sobre a diversidade da arte, através das cores da nova estação, com o tema 'Arte, Vida e Sustentabilidade', de 17 a 24 de setembro. A  BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, em  sua  6ª edição ,   abre a  exposição "Cores do Outono", na Ava Galleria de Varkaus, Finlândia ,  com o   tema 'Arte, Vida e Sustentabilidade'  e   curadoria do visionário Edson Cardoso,   mostrando que a arte é uma atividade fundamental ao ser humano, pois quando o homem produz, ele interage com o mundo em que vive e consigo mesmo. Ela é necessária para que o ser humano se torne capaz de conhecer e assim poder mudar algo, expressando sentimentos.   Confirmando a importância de um evento internacional desse porte,  a Ava Galleria apresenta obras de artistas bra

[News]Roda de Conversa "Mar: das Veredas ao Naufrágio" reúne as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, na Casa 11, no próximo dia 02.02, sexta-feira

  Roda de Conversa "Mar: das Veredas ao Naufrágio" reúne as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, na Casa 11, no próximo dia 02.02, sexta-feira O objetivo é fazer o ouvinte mergulhar nas águas profundas da vida, através de seus livros, e encontrar um porto seguro em seus personagens e versos. A  Casa 11  apresenta a  Roda de Conversa 'Mar: das veredas ao naufrágio' , com as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, que trazem o grande personagem de suas obras, enxergando nas águas percepções intangíveis sobre a existência, o tempo, a memória, o sonho e o amor.  O objetivo é fazer o leitor/ouvinte mergulhar em águas mais profundas, expondo seus personagens e versos impregnados de caminhos ora dolorosos, ora tranquilos, como metáforas para a própria vida. Quando tudo parece um naufrágio, um porto nos procura. Sobre as autoras Adriana Vieira Lomar  nasceu em 1968. Carioca de família alagoana considera “Éba

[News]O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias.

  O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias. Com curadoria de Ruy Luduvice, as artistas trazem uma visão feminina e conexões entre o ancestral e o contemporâneo. O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias. As artistas compartilham os mesmos princípios e ideias da arte como experiência e possibilidades. Grande parte dos trabalhos são feitos em tecidos, sejam nas pinturas de céus imaginários de Daniela, nos bordados e trançados de Mariana, ou nos vestidos de Flavia. A mostra, com curadoria de Ruy Luduvice, traça um recorte do universo com ações femininas, possibilitando conexões entre o ancestral e o contemporâneo. A mostra 'Três Marias' pode ser visitada até 24 de fevereiro de 2024, no 3º