Pular para o conteúdo principal

Mitos e verdades da Lipoaspiração

Procedimento estético é um dos mais procurados no Brasil por quem busca perder gordura localizada



Com a chegada do outono começa a corrida de encontro aos procedimentos estéticos e a lipoaspiração é uma das campeãs no quesito cirurgia plástica. A busca por eliminar a gordura localizada no corpo, tanto das mulheres quanto dos homens, muitas vezes não tem sucesso apenas com a dieta e os exercícios físicos. Nesses casos a lipoaspiração é o procedimento ideal. "O número de pessoas que procura esse procedimento aumenta a cada ano que passa, fazendo com que o Brasil hoje seja um dos países que mais realiza cirurgia plástica no mundo", explica o cirurgião plástico Marcelo Moreira, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e médico do Serviço de Cirurgia Plástica e microcirurgia do Instituto Nacional do Câncer (INCa)

"Corpos sarados, cidade tropical e a exigência crescente pela saúde e o corpo ideal, fazem com que muitos brasileiros procurem os consultórios em busca de esclarecer suas dúvidas para realizar a lipo", afirma Moreira. O cirurgião listou as sete questões mais abordadas pelos pacientes a respeito da lipoaspiração e apresenta seus mitos e verdades.

1. Quem pode fazer esse procedimento?
Você pode realizar a lipoaspiração desde que seja saudável, apresentando aquela gordura localizada que não cedeu nem à academia e nem à dieta, mas que segue atormentando você.

2. A lipoaspiração é mesmo perigosa?
Todo procedimento cirúrgico tem riscos. Temos informações sobre resultados negativos em geral porque foram procedimentos realizados ou em condições absurdas, fora do ambiente hospitalar (clínicas de estética, salões de beleza), ou por profissionais da saúde não habilitados. Desse modo, a lipoaspiração deve ser realizada em ambiente hospitalar e por um cirurgião plástico que seja membro da Sociedade de Cirurgia Plástica.

3. Qual é a melhor anestesia para esse procedimento?
Isso depende da avaliação do seu cirurgião plástico em conjunto com seu anestesista. Podendo ser desde um bloqueio regional ou a anestesia geral. Ambos os métodos contam com recursos modernos e que trazem ampla segurança.

4. Como é realizada a lipoaspiração?
Se inicia com mínimas incisões na pele (menos de 5mm) em áreas discretas ou camufláveis, e através de cânulas especiais o cirurgião plástico aspira as gordurinhas indesejadas do seu corpo. Após a aspiração, a incisão é fechada com 1 a 2 pontos na pele e é realizado um curativo pequeno na área.

5. E a lipoescultura?
Trata-se de uma cirurgia artística. A gordura é retirada de áreas que têm em excesso (por meio da lipoaspiração), e através de um processamento dessa gordura lipoaspirada, o cirurgião usa esse material para corrigir áreas de depressões e promover um contorno corporal que a paciente nunca imaginou em ter, ressaltando curvas e aumentando o tamanho do bumbum - se indicado.

6. Como será a recuperação?
Nos primeiros dias existe o desconforto/dor como todo procedimento cirúrgico, mas isso irá depender da tolerância do paciente, da área lipoaspirada e dos cuidados que o seu cirurgião terá no pós-operatório. Uma série de medidas, como drenagem linfática, orientação alimentar, uso de cinta pós-operatória, e alguns medicamentos, farão sua recuperação ser a melhor e mais rápida possível. A volta ao trabalho, vai depender do tamanho do procedimento, podendo retornar em menos de uma semana se foi pouca quantidade, há até um pouco mais de uma semana em casos de maior área lipoaspirada.

7. Como manter o resultado após a lipoaspiração?
Para manter o resultado é fundamental que o paciente siga uma dieta alimentar adequada e faça atividades físicas regulares.



Serviço:

Clínica de Cirurgia Plástica Marcelo Moreira

Endereço:
Rua Barão de Lucena 48 / Sala 05 – Botafogo
Telefones: (21) 3208-2186 / (21) 99348-5978
www.marcelomoreira.med.br

Postagens mais visitadas deste blog

[News] "Cores do Outono" é a nova mostra da Ava Galleria de Varkaus, dentro da 6ª edição BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, com curadoria de Edson Cardoso

  "Cores do Outono" é a nova mostra da Ava Galleria de Varkaus, dentro da 6ª edição BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, com curadoria de Edson Cardoso A mostra fala sobre a diversidade da arte, através das cores da nova estação, com o tema 'Arte, Vida e Sustentabilidade', de 17 a 24 de setembro. A  BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, em  sua  6ª edição ,   abre a  exposição "Cores do Outono", na Ava Galleria de Varkaus, Finlândia ,  com o   tema 'Arte, Vida e Sustentabilidade'  e   curadoria do visionário Edson Cardoso,   mostrando que a arte é uma atividade fundamental ao ser humano, pois quando o homem produz, ele interage com o mundo em que vive e consigo mesmo. Ela é necessária para que o ser humano se torne capaz de conhecer e assim poder mudar algo, expressando sentimentos.   Confirmando a importância de um evento internacional desse porte,  a Ava Galleria apresenta obras de artistas bra

[News]Roda de Conversa "Mar: das Veredas ao Naufrágio" reúne as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, na Casa 11, no próximo dia 02.02, sexta-feira

  Roda de Conversa "Mar: das Veredas ao Naufrágio" reúne as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, na Casa 11, no próximo dia 02.02, sexta-feira O objetivo é fazer o ouvinte mergulhar nas águas profundas da vida, através de seus livros, e encontrar um porto seguro em seus personagens e versos. A  Casa 11  apresenta a  Roda de Conversa 'Mar: das veredas ao naufrágio' , com as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, que trazem o grande personagem de suas obras, enxergando nas águas percepções intangíveis sobre a existência, o tempo, a memória, o sonho e o amor.  O objetivo é fazer o leitor/ouvinte mergulhar em águas mais profundas, expondo seus personagens e versos impregnados de caminhos ora dolorosos, ora tranquilos, como metáforas para a própria vida. Quando tudo parece um naufrágio, um porto nos procura. Sobre as autoras Adriana Vieira Lomar  nasceu em 1968. Carioca de família alagoana considera “Éba

[News]O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias.

  O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias. Com curadoria de Ruy Luduvice, as artistas trazem uma visão feminina e conexões entre o ancestral e o contemporâneo. O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias. As artistas compartilham os mesmos princípios e ideias da arte como experiência e possibilidades. Grande parte dos trabalhos são feitos em tecidos, sejam nas pinturas de céus imaginários de Daniela, nos bordados e trançados de Mariana, ou nos vestidos de Flavia. A mostra, com curadoria de Ruy Luduvice, traça um recorte do universo com ações femininas, possibilitando conexões entre o ancestral e o contemporâneo. A mostra 'Três Marias' pode ser visitada até 24 de fevereiro de 2024, no 3º