Pular para o conteúdo principal

Intradermoterapia: técnica ajuda a reduzir medidas e rejuvenesce a pele

 





Intradermoterapia é um tratamento que auxilia o rejuvenescimento da pele e a redução da celulite, das estrias e da gordura localizada. A Biomédica Juliana Siruffo, com especialização em harmonização facial e corporal , habilitada em reprodução humana e mestranda em genética pela UFRJ, com parceria com Clinica no Recreio e Guaratiba, Rio de Janeiro, explica como funciona o método, quando ele é indicado, qual a duração do tratamento, quais são os possíveis efeitos colaterais, suas contraindicações e como realizar o procedimento.


De acordo com Juliana Siruffo, que é especializada em Biomedicina Estética, a intradermoterapia, conhecida também como mesoterapia, uma técnica minimamente invasiva que envolve uma série de injeções de medicamentos, vitaminas, enzimas na pele ou subcutâneo. 
“A técnica — criada em 1952 pelo médico francês Michel Pistor — foi desenvolvida originalmente para o tratamento de doenças vasculares e infecciosas, lesões esportivas e para a melhoria da circulação. Com a descoberta dos efeitos benéficos na aparência da pele, a terapia, antes direcionada para o tratamento de condições médicas, virou um dos procedimentos estéticos mais procurados” diz Juliana, explicando que os resultados são muito satisfatórios para chegar ao resultado almejado do paciente. 

Indicações:

A intradermoterapia é indicada para homens e mulheres que desejam eliminar gorduras localizadas, reduzir medidas, flacidez, estrias e celulite, e rejuvenescer a pele do rosto e do pescoço.

“Com frequência, a técnica é usada para reduzir a gordura nas áreas do abdômen, coxas, nádegas, quadris, pernas, braços e pescoço; diminuir a celulite e flacidez;amenizar rugas e linhas de expressão; melhorar o contorno do corpo. Também é indicada para clarear a pele hiperpigmentada (melasmas e manchas de acnes);melhorar a aparência de cicatrizes e até tratar a alopecia, uma condição que causa a perda de cabelo” explica Juliana Siruffo dizendo que a sessão de intradermoterapia dura em torno de 30 a 60 minutos e pode ser aplicado um anestésico local alguns minutos antes do procedimento para garantir mais conforto ao cliente.

De acordo com a Biomédica, a técnica usa microagulhas para fornecer uma série de injeções região a ser tratada. A ideia do tratamento é que ele aja nas causas subjacentes aos problemas estéticos tratados, como má circulação, retenção de líquidos e inflamação da pele, que causam danos à cútis.


Quais substâncias são injetadas na pele?

Segundo a Biomédica, não existe uma única fórmula para as substâncias injetadas para o tratamento de intradermoterapia. “Existem diversas substancias que podem ser aplicadas, porem de acordo com o tratamento e necessidade de cada paciente, como vitaminas,aminoácidos, enzimas, fatores de crescimento, enzimas lipoliticas. Cada pessoa possui um tratamento individualizado” diz.


Duração do tratamento

Redução de gordura

Os depósitos de gordura em áreas localizadas, como o queixo, a papada, a parte interna das coxas e o culote são tratados com sucesso por enzimas que degradam as células de gordura.

Juliana aponta a Ação das enzimas ajudam a quebra dessa gordura, aumentando a circulação local e posteriormente facilitando a eliminação dessa gordura pelo organismo.

Ainda de acordo com Juliana, normalmente, são recomendadas no mínimo quatro sessões em intervalos semanais. Dependendo da área tratada, o número de aplicações pode aumentar.

“É importante ressaltar que o tratamento de intradermoterapia não produz mudanças drásticas na perda de peso. Ele é recomendado para pacientes que necessitam de uma redução de gordura em áreas específicas e localizadas” diz a biomédica.





Redução de celulite

A celulite é causada por depósitos de gordura indesejados que se acumulam no corpo naturalmente, a intradermoterapia se mostra como uma das soluções mais eficazes para combater o problema.

“Os medicamentos usados ​​no tratamento ajudam a quebrar as células de gordura e melhoram a circulação, conferindo à pele uma aparência mais suave e livre de ondulações. No tratamento para a celulite, pode-se esperar:

Melhora do fluxo sanguíneo na área tratada; dissolvimento do local inflamado; otimização de procedimentos estéticos complementares, como a drenagem linfática” explica a especialista lembrando que geralmente, é aconselhado 1 sessão semanal.


Rejuvenescimento Facial

Juliana explica que a aplicação dos medicamentos na face — como o ácido hialurônico ou booster— estimula a hidratação celular, nutre e rejuvenesce a pele, ao mesmo tempo em que estimula a produção de colágeno e elastina, ambos essenciais para a elasticidade natural da cútis.


Como é a recuperação?

Como a intradermoterapia não é invasiva, geralmente não há necessidade de afastamento das atividades. Muitas pessoas retornam às suas rotinas imediatamente após a sessão e poucas decidem tirar um dia de folga para se recuperar de eventuais inchaços ou dores nos locais de injeção.


Contraindicações ou efeitos colaterais

“A intradermoterapia não é indicada em casos de alergias às substâncias utilizadas, doenças de pele no local em que as injeções serão aplicadas e doenças crônicas. Além disso, não é recomendada para cardíacos, gestantes e lactantes.” Diz a biomédica alertando que o tratamento é praticamente indolor, mas às vezes pode ocorrer vermelhidão nas regiões tratadas logo após as sessões, que passa espontaneamente depois de algumas horas.

“Reações alérgicas são raras. Na maioria dos casos, imediatamente após a sessão, o cliente pode retornar às suas atividades diárias e obrigações.

Não é recomendada a exposição ao sol e fontes artificiais de radiação UV durante o tratamento” finaliza.




Serviço:
Juliana Siruffo – Biomédica Esteta, harmonização facial e corporal – habilitada em reprodução humana – mestrando em genética – UFRJ.

Atendimentos: La Belle Lune Clínica de Saúde e Biomedicina Estética

Centro Capilar Sheila Bellotti

Endereço: Estrada do Mato Alto, 1046, lj 677 sl 102 - Telefone: 21-970294688

Instagram: @drajulianasiruffo

Modelo das Fotos:


Patrícia Gonçalves

Postagens mais visitadas deste blog

[News] "Cores do Outono" é a nova mostra da Ava Galleria de Varkaus, dentro da 6ª edição BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, com curadoria de Edson Cardoso

  "Cores do Outono" é a nova mostra da Ava Galleria de Varkaus, dentro da 6ª edição BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, com curadoria de Edson Cardoso A mostra fala sobre a diversidade da arte, através das cores da nova estação, com o tema 'Arte, Vida e Sustentabilidade', de 17 a 24 de setembro. A  BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, em  sua  6ª edição ,   abre a  exposição "Cores do Outono", na Ava Galleria de Varkaus, Finlândia ,  com o   tema 'Arte, Vida e Sustentabilidade'  e   curadoria do visionário Edson Cardoso,   mostrando que a arte é uma atividade fundamental ao ser humano, pois quando o homem produz, ele interage com o mundo em que vive e consigo mesmo. Ela é necessária para que o ser humano se torne capaz de conhecer e assim poder mudar algo, expressando sentimentos.   Confirmando a importância de um evento internacional desse porte,  a Ava Galleria apresenta obras de artistas bra

[News]Roda de Conversa "Mar: das Veredas ao Naufrágio" reúne as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, na Casa 11, no próximo dia 02.02, sexta-feira

  Roda de Conversa "Mar: das Veredas ao Naufrágio" reúne as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, na Casa 11, no próximo dia 02.02, sexta-feira O objetivo é fazer o ouvinte mergulhar nas águas profundas da vida, através de seus livros, e encontrar um porto seguro em seus personagens e versos. A  Casa 11  apresenta a  Roda de Conversa 'Mar: das veredas ao naufrágio' , com as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, que trazem o grande personagem de suas obras, enxergando nas águas percepções intangíveis sobre a existência, o tempo, a memória, o sonho e o amor.  O objetivo é fazer o leitor/ouvinte mergulhar em águas mais profundas, expondo seus personagens e versos impregnados de caminhos ora dolorosos, ora tranquilos, como metáforas para a própria vida. Quando tudo parece um naufrágio, um porto nos procura. Sobre as autoras Adriana Vieira Lomar  nasceu em 1968. Carioca de família alagoana considera “Éba

[News]O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias.

  O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias. Com curadoria de Ruy Luduvice, as artistas trazem uma visão feminina e conexões entre o ancestral e o contemporâneo. O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias. As artistas compartilham os mesmos princípios e ideias da arte como experiência e possibilidades. Grande parte dos trabalhos são feitos em tecidos, sejam nas pinturas de céus imaginários de Daniela, nos bordados e trançados de Mariana, ou nos vestidos de Flavia. A mostra, com curadoria de Ruy Luduvice, traça um recorte do universo com ações femininas, possibilitando conexões entre o ancestral e o contemporâneo. A mostra 'Três Marias' pode ser visitada até 24 de fevereiro de 2024, no 3º