Pular para o conteúdo principal

SERGIO MARKS: O MAGO DAS TESOURAS

































Após viver 20 anos em Londres e ter se especializado em diversas técnicas de colorometria pela Europa, Sérgio Marks está de volta ao Brasil, em um salão com mais de 300 metro quadrados, em Laranjeiras.

Num bate papo informal o ‘Mago das tesouras e das loiras’ conversou conosco e falou de seu retorno ao Brasil, das tendências internacionais que permeiam o mercado de beleza, da descontração da mulher carioca e de seus planos de investimento no país.

Como é estar de volta ao Brasil depois de tantos anos em Londres?
It’s a beautiful! Escolhi o Rio de Janeiro, apesar de São Paulo concentrar os grandes eventos e ser mais cosmopolita, pela qualidade de vida. Associar a beleza desta cidade à maneira de viver é excepcional. O Rio é solar. Acordo as 6 h , vou dar uma corrida na praia e as 10 h já estou no salão. A descontração do carioca me encanta.

Porque Londres é considerada umas das capitais da moda em estilo de cabelo no mundo?
Porque é uma cidade de vanguarda. Quando fui para lá o meu intuito era estudar e desenvolver minha metodologia, pois já tinha meu salão em Florianópolis. Fui embora do Brasil aos 29 anos e foi na Inglaterra que conheci Tony&Gui , Sassoog, Llougueras que são academias conhecidas internacionalmente. Estas marcas são retrô apesar de muito modernas e não trabalham com linhas simétricas, que são muito usadas no Brasil. A marca destas empresas são assimétricas, com cortes e cronogramas de cores muito exóticos. Na Inglaterra existe uma mistura de cores e ousadia não vista por aqui. Aliás, Milão, Paris, Nova Iorque, também possuem uma tendência de inovação que pode ser vista nas

temporadas dos desfiles. Mas Londres sempre foi muito além. Você vai ver as orientais, por exemplo, com cabelos loiros, brancos, azuis, verdes. Elas usam muita cor. Esta tendência já está chegando, aos poucos, a comunidade oriental de São Paulo.

Como você descreve a mulher carioca? Ela é menos fashionista que as paulistas?
Eu não diria que ela é menos fashionista, entretanto pelo Rio ser uma cidade praiana, a carioca é mais a vontade em seu estilo. Os cabelos e as roupas são mais descontraídos. A paulista é aquele padrão impecável: faz escova duas vezes por semana e está sempre com a cor em dia. Usam o loiro muito branco e fazem uma linha shopping, já que a cidade não tem praia. Em si o Rio permite que ela seja assim. Este é o charme desta cidade, o jeito carioca de ser que nenhum outro lugar do mundo possui.

Em termos de beleza como é a mulher carioca? Dizem que elas querem sempre ter cabelos longos...
(Risos!) É verdade. A carioca ama um cabelo comprido e muitas recorrem ao mega hair. Quando profissionais que vivem na Europa chegam ao Brasil, vêem que existe uma tendência grande de não aderir aos cortes curtos por aqui. Isto está mudando, mas a carioca, quer cabelos longos ou na altura dos ombros.

Eu acho a mulher carioca muito atualizada.Ela segue as tendências próprias. Por exemplo, eu sou especialista em loiras porque é uma pegada que eu gosto, trabalhar muito com cores, e a carioca ama mechas, aquelas que trazem as pontas mais claras. Ela aderiu esta tendência, essa moda praia, mechas californianas. Isso traz uma assinatura de personalidade à mulher. Você vai a um evento e vê a carioca de jeans e tênis, muito livre, ousada, sem aquela formalidade. A carioca está de parabéns pelo visual. Elas são lindas e elegantes em seu jeito de ser.

Como será a primavera/verão em questão de cores nos cabelos?
A tendência continua com as pontas claras, mantendo um esfumado, a raiz bem mais natural, isso vem com tudo na nova estação. A raiz mais escura, bem marcada, o que ajuda a quem retoca suas colorações, o cabelo fica mais saudável. Os dourados vão vir com tudo junto aos loiros de tons diversos. E os acobreados também serão tendência e para as mais ousadas as mechas cobres em diversos tons.

As loiras ficam cada vez mais platinadas?
Sim, as pontas mais marcadas, bem claras com fundo mais escuro e a frente repleta de pontos de luz. Toda parte do contorno do rosto com luminosidade.

E as morenas ? 

A mulher morena poderá escolher de acordo com a definição de sua personalidade. Muitas podem se manter naturais, mas as que conseguirem ousar e jogar um pouco de cor, devem apostar que ficarão incríveis. Um acobreado, o marrom, caramelo e o dourado que são as cores de tons mais praia, são minhas sugestões.

Poderia eleger três brasileiras que são referência de beleza negra, ruiva, loira e morena?
(Risos!) A ruiva todo mundo já sabe que é a Marina Rui Barbosa, uma referencia ao ruivo perfeito, o famoso loiro acobreado que estará muito em alta no verão. A morena é Juliana Paes, por sempre ter ousado com seus cabelos. Agora ela está a famosa morena iluminada, com mechas bem marcadas e muita luz no contorno do rosto...linda! Uma negra maravilhosa é a Sharon Menezes, sempre assumindo seu cabelo mais natural e agora na atual novela com mechas loiras nas pontas. Ela mostra a sua raça e que as negras podem ousar e iluminar os cabelos lindamente.

Minha referência em mulher loira e brasileira é a Gisele, ela ainda é a maior (risos!), a musa de todas as loiras. Mas uma referência bem atual é esta coleção de loiros luxuosos que vejo em todas as bailarinas do Faustão. São loiros maravilhosos e esta será a assinatura para o verão: as mechas muito claras e bem marcadas, mechas só com fios de luzes a mechas complexas. É a mulher quem decide a cor e a intensidade que quer usar no cabelo. Isso vai ficar a seu critério.

Você ainda não elegeu sua loira. Gisele Bündchen não vale.
Ok. Então vamos lá! (pensando...) Temos a Vera Fischer que é fabulosa, a Bruna Lombardi e a Maitê Proença. Essas são minhas queridíssimas, loiras maravilhosas. Cito também a Angélica que sempre manteve aquele loiro impecável. São pessoas que estão em evidência e representam bem as loiras brasileiras. Mas, meu voto vai para a Bruna que sempre manteve aquele cabelão super claro com o cacheado natural, bem a cara do Rio, a cara do Brasil. Uma linda mulher com 63 anos, que tem a felicidade como lema de vida. Aplausos para Bruna Lombardi!

Você fala muito em cronograma capilar. O que é este cronograma e como é aplicado?
O cronograma capilar é um tratamento criado para um sistema pós-química, pós-progressiva, pós-coloração e ate mesmo pós-corte. É montado com a ajuda do cabeleireiro após analise do fio e posteriormente indicados os tratamentos de hidratação,nutrição e reconstrução. A primeira parte é feita no salão e a pessoa dá continuidade em casa.

Quanto tempo dura esse cronograma capilar?
O cronograma capilar é formado por ciclos que você pode fazer a cada três semanas com produtos específicos. Por exemplo, você terminou de fazer umas mechas dai faz o cronograma capilar de reconstrução ou nutrição. Cronograma são aquelas primeiras três semanas pós-química, pós-progressiva e pós-mechas.

Você sempre está viajando para trazer as trends, novidades e tecnologias. Setembro estará em Londres...
Sim! Duas vezes por ano eu procuro estar bem atualizado em relação ao que está acontecendo no circuito mundial. Nós temos cursos chamados de express no exterior, que visam abordar somente as tendências de cortes e cor. As grandes academias dão estes cursos principalmente Toni&Gui que fica no centro de Londres e agora em setembro vai focar nas tendências de 2020. Além do mais as grandes marcas como L’oreal, Wella, Keune, minhas queridinhas, estão trazendo muitas tecnologias que vão fechar o ano com chaves de ouro.

Quais são as novidades que a marca Sergior Marks vai trazer para o Rio de Janeiro?
Eu estou muito empolgado com as novas parcerias que estão surgindo para agregarem nossa marca. Um programa de TV ou na internet será inaugurado até 2020 e pretende dar muita visibilidade as marcas e aos profissionais do ramo de beleza. Estarei também montando uma academia de cursos que será parte da especialização para todas as pessoas que querem aprofundar o conhecimento em áreas de mechas e colorações. A academia será especifica para isso.. Nós trabalhamos hoje com uma linha de todos os Plex que são proteínas e queratinas que dão uma mega estrutura as mechas. Conseguimos obter loiros fantásticos, maravilhosos sem agredir os fios. Um trabalho Express, muito rápido.

Para o ano que vem, estaremos inaugurando uma filial na Zona Sul e estamos estudando propostas de franquearmos nossa marca. O novo espaço será uma Maison de quase mil metros quadrados com mobiliário italiano, bem retro e muito chique. Ainda não posso dar detalhes, mas será uma proposta de beleza para ser acessível a todas as pessoas e terá um SPA , além de um espaço só para mechas.

Serviço:

Sergio Marks

Sergior Marks Hair e Estética

Rua das Laranjeiras 29- Laranjeiras Mall

Telefone: 22429602/ 22256116/991946679

Postagens mais visitadas deste blog

[News] "Cores do Outono" é a nova mostra da Ava Galleria de Varkaus, dentro da 6ª edição BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, com curadoria de Edson Cardoso

  "Cores do Outono" é a nova mostra da Ava Galleria de Varkaus, dentro da 6ª edição BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, com curadoria de Edson Cardoso A mostra fala sobre a diversidade da arte, através das cores da nova estação, com o tema 'Arte, Vida e Sustentabilidade', de 17 a 24 de setembro. A  BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, em  sua  6ª edição ,   abre a  exposição "Cores do Outono", na Ava Galleria de Varkaus, Finlândia ,  com o   tema 'Arte, Vida e Sustentabilidade'  e   curadoria do visionário Edson Cardoso,   mostrando que a arte é uma atividade fundamental ao ser humano, pois quando o homem produz, ele interage com o mundo em que vive e consigo mesmo. Ela é necessária para que o ser humano se torne capaz de conhecer e assim poder mudar algo, expressando sentimentos.   Confirmando a importância de um evento internacional desse porte,  a Ava Galleria apresenta obras de artistas bra

[News]Roda de Conversa "Mar: das Veredas ao Naufrágio" reúne as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, na Casa 11, no próximo dia 02.02, sexta-feira

  Roda de Conversa "Mar: das Veredas ao Naufrágio" reúne as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, na Casa 11, no próximo dia 02.02, sexta-feira O objetivo é fazer o ouvinte mergulhar nas águas profundas da vida, através de seus livros, e encontrar um porto seguro em seus personagens e versos. A  Casa 11  apresenta a  Roda de Conversa 'Mar: das veredas ao naufrágio' , com as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, que trazem o grande personagem de suas obras, enxergando nas águas percepções intangíveis sobre a existência, o tempo, a memória, o sonho e o amor.  O objetivo é fazer o leitor/ouvinte mergulhar em águas mais profundas, expondo seus personagens e versos impregnados de caminhos ora dolorosos, ora tranquilos, como metáforas para a própria vida. Quando tudo parece um naufrágio, um porto nos procura. Sobre as autoras Adriana Vieira Lomar  nasceu em 1968. Carioca de família alagoana considera “Éba

[News]O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias.

  O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias. Com curadoria de Ruy Luduvice, as artistas trazem uma visão feminina e conexões entre o ancestral e o contemporâneo. O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias. As artistas compartilham os mesmos princípios e ideias da arte como experiência e possibilidades. Grande parte dos trabalhos são feitos em tecidos, sejam nas pinturas de céus imaginários de Daniela, nos bordados e trançados de Mariana, ou nos vestidos de Flavia. A mostra, com curadoria de Ruy Luduvice, traça um recorte do universo com ações femininas, possibilitando conexões entre o ancestral e o contemporâneo. A mostra 'Três Marias' pode ser visitada até 24 de fevereiro de 2024, no 3º