Pular para o conteúdo principal

6 Mitos e verdades sobre clareamento dental que você precisa saber




Quem nunca quis ter os dentes branquinhos? Atualmente esse desejo é possível de ser alcançado com a técnica de clareamento dental, porém é necessário tomar alguns cuidados. Abaixo, a cirurgiã-dentista Alessandra Cohen, Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia, que possui consultório em Ipanema, Rio de Janeiro, e especialista em implantodontia fala sobre os mitos e verdades deste procedimento.

1. Se eu fizer clareamento dental, meus dentes vão ficar bem branquinhos?

Mito – O clareamento vai sim deixar seu dente mais clarinho sim, porém não irá mudar a cor dele. Apesar disso, a alteração obtida deixa o dente bem mais bonito. Sem entrar em detalhes do motivo da cor do dente, o próprio nome do procedimento já diz: clareamento. Ocorre um clareamento do seu dente, por isso não gosto do termo atualmente utilizado, branqueamento.

De modo geral, os dentes são brancos, amarelos ou cinzas. Se você tem um dente cinza, ele não vai sair branco do consultório, ele vai ficar cinza mais claro. Se for amarelo, amarelo mais claro e se já for branco, aí sim, pode sair muito branco.

A cor do dente pode ser medida através de uma escala, as cores variam em tons de A até D e após o clareamento irão ficar de 2 a 3 tons mais claros do que estão atualmente, o que é uma grande mudança, independente da cor.

De acordo com Alessandra Cohen é importante que o dentista mostre ao paciente a cor atual do dente e a cor que será obtida após o procedimento, para que o mesmo não tenha uma expectativa maior do que a realidade. “Apenas dentes que já tem uma determinada cor branca conseguem ficar muito brancos, mas infelizmente isso não depende do dentista e nem do paciente. A única forma de mudar mesmo a cor de um dente é através das lentes de contatos”, esclarece.

2. O clareamento dental aumenta a sensibilidade dentária?

Verdade - Os produtos utilizados no clareamento dental são peróxidos e são cáusticos por natureza. Por isso é de fundamental importância que esses procedimentos sejam realizados em consultório ou supervisionados, no caso de tratamentos caseiros, por um dentista.

Os produtos utilizados para o clareamento no consultório podem causar, durante a consulta, algum incômodo após determinado período de contato com o dente. O profissional saberá dizer se o tempo do clareamento deverá ser encurtado ou não. Também pode ocorrer alguma sensibilidade logo após a consulta de clareamento, onde o paciente sente choques nos dentes.

Segundo Alessandra Cohen as sensibilidades são passageiras e de modo geral o dentista consegue através do controle de tempo da sessão, fazer com elas sejam leves ou que nem ocorram. Em relação ao clareamento caseiro, a cirurgiã-dentista explica que é de fundamental importância a avaliação e orientação de um dentista, para avaliar a condição da gengiva e dentes do paciente, afim de ele possa realizar o procedimento. 

A especialista também faz um alerta sobre a compra e venda de produtos para clareamento dentário caseiro, realizada por leigos, alertando que esse hábito pode ser extremamente perigoso. “Primeiro porque quando se compra um clareador pela internet ou em locais que os mesmos não são controlados, o consumidor não tem conhecimento da procedência ou qualidade do produto e muito menos da sua composição. Segundo, porque o uso de qualquer tipo de produto clareador sem supervisão de um especialista, pode levar o paciente a ter sensibilidade dos dentes de forma irreversível, sendo necessário tratamento de canal do dente, além de ficar engolindo a saliva com o produto tóxico” avalia a dentista.

3. Matérias publicadas na internet, dizendo que água oxigenada é o segredo do clareamento que os dentistas não querem contar, são verdadeiras?

Mito - São falsas e irresponsáveis. Na área de saúde, acho muito bom que os pacientes possam procurar saber sobre alguns procedimentos, doenças e tratamentos com alguma fonte idonêa. O grande problema da internet é que muitas vezes, informações falsas, dadas por pessoas que nem são da área, fazem um grande sucesso e também podem causar grandes complicações para quem resolveu segui-las.

O clareamento dental é feito a base de peróxidos, o de carbamida e o peróxido de hidrogênio, que é mesmo a conhecida água oxigenada, um dos componentes, mas não o único, e possuem altas concentrações. A água oxigenada que compõe os clareadores de consultório é de alta concentração e vem com um espessante, que faz com que o produto fique em forma de gel ou pasta, evitando seu escoamento e esse produto é colocado com muito cuidado, apenas sobre e em íntimo contato com o esmalte do dente.

O dentista ainda tem que colocar uma barreira protetora entre o dente e a gengiva, assim como utilizar de afastadores, para que lábios e língua não entrem em contato com o produto. O peróxido de hidrogênio, quando em alta concentração, causa queimaduras em contato com os tecidos moles (pele, língua, lábio, bochecha, gengiva) e podem levar a graves lesões. 

Por isso a água oxigenada vendida em farmácia nunca pode ser usada, pois em altas concentrações e na forma líquida, pode levar a resultados desastrosos e não vai promover nenhum tipo de clareamento.

4. Todas as pessoas podem fazer clareamento dental?

Mito – Costumo dizer que na área de saúde, palavras como nunca, sempre, todos e nenhum devem ser usadas com critério. O clareamento dentário deve ser evitado por crianças, pessoas com sensibilidade nos dentes, com excesso de restaurações e dentes que não sejam naturais. Existe uma controvérsia sobre mulheres grávidas, mas independente de opiniões, nunca recomendo tratamentos estéticos nesse período. 

5. Durante o clareamento é preciso precisa evitar certos alimentos?

Verdade - Durante e logo após o clareamento, alimentos com excesso de corantes devem ser evitados, assim como cigarro, pois causam o escurecimento do dente em qualquer época.

6. Clareamento dental pode deixar o dente mais enfraquecido ou estragar o esmalte dos dentes?

Mito - O clareamento dental não altera a estrutura dos dentes, apenas as substâncias impregnadas.





Serviço:

Dra. Alessandra Cohen – Odontologia Especializada

Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 259 – C 01 – Ipanema
Telefone: (21) 2287-2793 / (21) 2513-4509

Facebook: @dra.alessandracohen
instagram: @dra.alessand

Postagens mais visitadas deste blog

[News] "Cores do Outono" é a nova mostra da Ava Galleria de Varkaus, dentro da 6ª edição BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, com curadoria de Edson Cardoso

  "Cores do Outono" é a nova mostra da Ava Galleria de Varkaus, dentro da 6ª edição BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, com curadoria de Edson Cardoso A mostra fala sobre a diversidade da arte, através das cores da nova estação, com o tema 'Arte, Vida e Sustentabilidade', de 17 a 24 de setembro. A  BELA - Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, em  sua  6ª edição ,   abre a  exposição "Cores do Outono", na Ava Galleria de Varkaus, Finlândia ,  com o   tema 'Arte, Vida e Sustentabilidade'  e   curadoria do visionário Edson Cardoso,   mostrando que a arte é uma atividade fundamental ao ser humano, pois quando o homem produz, ele interage com o mundo em que vive e consigo mesmo. Ela é necessária para que o ser humano se torne capaz de conhecer e assim poder mudar algo, expressando sentimentos.   Confirmando a importância de um evento internacional desse porte,  a Ava Galleria apresenta obras de artistas bra

[News]Roda de Conversa "Mar: das Veredas ao Naufrágio" reúne as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, na Casa 11, no próximo dia 02.02, sexta-feira

  Roda de Conversa "Mar: das Veredas ao Naufrágio" reúne as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, na Casa 11, no próximo dia 02.02, sexta-feira O objetivo é fazer o ouvinte mergulhar nas águas profundas da vida, através de seus livros, e encontrar um porto seguro em seus personagens e versos. A  Casa 11  apresenta a  Roda de Conversa 'Mar: das veredas ao naufrágio' , com as autoras Adriana Lomar, Alice Monteiro, Georgia Annes e Marcelle Azeredo, que trazem o grande personagem de suas obras, enxergando nas águas percepções intangíveis sobre a existência, o tempo, a memória, o sonho e o amor.  O objetivo é fazer o leitor/ouvinte mergulhar em águas mais profundas, expondo seus personagens e versos impregnados de caminhos ora dolorosos, ora tranquilos, como metáforas para a própria vida. Quando tudo parece um naufrágio, um porto nos procura. Sobre as autoras Adriana Vieira Lomar  nasceu em 1968. Carioca de família alagoana considera “Éba

[News]O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias.

  O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias. Com curadoria de Ruy Luduvice, as artistas trazem uma visão feminina e conexões entre o ancestral e o contemporâneo. O Centro Cultural Correios RJ apresenta a exposição 'Três Marias', reunindo trabalhos de Daniela Schiller, Mariana Porto e Flavia Renault, de diferentes momentos de suas trajetórias. As artistas compartilham os mesmos princípios e ideias da arte como experiência e possibilidades. Grande parte dos trabalhos são feitos em tecidos, sejam nas pinturas de céus imaginários de Daniela, nos bordados e trançados de Mariana, ou nos vestidos de Flavia. A mostra, com curadoria de Ruy Luduvice, traça um recorte do universo com ações femininas, possibilitando conexões entre o ancestral e o contemporâneo. A mostra 'Três Marias' pode ser visitada até 24 de fevereiro de 2024, no 3º