Pular para o conteúdo principal

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER ALERTA PARA HÁBITOS SAUDÁVEIS E DIAGNÓSTICO PRECOCE PARA CONTROLE DA DOENÇA

No dia 4 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial do Câncer. Criada pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC), a data visa mobilizar pessoas e organizações no mundo todo para reforçar a importância de adoção de hábitos saudáveis, atitudes de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento, fundamentais para o controle da doença.

O evento baseia-se na Carta de Paris, aprovada em 4 de fevereiro de 2000, que apela à aliança entre investigadores, profissionais de saúde, enfermos, governos e parceiros da indústria, no âmbito da prevenção e tratamento do câncer.

A União Internacional de Controle do Câncer, entidade responsável pela definição das iniciativas desta efeméride, lançou uma Campanha trienal 2016-2018 intitulada: “Nós Podemos. Eu Posso” (We can. I Can).

Segundo o onco-ortopedista Marcelo Bragança, do Hospital Clementino Fraga Filho da UFRJ, o câncer é uma das principais causas da mortalidade no mundo. “Todos os anos, cerca de 8 milhões de pessoas morrem de câncer e estima-se que a doença é responsável por mais de 84 milhões de mortes entre 2005 e 2017”, explica Bragança.

Ainda de acordo com o médico, o câncer causa mundialmente mais mortes que o conjunto da AIDS, a tuberculose e a malária. “Cerca de 55% das vítimas ocorrem em países menos desenvolvidos. Estima-se que, em 2030, de 60 a 70% dos 21milhões e meio de novos casos de câncer ocorrerão nos países em desenvolvimento”.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que cerca de 40% dos casos de câncer podem ser prevenidos e outros detectados, na fase precoce do seu desenvolvimento, tratados e curados. Estima-se que o número de vítimas de câncer, em nível mundial, será duplicado nos próximos 20/40 anos, especialmente nos países em desenvolvimento.

“O Dia Mundial do Câncer é uma data essencial para reforçar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer. O tema ‘Nós podemos. Eu posso’ tem o objetivo de mostrar que todos nós, tanto individualmente quanto em sociedade, temos papel importante na luta contra a doença” explica Marcelo Bragança lembrando que a manutenção de uma vida saudável, por meio de uma boa alimentação e da prática regular de exercícios físicos diminuem as chances de desenvolver a doença.

“Um dos maiores alertas que a data propõe é a necessidade de realizar exames preventivos, a fim de que, caso exista, o câncer seja detectado da maneira mais precoce possível, de modo que as chances de cura sejam maiores”, enfatiza Bragança acrescentando que quando diagnosticado em um estágio inicial, o tratamento possui 95% de chances de ser bem-sucedido, número que baixa a 50% ou 60% quando o tumor já está avançado.

“A detecção de um câncer tardio não representa necessariamente impossibilidade de tratamento, mas o dificulta. Além disso, pode exigir procedimentos mais invasivos, como cirurgias maiores e quimioterapias, que seriam desnecessários no caso de um diagnóstico precoce”, finaliza o oncologista.


Serviço:

Dr. Marcelo Bragança


Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 190, sala 1026 – Botafogo.
Telefone: (21) 3239-5000
www.oncoortopedia.com.br 

Postagens mais visitadas deste blog

Pacientes com câncer devem manter alimentação saudável mesmo no período de Natal e Reveillon

Quando o assunto são festas de final de ano, pacientes em quimioterapia e radioterapia precisam prestar atenção no que consomem. Segundo o onco-ortopedista Marcelo Bragança, do Hospital Clementino Fraga da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), não há proibições quanto à alimentação. A orientação é somente evitar alimentos gordurosos, pois eles podem potencializar efeitos indesejados da químio, como náuseas, enjoos e diarreia. ”Os alimentos muito gordurosos, como rabanada, coxa de frango com pele, carne vermelha, além dos embutidos, dependendo do paciente, podem causar mal-estar. Por isso, opte por porções reduzidas e coma em intervalos pequenos. Comece com as saladas, queijo branco, nozes, castanhas e frutas”, orienta o especialista aconselhando o consumo de carnes magras e se possível grelhadas. “Se comer peru, prefira a parte do peito e retire a pele. Asse com uma pouca quantidade de óleo”, aconselha o médico. Em relação ao consumo de bebidas, prefira sucos naturais ...

[News] Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá

  Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá A escritora e professora mineira Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, sobre a vulnerabilidade infantil e a cruel realidade do abandono, pela editora Patuá, no próximo dia 16.12.   A narrativa levará o s leitores  a um mundo que, ao fim da história, permanecerá em seus pensamentos. Geanneti fala de  tema s  difíc eis ,  mas encanta facilmente e deixa aquela vontade de saber quando vem o segundo romance. Sinopse do livro Uma menina se vê perdida em um posto de gasolina à beira de uma estrada. Uma escolha inevitável se aproxima. No desolado cenário de Nó Corrediço, somos lançados em um mundo no qual a fragilidade de uma criança colide com a desconcertante complexidade dos acontecimentos. Com uma prosa sensível e envolvente que nos atrai para um mundo de vulnerabilidade infantil e solidão pa...

[Saúde]Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde, entre os dias 15 e 18 de março, online e gratuitamente

  Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde Evento ocorre de 15 a 18 de março, online e gratuitamente, com profissionais especialistas no tema. No mês da mulher, a TRIBU Saúde , multiplataforma de saúde e educação criada pela endocrinologista Juliana Gabriel , promove 3 aulas gratuitas - "I Semana da Mulher - Entendendo a TPM" , de 15 a 18 de março, com profissionais especialistas, para que as mulheres entendam melhor sobre o tema, os influenciadores externos e as ferramentas para passar pela fase de forma mais leve. Programação: 15/03 - " O impacto dos seus hormônios na TPM" (aula gravada) - Dra. Juliana Gabriel (endocrinologista) 16/03 - "O impacto da TPM no seu emocional" (aula gravada) - Luiza Machado (psicóloga) 17/03 - "O impacto da alimentação na sua TPM (aula gravada) - Milena Hernandes (nutricionista) 18/03 - Aula tira-dúvidas ao vivo - às 19h "Esse é um mês  muito especial - da Mulher - e represent...