Pular para o conteúdo principal

A importância da atividade física durante o tratamento do câncer


Após receber o diagnóstico de câncer, a vida da pessoa fica repleta de novidades. Quimioterapia, radioterapia, sonda, cateter, remédios, queda de cabelo, diminuição da libido, enfraquecimento das unhas. Algumas pessoas engordam, outras emagrecem. As preocupações são diversas e o paciente acaba deixando de praticar atividades físicas.

Contudo, pesquisas científicas sugerem que o exercício físico não somente é seguro durante o tratamento, mas traz também muitos benefícios para passar por essa fase com mais qualidade de vida. "O exercício melhora o funcionamento do corpo, diminui a sensação de fadiga causada pela quimioterapia e a ansiedade, além de aumentar a autoestima”, informa o onco-ortopedista Marcelo Bragança, do Hospital Clementino Fraga da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Além disso, os exercícios também ajudam a manter a composição corporal adequada (a distribuição entre músculos, gordura e ossos no corpo), a diminuir a perda de massa muscular e a manter o coração funcionando bem. Pesquisas ainda apontam que a prática física durante e após o tratamento pode diminuir o risco de recorrência do câncer.

Mesmo tendo todos esses benefícios, é muito importante que as pessoas em tratamento tenham cuidado redobrado durante a prática da atividade física. "Não adianta querer fazer todos os exercícios que seu corpo nunca fez, muito menos de uma vez só”, observa Bragança. "Se você era sedentário, comece com atividades leves e de pouca duração. Uma caminhada de apenas dez minutos por dia, já é o suficiente”, aconselha.

O ideal é que sejam feitos 150 minutos de atividade ao longo da semana, sendo dividido entre exercícios de resistência muscular e aeróbicos, mas sempre de intensidade baixa. O especialista faz um alerta: “Cada paciente é diferente e por isso é importante consultar um médico e estar acompanhado por um bom educador físico que tenha experiência em pacientes com câncer”.

Para as pessoas que estão em tratamento de câncer, o onco ortopedista Marcelo Bragança lista alguns cuidados que precisam ser observados:

Anemia severa: É preciso postergar o início das atividades, até que haja uma melhora da anemia.

Imunidade baixa: Evite fazer exercício em locais públicos ou com muita gente, até que sua imunidade tenha melhorado.

Radioterapia: Por deixar a pele sensível, é prudente evitar piscinas com água clorada.

Cateteres e sondas: É preciso ter cuidado com água da piscina, mar ou lago para evitar contaminação por micro-organismos indesejados. Para evitar deslocamento dos cateteres e sondas, evite fazer exercícios de resistência nos grupos musculares próximo a esses.

Alteração da sensibilidade nos pés ou alterações no equilíbrio: Prefira atividades como, bicicletas ergométricas, cujo risco de queda é menor.

Pessoas com acometimento ósseo (lesões ósseas ou osteoporose): Recomendam-se atividades orientadas a fim de evitar quedas ou lesões.

Serviço:

Dr. Marcelo Bragança

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 190, sala 1026 – Botafogo.

Telefone: (21) 3239-5000

www.oncoortopedia.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Pacientes com câncer devem manter alimentação saudável mesmo no período de Natal e Reveillon

Quando o assunto são festas de final de ano, pacientes em quimioterapia e radioterapia precisam prestar atenção no que consomem. Segundo o onco-ortopedista Marcelo Bragança, do Hospital Clementino Fraga da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), não há proibições quanto à alimentação. A orientação é somente evitar alimentos gordurosos, pois eles podem potencializar efeitos indesejados da químio, como náuseas, enjoos e diarreia. ”Os alimentos muito gordurosos, como rabanada, coxa de frango com pele, carne vermelha, além dos embutidos, dependendo do paciente, podem causar mal-estar. Por isso, opte por porções reduzidas e coma em intervalos pequenos. Comece com as saladas, queijo branco, nozes, castanhas e frutas”, orienta o especialista aconselhando o consumo de carnes magras e se possível grelhadas. “Se comer peru, prefira a parte do peito e retire a pele. Asse com uma pouca quantidade de óleo”, aconselha o médico. Em relação ao consumo de bebidas, prefira sucos naturais ...

[News] Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá

  Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá A escritora e professora mineira Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, sobre a vulnerabilidade infantil e a cruel realidade do abandono, pela editora Patuá, no próximo dia 16.12.   A narrativa levará o s leitores  a um mundo que, ao fim da história, permanecerá em seus pensamentos. Geanneti fala de  tema s  difíc eis ,  mas encanta facilmente e deixa aquela vontade de saber quando vem o segundo romance. Sinopse do livro Uma menina se vê perdida em um posto de gasolina à beira de uma estrada. Uma escolha inevitável se aproxima. No desolado cenário de Nó Corrediço, somos lançados em um mundo no qual a fragilidade de uma criança colide com a desconcertante complexidade dos acontecimentos. Com uma prosa sensível e envolvente que nos atrai para um mundo de vulnerabilidade infantil e solidão pa...

[Saúde]Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde, entre os dias 15 e 18 de março, online e gratuitamente

  Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde Evento ocorre de 15 a 18 de março, online e gratuitamente, com profissionais especialistas no tema. No mês da mulher, a TRIBU Saúde , multiplataforma de saúde e educação criada pela endocrinologista Juliana Gabriel , promove 3 aulas gratuitas - "I Semana da Mulher - Entendendo a TPM" , de 15 a 18 de março, com profissionais especialistas, para que as mulheres entendam melhor sobre o tema, os influenciadores externos e as ferramentas para passar pela fase de forma mais leve. Programação: 15/03 - " O impacto dos seus hormônios na TPM" (aula gravada) - Dra. Juliana Gabriel (endocrinologista) 16/03 - "O impacto da TPM no seu emocional" (aula gravada) - Luiza Machado (psicóloga) 17/03 - "O impacto da alimentação na sua TPM (aula gravada) - Milena Hernandes (nutricionista) 18/03 - Aula tira-dúvidas ao vivo - às 19h "Esse é um mês  muito especial - da Mulher - e represent...