Pular para o conteúdo principal

Cirurgias plásticas mais procuradas no verão: saiba quais são e os cuidados pós-operatórios


O verão está aí e a possibilidade de encarar a praia usando apenas um biquíni ainda assusta algumas mulheres. Uma das alternativas encontradas por quem quer ficar de bem com o espelho em pouco tempo é a cirurgia plástica. Os procedimentos cirúrgicos podem ser realizados tanto no verão quanto no inverno, mas, nesta época do ano, é importante ficar atenta ao tempo de recuperação.

De acordo com o cirurgião plástico Cláudio Lemos, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, as cirurgias plásticas mais procuradas no verão são as de contorno corporal. "Prótese de mama, lipoescultura e abdominoplastia são as mais realizadas e muitas vezes a paciente faz esses procedimentos associados", afirma.

Prótese de silicone

Essa cirurgia é realizada para aumentar os seios quando são pequenos em relação ao corpo ou quando se tornam flácidos devido a fatores como amamentação. A prótese de silicone preenche as mamas, deixando-as mais elevadas e firmes. A recuperação varia entre sete dias e duas semanas. "No verão, é importante proteger a cicatriz da incidência solar direta. Uma alternativa é utilizar um bloqueador 50 FPS e uma fita adesiva sobre as cicatrizes, geralmente na auréola ou embaixo do seio. Sol ou banho de mar pelo menos 30 dias depois da cirurgia", indica o médico.

Lipoescultura
Variante da lipoaspiração, a lipoescultura retira o excesso de gordura de determinadas regiões e a reutiliza para preencher áreas que precisam de maior volume, harmonizando o contorno do corpo. "Na maioria das vezes retiramos a gordura da barriga e enxertamos no bumbum. O corpo absorve cerca de 30% dessa gordura, mas os outros 70% permanecem lá para sempre", explica o cirurgião.
Essa cirurgia demanda um prazo maior de recuperação, pois a pele fica roxa e há alteração nos tecidos. "É preciso esperar pelo menos dois meses para tomar sol, sempre passando bastante protetor solar na cicatriz", explica Claudio Lemos.

Plástica de abdômen
Enquanto a lipoescultura elimina a gordura localizada, a abdominoplastia retira o excesso de todo o abdômen. Também conhecida por abdominoplastia, a plástica de abdome remove todo o excesso de pele e gordura da região. Para a recuperação total, é preciso ficar 30 dias de repouso e a visita à praia está liberada após três meses. "A cicatriz dessa cirurgia é grande, pega a parte inferior do abdômen e o umbigo, e precisa ser protegida do sol com uma barreira física (fita adesiva) e protetor solar. O sol pode alterar a cor e a qualidade da cicatriz, fazendo com que ela fique maior e mais escura", explica Lemos.

Plástica no verão

Claudio Lemos explica que a recuperação no inverno costuma ser mais cômoda do que no verão, já que o paciente precisa ficar de repouso e usando curativos, contudo, essa é a única vantagem. "O verão não interfere na recuperação", explica. Apesar de todos os cuidados, vale ressaltar que as cicatrizes de qualquer procedimento cirúrgico só podem ser expostas ao sol sem proteção após seis meses a um ano do procedimento.

Antes de realizar qualquer procedimento estético é fundamental escolher uma clínica de confiança e um cirurgião qualificado, que seja Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Serviço:
Dr. Cláudio Lemos
Endereço:
Rua Real Grandeza, 108 – sala 311 – Real Medical Center, Botafogo.
Telefone: 2535-6606

www.claudiolemos.com 

Postagens mais visitadas deste blog

Pacientes com câncer devem manter alimentação saudável mesmo no período de Natal e Reveillon

Quando o assunto são festas de final de ano, pacientes em quimioterapia e radioterapia precisam prestar atenção no que consomem. Segundo o onco-ortopedista Marcelo Bragança, do Hospital Clementino Fraga da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), não há proibições quanto à alimentação. A orientação é somente evitar alimentos gordurosos, pois eles podem potencializar efeitos indesejados da químio, como náuseas, enjoos e diarreia. ”Os alimentos muito gordurosos, como rabanada, coxa de frango com pele, carne vermelha, além dos embutidos, dependendo do paciente, podem causar mal-estar. Por isso, opte por porções reduzidas e coma em intervalos pequenos. Comece com as saladas, queijo branco, nozes, castanhas e frutas”, orienta o especialista aconselhando o consumo de carnes magras e se possível grelhadas. “Se comer peru, prefira a parte do peito e retire a pele. Asse com uma pouca quantidade de óleo”, aconselha o médico. Em relação ao consumo de bebidas, prefira sucos naturais ...

[News] Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá

  Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá A escritora e professora mineira Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, sobre a vulnerabilidade infantil e a cruel realidade do abandono, pela editora Patuá, no próximo dia 16.12.   A narrativa levará o s leitores  a um mundo que, ao fim da história, permanecerá em seus pensamentos. Geanneti fala de  tema s  difíc eis ,  mas encanta facilmente e deixa aquela vontade de saber quando vem o segundo romance. Sinopse do livro Uma menina se vê perdida em um posto de gasolina à beira de uma estrada. Uma escolha inevitável se aproxima. No desolado cenário de Nó Corrediço, somos lançados em um mundo no qual a fragilidade de uma criança colide com a desconcertante complexidade dos acontecimentos. Com uma prosa sensível e envolvente que nos atrai para um mundo de vulnerabilidade infantil e solidão pa...

[Saúde]Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde, entre os dias 15 e 18 de março, online e gratuitamente

  Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde Evento ocorre de 15 a 18 de março, online e gratuitamente, com profissionais especialistas no tema. No mês da mulher, a TRIBU Saúde , multiplataforma de saúde e educação criada pela endocrinologista Juliana Gabriel , promove 3 aulas gratuitas - "I Semana da Mulher - Entendendo a TPM" , de 15 a 18 de março, com profissionais especialistas, para que as mulheres entendam melhor sobre o tema, os influenciadores externos e as ferramentas para passar pela fase de forma mais leve. Programação: 15/03 - " O impacto dos seus hormônios na TPM" (aula gravada) - Dra. Juliana Gabriel (endocrinologista) 16/03 - "O impacto da TPM no seu emocional" (aula gravada) - Luiza Machado (psicóloga) 17/03 - "O impacto da alimentação na sua TPM (aula gravada) - Milena Hernandes (nutricionista) 18/03 - Aula tira-dúvidas ao vivo - às 19h "Esse é um mês  muito especial - da Mulher - e represent...