Pular para o conteúdo principal

Mitos e verdades sobre o chocolate


A Páscoa está chegando e com ela os chocolates. Prazer e culpa andam juntos quando o assunto gira em torno desta iguaria. Não é por menos: a delícia consumida pelos astecas e maias estimula a liberação de serotonina, o mesmo hormônio que liberamos durante o sexo. Mas, como se sabe, o deleite vem acompanhado de uma alta dose de calorias: segundo o acupunturista e nutrólogo Leandro Gago, apenas uma barra grande de chocolate pode conter até 700 calorias. O segredo para saborear sem sofrer depois, portanto, reside na moderação.

“O chocolate não é vilão nem mocinho. Nesta história, o bandido é a quantidade. Tudo em quantidade pode matar, até água. O chocolate contém gordura saturada e açúcar, que são outros vilões. Mas também tem flavonóides, que ajudam no combate ao colesterol — explica o médico.

Mas para quem quer aproveitar as benesses do chocolate, é melhor se acostumar com o gosto das versões mais amargas, com 70% ou mais de cacau, que têm bem menos gordura e açúcar.


De acordo com Leandro Gago, o consumo de 30 gramas por dia de chocolate amargo, dentro de uma dieta balanceada, teria mais benefícios do que malefícios . “Eu não defendo que ninguém se abstenha de comer seu chocolate na Páscoa, mas deguste com moderação” recomenda o médico, explicando que nesta época do ano as estripulias são permitidas o mais importante é ter equilíbrio durante a vida. E ele dar uma dica: prefira os chocolates amargos e feitos que utilizou a manteiga de cacau como a principal fonte de gordura e, não, a gordura vegetal hidrogenada. E ele dá uma dica: prefira os chocolates amargos que utilizam a manteiga de cacau como a principal fonte de gordura e, não, a gordura vegetal hidrogenada, já que esta faz mal à saúde

Confira abaixo com Leandro Gago mitos e verdades sobre o chocolate.

1. “Chocolate branco não é chocolate”. 

VERDADE. Não só não é chocolate, como é um grande vilão de quem quer manter uma alimentação saudável. De acordo com Gago, o chocolate branco é “apenas uma mistura de açúcar, óleo e gordura”, afirma o médico.

2. “Chocolate diet é bom para dieta”. 

MITO. O chocolate diet é apenas recomendado para diabéticos, pois não contém açúcar. Já quem está de dieta deve fugir da maioria das marcas “diet”: “O chocolate diet é uma armadilha em termos calóricos, porque ele tem, geralmente, mais calorias. O que a indústria tira de açúcar, ela coloca de gordura, para manter o sabor agradável” explica. Assim sendo, atenção às informações nutricionais contidas no rótulo do chocolate “diet” para fazer a melhor opção.

3. “Chocolate vicia”. 

MITO. O chocolate não causa nenhum tipo de dependência. Se as pessoas não conseguem largar dele, é por causa da sensação de prazer que a serotonina libera.

4. “Chocolate ajuda durante a TPM”. 

VERDADE. Mais uma vez, a serotonina ajuda a responder a questão. É ela que auxilia no combate à ansiedade e à irritação típicas da TPM. Mas, da mesma forma, a tensão pode ser atenuada com exercícios físicos ou sexo, outras duas atividades que liberam a substância.

5. “Chocolate ajuda nos estudos”.

DEPENDE.
 Segundo Leandro Gago, o chocolate é fonte de energia e contém estimulantes, como a cafeína e a teobromina, podendo, portanto, dar maior disposição para quem precisa encarar uma maratona de estudos ou de exercícios. “Mas não adianta achar que comer um ovo de Páscoa antes prova vai garantir um bom resultado.”

6. “Chocolate dá espinha”.

MITO.
 Não há nada que comprove a relação do cacau com o surgimento das espinhas (acne). Na verdade, a alta carga glicêmica (quantidade de glicose) de alguns doces, como o chocolate, pode gerar alterações em parâmetros bioquímicos e endócrinos relacionados ao desenvolvimento da acne.

7. “Chocolate pode ajudar na prevenção do Alzheimer”.

VERDADE.
 De acordo com o médico Leandro Gago, estudos apontam que o chocolate, segundo alguns estudos, pode reduzir a incidência de mal de Alzheimer e demência. “Não quer dizer que você vai dar chocolate para o avô e ele vai se curar. Não funciona para melhorar quem já tem. Mas há trabalhos que mostram que grupos populacionais que consomem o chocolate ao longo da vida tem menor incidência desses tipos de doenças mentais” explica o especialista.


Serviços: 

Dr. Leandro Gago - Clínica Médica – Nutrologia – Acupuntura – Homeopatia 

Catete: Largo do Machado, 39 – 2° andar – Sala 5.

Telefone: 2205-2303/ 98697-2506

Barra da Tijuca: Avenida das Américas, 3434, bloco 4, sala 412.

Telefone: 3437-3295/ 2434-2592/ 99913-1898

Postagens mais visitadas deste blog

Pacientes com câncer devem manter alimentação saudável mesmo no período de Natal e Reveillon

Quando o assunto são festas de final de ano, pacientes em quimioterapia e radioterapia precisam prestar atenção no que consomem. Segundo o onco-ortopedista Marcelo Bragança, do Hospital Clementino Fraga da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), não há proibições quanto à alimentação. A orientação é somente evitar alimentos gordurosos, pois eles podem potencializar efeitos indesejados da químio, como náuseas, enjoos e diarreia. ”Os alimentos muito gordurosos, como rabanada, coxa de frango com pele, carne vermelha, além dos embutidos, dependendo do paciente, podem causar mal-estar. Por isso, opte por porções reduzidas e coma em intervalos pequenos. Comece com as saladas, queijo branco, nozes, castanhas e frutas”, orienta o especialista aconselhando o consumo de carnes magras e se possível grelhadas. “Se comer peru, prefira a parte do peito e retire a pele. Asse com uma pouca quantidade de óleo”, aconselha o médico. Em relação ao consumo de bebidas, prefira sucos naturais ...

[News] Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá

  Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá A escritora e professora mineira Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, sobre a vulnerabilidade infantil e a cruel realidade do abandono, pela editora Patuá, no próximo dia 16.12.   A narrativa levará o s leitores  a um mundo que, ao fim da história, permanecerá em seus pensamentos. Geanneti fala de  tema s  difíc eis ,  mas encanta facilmente e deixa aquela vontade de saber quando vem o segundo romance. Sinopse do livro Uma menina se vê perdida em um posto de gasolina à beira de uma estrada. Uma escolha inevitável se aproxima. No desolado cenário de Nó Corrediço, somos lançados em um mundo no qual a fragilidade de uma criança colide com a desconcertante complexidade dos acontecimentos. Com uma prosa sensível e envolvente que nos atrai para um mundo de vulnerabilidade infantil e solidão pa...

[Saúde]Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde, entre os dias 15 e 18 de março, online e gratuitamente

  Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde Evento ocorre de 15 a 18 de março, online e gratuitamente, com profissionais especialistas no tema. No mês da mulher, a TRIBU Saúde , multiplataforma de saúde e educação criada pela endocrinologista Juliana Gabriel , promove 3 aulas gratuitas - "I Semana da Mulher - Entendendo a TPM" , de 15 a 18 de março, com profissionais especialistas, para que as mulheres entendam melhor sobre o tema, os influenciadores externos e as ferramentas para passar pela fase de forma mais leve. Programação: 15/03 - " O impacto dos seus hormônios na TPM" (aula gravada) - Dra. Juliana Gabriel (endocrinologista) 16/03 - "O impacto da TPM no seu emocional" (aula gravada) - Luiza Machado (psicóloga) 17/03 - "O impacto da alimentação na sua TPM (aula gravada) - Milena Hernandes (nutricionista) 18/03 - Aula tira-dúvidas ao vivo - às 19h "Esse é um mês  muito especial - da Mulher - e represent...