Pular para o conteúdo principal

6 maneiras de mulheres prevenirem lesões na corrida



Não é segredo para ninguém que a prática regular de atividade física traz vários benefícios para a saúde da mulher. Além de estarem ligados à estética, os exercícios se manifestam em todos os aspectos desde a parte psicológica até o fortalecimento dos ossos e das articulações, em especial para as mulheres.

Porém, ao incluir na sua rotina um programa de exercícios físicos, deve se tomar alguns cuidados para prevenir as lesões. De acordo com o ortopedista José Leonardo Rocha de Faria, do INTO,(Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia) a maior parte das lesões está relacionada com o desejo de atingir o objetivo rapidamente. “Algumas pessoas acabam exagerando e não respeitam o tempo de recuperação do músculo. Isso pode causar dores, fadiga e até lesões”, explica o especialista.

José Leonardo dá dicas para as mulheres que desejam se exercitar com segurança.

1. Sempre aqueça seu corpo
Antes de começar a correr, faça um alongamento leve ou um aquecimento simples, como caminhar por 5 a 10 minutos. Eu sei que muitas vezes queremos começar logo a correr, mas saiba que isto vai te ajudar a evitar lesões.

Com os músculos frios você pode ter diversos problemas, mas ao aquecer, você ajuda seu corpo a entender que será exigido. O desaquecimento também é importante para seus batimentos cardíacos voltarem ao normal, isso é mais saudável para o nosso coração do que parar abruptamente depois dos batimentos estarem altos.

2. Respeite o descanso
Muitas corredoras não respeitam o descanso, acham desnecessário. Mas não é. Quem corre há mais tempo já sabe bem que descanso também é treino, e aproveita o day off.

“O descanso é muito importante durante os treinos, pois é quando o corpo se recupera. Então nada de se empolgar e correr diversos dias direto sem nenhum descanso” alerta o ortopedista.

3. Use tênis adequados
Correr com os tênis errados pode não só causar uma lesão, mas também diversos incômodos como bolhas, calos e unhas machucadas. Então sempre pesquise antes de comprar, veja se o tênis é para a prática de corrida, se é para o seu tipo de pisada e se o número é adequado para você.


4. Fortalecer é necessário
Se seu corpo está fortalecido, você evitará muitas lesões de acontecerem. Já se não fortalecer, a falta desses exercícios deixará você mais propenso a se machucar. Então não podemos bobear! “O trabalho de fortalecimento deve ser feito em todo corpo, mas principalmente nos membros inferiores e no core, que são mais exigidos durante a corrida. E é indicado pelos treinadores que em conjunto você faça alongamentos para que não perca a flexibilidade articular” alerta o médico.

5. Preste atenção na sua postura
Uma boa postura – tanto enquanto está correndo, tanto enquanto está fazendo outras atividades – é importante para o funcionamento do corpo, pois dependendo de como é a sua, você terá uma economia de esforço. Uma má postura durante a corrida pode te levar a um maior cansaço e tensão muscular em algumas partes do corpo.

Além disso, se você correr com a postura toda irregular pode forçar músculos que não precisa e acabar se lesionando.

6. Tenha paciência!
Segundo Dr. José Leonardo Rocha de Faria, se você ficou um tempo parada ou está começando, inicie os treinos caminhando e vá aumentando o ritmo a cada treino. Caminhando você irá fortalecer os músculos, articulações e tendões.

Ainda de acordo com o especialista, se você já corre e quer aumentar a distância, vá aumentando progressivamente, aumente 500m a 1km (depende do seu nível) a mais toda semana, até atingir a distância que pretende correr. Desta forma você permite que seu corpo vá acostumando com a nova distância. No dia que você aumentar a distância, corra num percurso plano.


Serviço:
Clínica Ortopédica Ipanema

Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 82/303 – Ipanema
Telefones: (21) 2247-1231 / (21) 2287-6145
What’s App: (21) 98544-4281
www.ortopedistariodejaneiro.com.br


Postagens mais visitadas deste blog

Pacientes com câncer devem manter alimentação saudável mesmo no período de Natal e Reveillon

Quando o assunto são festas de final de ano, pacientes em quimioterapia e radioterapia precisam prestar atenção no que consomem. Segundo o onco-ortopedista Marcelo Bragança, do Hospital Clementino Fraga da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), não há proibições quanto à alimentação. A orientação é somente evitar alimentos gordurosos, pois eles podem potencializar efeitos indesejados da químio, como náuseas, enjoos e diarreia. ”Os alimentos muito gordurosos, como rabanada, coxa de frango com pele, carne vermelha, além dos embutidos, dependendo do paciente, podem causar mal-estar. Por isso, opte por porções reduzidas e coma em intervalos pequenos. Comece com as saladas, queijo branco, nozes, castanhas e frutas”, orienta o especialista aconselhando o consumo de carnes magras e se possível grelhadas. “Se comer peru, prefira a parte do peito e retire a pele. Asse com uma pouca quantidade de óleo”, aconselha o médico. Em relação ao consumo de bebidas, prefira sucos naturais ...

[News] Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá

  Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá A escritora e professora mineira Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, sobre a vulnerabilidade infantil e a cruel realidade do abandono, pela editora Patuá, no próximo dia 16.12.   A narrativa levará o s leitores  a um mundo que, ao fim da história, permanecerá em seus pensamentos. Geanneti fala de  tema s  difíc eis ,  mas encanta facilmente e deixa aquela vontade de saber quando vem o segundo romance. Sinopse do livro Uma menina se vê perdida em um posto de gasolina à beira de uma estrada. Uma escolha inevitável se aproxima. No desolado cenário de Nó Corrediço, somos lançados em um mundo no qual a fragilidade de uma criança colide com a desconcertante complexidade dos acontecimentos. Com uma prosa sensível e envolvente que nos atrai para um mundo de vulnerabilidade infantil e solidão pa...

[Saúde]Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde, entre os dias 15 e 18 de março, online e gratuitamente

  Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde Evento ocorre de 15 a 18 de março, online e gratuitamente, com profissionais especialistas no tema. No mês da mulher, a TRIBU Saúde , multiplataforma de saúde e educação criada pela endocrinologista Juliana Gabriel , promove 3 aulas gratuitas - "I Semana da Mulher - Entendendo a TPM" , de 15 a 18 de março, com profissionais especialistas, para que as mulheres entendam melhor sobre o tema, os influenciadores externos e as ferramentas para passar pela fase de forma mais leve. Programação: 15/03 - " O impacto dos seus hormônios na TPM" (aula gravada) - Dra. Juliana Gabriel (endocrinologista) 16/03 - "O impacto da TPM no seu emocional" (aula gravada) - Luiza Machado (psicóloga) 17/03 - "O impacto da alimentação na sua TPM (aula gravada) - Milena Hernandes (nutricionista) 18/03 - Aula tira-dúvidas ao vivo - às 19h "Esse é um mês  muito especial - da Mulher - e represent...