Cirurgiã explica a técnica, muito pouco conhecida pelas mulheres.
Primeiramente, vamos conhecer bem cada parte dos seios, pois muita gente tem dúvida sobre o que é o mamilo e, às vezes, até o confunde com a aréola. O mamilo é o “bico do peito”. Ao redor dele, há uma pequena área circular de coloração mais escura chamada aréola. Segundo Roberta, o mamilo invertido é a alteração na qual o “bico do peito” não se projeta para fora da aréola e mesmo quando estimulado, continua plano ou retraído e voltado para dentro da pele da mama.
Outra alteração dos mamilos é a chamada hipertrofia, quando ficam grandes demais e muito aparentes. A cirurgiã explica que muitas mulheres ficam constrangidas, pois mesmo com o uso de sutiã, os mamilos ficam aparentes e chamam a atenção. “Algumas acabam usando micropore ou band-aid para pressioná-los, tornando-os menos evidentes”, explica a médica. Para resolver esta situação é possível realizar uma cirurgia de redução do mamilo, procedimento chamado de mamiloplastia. Mas a paciente precisa estar ciente de que a cirurgia pode interferir com a capacidade de amamentar ou com a sensibilidade da região.
Por que o bico do peito fica invertido?
Por que o bico do peito fica invertido?
De acordo com a especialista, o mamilo invertido pode ser congênito ou adquirido durante a vida. A principal causa é a má formação congênita,na qual há formação de bandas fibróticas e um encurtamento dos ductos lactíferos, ou seja, dos canais responsáveis pelo transporte do leite materno. “Apesar de ser algo raro, o mamilo invertido também pode decorrer de algum trauma local ou processo inflamatório, e até mesmo do câncer de mama, quando o tumor está localizado atrás da aréola.”diz Roberta.
Apesar de parecer algo difícil de ser resolvido, os mamilos invertidos ou a hipertrofia dos mamilos podem ser facilmente corrigidos. As incisões são pequenas e colocadas dentro da aréola e na base do mamilo. Tendem a ter excelente cicatrização e, por isso, não são perceptíveis após o tratamento.
“A cirurgia pode ser feita em ambiente ambulatorial ou hospitalar e a paciente pode ir para casa poucas horas após o término do procedimento.A anestesia é local e pode ser associada à sedação para maior conforto da paciente.Em casos selecionados, pode-se optar por corrigir o mamilo e fazer uma mamoplastia no mesmo tempo cirúrgico”, ressalta Roberta Alvares Azevedo.Hoje em dia, com o desenvolvimento de novas técnicas menos invasivas, em alguns casos pode-se utilizar enxerto de gordura ou preenchimento com ácido hialurônico para melhorar a falta de projeção dos mamilos.
A cirurgiã plástica explica que além de existirem diversos tipos de mamas, também há diferentes tipos de aréolas e mamilos.Existem mamilos mais protrusos, com o bico mais proeminente e que endurecem facilmente com pequenos estímulos ou baixas temperaturas, e mamilos mais planos, que permanecem no mesmo nível da aréola. Ambos são considerados normais. A cirurgia está indicada apenas nos casos em que há prejuízo estético, psicológico ou funcional para a paciente.
Serviço:
Roberta Alvares Azevedo - Clínica de Cirurgia Plástica Estéteica e Reparadora
Endereço: Av. Armando Lombardi, 1.000 - Bloco 2 - Sala 204 - Barra Life Medical Center - Jardim Oceânico - Barra da Tijuca
Tel: (21) 2540-8113
WhatsApp: (21) 99640-8999