Pular para o conteúdo principal

Cirurgia Plástica no pós-parto. Confira com especialista todas as dúvidas


A gravidez é um dos momentos mais esperados na vida das mulheres, marcado por mudanças no dia a dia e, principalmente, no corpo das futuras mamães. Porém, após o nascimento do bebê, os quilinhos a mais, a flacidez e a gordura localizada podem permanecer, tirando o sono das progenitoras.

Segundo a cirurgiã plástica, Roberta Alvares Azevedo, do Rio de Janeiro, que é Membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica-RJ, toda mulher sonha em manter o mesmo corpo de antes da gravidez.

“A gestação é uma fase marcada por inúmeras transformações no corpo. Por isso, muitas acham que a única solução é fazer cirurgias plásticas. A ditadura social impõe que a “magreza” é o padrão de beleza. Isso pode afetar a autoestima da mamãe, que teve o seu bebê e está amamentando. As cirurgias plásticas não devem ser feitas logo após o parto, quando a mulher está em fase de regressão do inchaço natural da gravidez e sob efeito de alterações hormonais, com o corpo voltando ao seu estado natural” diz a médica, lembrando, por exemplo, que uma lipoaspiração só poderá ser realizada em torno de 6 meses após o parto e a colocação de prótese mamária só depois de pelo menos 3 meses do término da amamentação.


Leia abaixo entrevista com a especialista e tire todas as dúvidas sobre os procedimentos pós-parto:

1-Quanto tempo após o parto a mulher pode se submeter a uma cirurgia plástica?

O nascimento de um filho exige muito da mulher. É uma fase de renúncia em que, na maioria dos casos, as atenções se voltam para o bebê e a mulher fica um pouco de lado, dando lugar ao papel exclusivo de mãe. Normalmente o corpo da mulher volta mais ou menos ao que era 1 ano após o parto. Depois deste tempo já é possível consultar um cirurgião plástico, vislumbrando uma mudança cirúrgica. É claro que o tempo vai depender da magnitude da cirurgia proposta e das condições clínicas da paciente.

2-Quem faz cesariana pode solicitar a ajuda de um cirurgião plástico "para fechar o corte”?

O fechamento da incisão da cesariana pode ser feito por um cirurgião plástico, desde que haja anuência do obstetra. Mas é importante não confundir o fechamento da incisão com a "puxadinha" na pele do abdômen. Não é recomendado retirar pele abdominal no momento da cesariana. Esta pele tem um tempo para retrair, que deve ser respeitado. Após um ano, havendo excedente de pele, é possível removê-lo sem problemas.

3- É comum receber pacientes que desejam lançar mão da plástica pouco tempo após o parto?

Em minha prática clínica isto não é comum. Nos primeiros meses após o parto a paciente está envolvida com os cuidados com o bebê, as visitas ao pediatra, as intermináveis vacinas e costuma esquecer um pouco de si. Normalmente elas costumam vir para se consultarem após o sexto mês, quando já estão mais adaptadas à rotina do bebê.

4-Existe um prazo mínimo para a paciente operar depois de dar a luz?

Normalmente eu indico cirurgia após 6 meses um ano do parto dependendo do caso.

5-Depois da gravidez quais as cirurgias mais procuradas?

Em primeiro lugar está a mamoplastia, que pode ser para aumentar as mamas (mamoplastia de aumento), diminuir as mamas (mamoplastia redutora) ou levantá-las (mastopexia). Depois vem a lipoaspiração que pode ser acompanhada ou não de retirada de um fuso de pele pela cicatriz da cesariana. A abdominoplastia fica reservada a pacientes que aumentaram muito de peso durante a gestação ou que já tiveram mais de um filho, e como consequência tiveram a musculatura abdominal afastada (diástase), e um grande excedente de pele.

6-Entre os procedimentos mais procurados no pós-parto, sabemos que está a correção da mama, que pode apresentar flacidez por conta do grande aumento e diminuição de tamanho em um curto espaço de tempo.
Além de corrigir a incômoda sensação de "queda", as mulheres querem também realizar implante de silicone. Quanto tempo depois da amamentação este tipo de plástica pode ser realizada?

Com relação à cirurgia das mamas inúmeras variantes devem ser levadas em consideração. O tempo após a amamentação é apenas um deles. Geralmente recomendo a cirurgia 3 meses após o término da amamentação. Um outro fator que deve ser levado em conta é se a mãe possui ajuda para cuidar de seu filho, já que a mesma não deverá pegar peso por pelo menos 30 dias após o procedimento e isto inclui a criança.



Serviços:

Roberta Alvares Azevedo - Clínica de Cirurgia Plástica Estéteica e Reparadora 
Endereço: Av. Armando Lombardi, 1.000 - Bloco 2 - Sala 204
Barra Life Medical Center - Jardim Oceânico
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Tel: (21) 2540-8113
WhatsApp: (21) 99640-8999


Postagens mais visitadas deste blog

Pacientes com câncer devem manter alimentação saudável mesmo no período de Natal e Reveillon

Quando o assunto são festas de final de ano, pacientes em quimioterapia e radioterapia precisam prestar atenção no que consomem. Segundo o onco-ortopedista Marcelo Bragança, do Hospital Clementino Fraga da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), não há proibições quanto à alimentação. A orientação é somente evitar alimentos gordurosos, pois eles podem potencializar efeitos indesejados da químio, como náuseas, enjoos e diarreia. ”Os alimentos muito gordurosos, como rabanada, coxa de frango com pele, carne vermelha, além dos embutidos, dependendo do paciente, podem causar mal-estar. Por isso, opte por porções reduzidas e coma em intervalos pequenos. Comece com as saladas, queijo branco, nozes, castanhas e frutas”, orienta o especialista aconselhando o consumo de carnes magras e se possível grelhadas. “Se comer peru, prefira a parte do peito e retire a pele. Asse com uma pouca quantidade de óleo”, aconselha o médico. Em relação ao consumo de bebidas, prefira sucos naturais ...

[News] Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá

  Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá A escritora e professora mineira Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, sobre a vulnerabilidade infantil e a cruel realidade do abandono, pela editora Patuá, no próximo dia 16.12.   A narrativa levará o s leitores  a um mundo que, ao fim da história, permanecerá em seus pensamentos. Geanneti fala de  tema s  difíc eis ,  mas encanta facilmente e deixa aquela vontade de saber quando vem o segundo romance. Sinopse do livro Uma menina se vê perdida em um posto de gasolina à beira de uma estrada. Uma escolha inevitável se aproxima. No desolado cenário de Nó Corrediço, somos lançados em um mundo no qual a fragilidade de uma criança colide com a desconcertante complexidade dos acontecimentos. Com uma prosa sensível e envolvente que nos atrai para um mundo de vulnerabilidade infantil e solidão pa...

[Saúde]Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde, entre os dias 15 e 18 de março, online e gratuitamente

  Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde Evento ocorre de 15 a 18 de março, online e gratuitamente, com profissionais especialistas no tema. No mês da mulher, a TRIBU Saúde , multiplataforma de saúde e educação criada pela endocrinologista Juliana Gabriel , promove 3 aulas gratuitas - "I Semana da Mulher - Entendendo a TPM" , de 15 a 18 de março, com profissionais especialistas, para que as mulheres entendam melhor sobre o tema, os influenciadores externos e as ferramentas para passar pela fase de forma mais leve. Programação: 15/03 - " O impacto dos seus hormônios na TPM" (aula gravada) - Dra. Juliana Gabriel (endocrinologista) 16/03 - "O impacto da TPM no seu emocional" (aula gravada) - Luiza Machado (psicóloga) 17/03 - "O impacto da alimentação na sua TPM (aula gravada) - Milena Hernandes (nutricionista) 18/03 - Aula tira-dúvidas ao vivo - às 19h "Esse é um mês  muito especial - da Mulher - e represent...