Pular para o conteúdo principal

Mitos e verdades da Lipoaspiração

Procedimento estético é um dos mais procurados no Brasil por quem busca perder gordura localizada



Com a chegada do outono começa a corrida de encontro aos procedimentos estéticos e a lipoaspiração é uma das campeãs no quesito cirurgia plástica. A busca por eliminar a gordura localizada no corpo, tanto das mulheres quanto dos homens, muitas vezes não tem sucesso apenas com a dieta e os exercícios físicos. Nesses casos a lipoaspiração é o procedimento ideal. "O número de pessoas que procura esse procedimento aumenta a cada ano que passa, fazendo com que o Brasil hoje seja um dos países que mais realiza cirurgia plástica no mundo", explica o cirurgião plástico Marcelo Moreira, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e médico do Serviço de Cirurgia Plástica e microcirurgia do Instituto Nacional do Câncer (INCa)

"Corpos sarados, cidade tropical e a exigência crescente pela saúde e o corpo ideal, fazem com que muitos brasileiros procurem os consultórios em busca de esclarecer suas dúvidas para realizar a lipo", afirma Moreira. O cirurgião listou as sete questões mais abordadas pelos pacientes a respeito da lipoaspiração e apresenta seus mitos e verdades.

1. Quem pode fazer esse procedimento?
Você pode realizar a lipoaspiração desde que seja saudável, apresentando aquela gordura localizada que não cedeu nem à academia e nem à dieta, mas que segue atormentando você.

2. A lipoaspiração é mesmo perigosa?
Todo procedimento cirúrgico tem riscos. Temos informações sobre resultados negativos em geral porque foram procedimentos realizados ou em condições absurdas, fora do ambiente hospitalar (clínicas de estética, salões de beleza), ou por profissionais da saúde não habilitados. Desse modo, a lipoaspiração deve ser realizada em ambiente hospitalar e por um cirurgião plástico que seja membro da Sociedade de Cirurgia Plástica.

3. Qual é a melhor anestesia para esse procedimento?
Isso depende da avaliação do seu cirurgião plástico em conjunto com seu anestesista. Podendo ser desde um bloqueio regional ou a anestesia geral. Ambos os métodos contam com recursos modernos e que trazem ampla segurança.

4. Como é realizada a lipoaspiração?
Se inicia com mínimas incisões na pele (menos de 5mm) em áreas discretas ou camufláveis, e através de cânulas especiais o cirurgião plástico aspira as gordurinhas indesejadas do seu corpo. Após a aspiração, a incisão é fechada com 1 a 2 pontos na pele e é realizado um curativo pequeno na área.

5. E a lipoescultura?
Trata-se de uma cirurgia artística. A gordura é retirada de áreas que têm em excesso (por meio da lipoaspiração), e através de um processamento dessa gordura lipoaspirada, o cirurgião usa esse material para corrigir áreas de depressões e promover um contorno corporal que a paciente nunca imaginou em ter, ressaltando curvas e aumentando o tamanho do bumbum - se indicado.

6. Como será a recuperação?
Nos primeiros dias existe o desconforto/dor como todo procedimento cirúrgico, mas isso irá depender da tolerância do paciente, da área lipoaspirada e dos cuidados que o seu cirurgião terá no pós-operatório. Uma série de medidas, como drenagem linfática, orientação alimentar, uso de cinta pós-operatória, e alguns medicamentos, farão sua recuperação ser a melhor e mais rápida possível. A volta ao trabalho, vai depender do tamanho do procedimento, podendo retornar em menos de uma semana se foi pouca quantidade, há até um pouco mais de uma semana em casos de maior área lipoaspirada.

7. Como manter o resultado após a lipoaspiração?
Para manter o resultado é fundamental que o paciente siga uma dieta alimentar adequada e faça atividades físicas regulares.



Serviço:

Clínica de Cirurgia Plástica Marcelo Moreira

Endereço:
Rua Barão de Lucena 48 / Sala 05 – Botafogo
Telefones: (21) 3208-2186 / (21) 99348-5978
www.marcelomoreira.med.br

Postagens mais visitadas deste blog

Pacientes com câncer devem manter alimentação saudável mesmo no período de Natal e Reveillon

Quando o assunto são festas de final de ano, pacientes em quimioterapia e radioterapia precisam prestar atenção no que consomem. Segundo o onco-ortopedista Marcelo Bragança, do Hospital Clementino Fraga da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), não há proibições quanto à alimentação. A orientação é somente evitar alimentos gordurosos, pois eles podem potencializar efeitos indesejados da químio, como náuseas, enjoos e diarreia. ”Os alimentos muito gordurosos, como rabanada, coxa de frango com pele, carne vermelha, além dos embutidos, dependendo do paciente, podem causar mal-estar. Por isso, opte por porções reduzidas e coma em intervalos pequenos. Comece com as saladas, queijo branco, nozes, castanhas e frutas”, orienta o especialista aconselhando o consumo de carnes magras e se possível grelhadas. “Se comer peru, prefira a parte do peito e retire a pele. Asse com uma pouca quantidade de óleo”, aconselha o médico. Em relação ao consumo de bebidas, prefira sucos naturais ...

[News] Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá

  Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá A escritora e professora mineira Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, sobre a vulnerabilidade infantil e a cruel realidade do abandono, pela editora Patuá, no próximo dia 16.12.   A narrativa levará o s leitores  a um mundo que, ao fim da história, permanecerá em seus pensamentos. Geanneti fala de  tema s  difíc eis ,  mas encanta facilmente e deixa aquela vontade de saber quando vem o segundo romance. Sinopse do livro Uma menina se vê perdida em um posto de gasolina à beira de uma estrada. Uma escolha inevitável se aproxima. No desolado cenário de Nó Corrediço, somos lançados em um mundo no qual a fragilidade de uma criança colide com a desconcertante complexidade dos acontecimentos. Com uma prosa sensível e envolvente que nos atrai para um mundo de vulnerabilidade infantil e solidão pa...

[Saúde]Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde, entre os dias 15 e 18 de março, online e gratuitamente

  Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde Evento ocorre de 15 a 18 de março, online e gratuitamente, com profissionais especialistas no tema. No mês da mulher, a TRIBU Saúde , multiplataforma de saúde e educação criada pela endocrinologista Juliana Gabriel , promove 3 aulas gratuitas - "I Semana da Mulher - Entendendo a TPM" , de 15 a 18 de março, com profissionais especialistas, para que as mulheres entendam melhor sobre o tema, os influenciadores externos e as ferramentas para passar pela fase de forma mais leve. Programação: 15/03 - " O impacto dos seus hormônios na TPM" (aula gravada) - Dra. Juliana Gabriel (endocrinologista) 16/03 - "O impacto da TPM no seu emocional" (aula gravada) - Luiza Machado (psicóloga) 17/03 - "O impacto da alimentação na sua TPM (aula gravada) - Milena Hernandes (nutricionista) 18/03 - Aula tira-dúvidas ao vivo - às 19h "Esse é um mês  muito especial - da Mulher - e represent...