Pular para o conteúdo principal

Carnaval: Evite o risco de traumas e lesões ortopédicas na folia


Os dias seguidos de caminhada e dança atrás das bandas e blocos tornam o carnaval uma verdadeira maratona. Mas, o ritmo intenso da festa não desestimula nem mesmo os mais sedentários.

Para quem não pratica atividade física há algum tempo e ainda assim não quer perder nenhum dia até a quarta-feira de cinzas, o médico ortopedista e traumatologista Marcelo Monteiro, especialista em Medicina Esportiva, com consultório em Ipanema, Rio de Janeiro, orienta iniciar logo o condicionamento físico.

Atividades leves como caminhada ou ciclismo são opções sugeridas pelo baixo impacto e por fortalecerem o complexo articular formado por ligamentos, tendões, músculos e ossos. “O folião deve aproveitar os dias que antecedem o carnaval para preparar o organismo. O primeiro passo é fazer uma avaliação médica detalhada para afastar alguma patologia cardiológica ou ortopédica. Após isto, poderá iniciar a prática moderada de exercícios. Também é importante ingerir bastante líquido, lembrando que a desidratação é uma das queixas mais frequentes nos hospitais e nos postos de atendimento nesse período”, observa Marcelo Monteiro que é Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

De acordo com ele, para brincar o carnaval sem o risco de sobrecarregar pés, pernas e joelhos, a lista de cuidados do folião deve incluir ainda a realização de alongamentos ao sair de casa – para aquecer os músculos e as articulações – e a escolha do calçado certo, isto é, adequado para a absorção de impactos.

Aquela parcela do público feminino que, por vaidade, não abre mão do salto alto em pleno carnaval recebe um alerta do especialista. “Infelizmente a beleza do salto alto não combina com a rotina do folião. Os saltos prejudicam o equilíbrio e aumentam a possibilidade de quedas e, consequentemente, de torções. Os tênis são a melhor opção para o carnaval. Mas evite os tênis novos, pois eles ainda estão muito duros. Procure usar aquele que já está adaptado ao formato do seu pé, para evitar a formação de calos ou bolhas. Se tiver a opção de um modelo com amortecedor, melhor ainda” explica Monteiro completando que a sobrecarga gerada por horas subsequentes caminhando, dançando ou simplesmente de pé, pode resultar em problemas ortopédicos muito frequentes nessas situações, como: entorses (perda momentânea da função articular), lesões ligamentares e contusões.

Esses danos decorrem do aumento da tensão exercida nas articulações de joelhos e tornozelos causada pela fadiga muscular. Por outro lado, o consumo de bebidas alcoólicas e a baixa ingestão de água durante o percurso do desfile, além de favorecer a desidratação podem causar o inchaço dos membros inferiores, sobretudo, em pessoas que já apresentam problemas de varizes.

“Como a marca do período é alegria e descontração, a prudência na ingesta de bebidas e alimentos, evitando os exageros e desgaste do organismo, bem como a escolha de roupas e acessórios leves e confortáveis, tornam o folião melhor preparado para enfrentar o calor e os dias de festa, sem ter a diversão interrompida por dano físico” aconselha.

Segundo o médico, a combinação de álcool e direção é um dos fatores responsáveis pela elevação no número de atendimentos feitos pelas emergências em Ortopedia e Traumatologia nessa época do ano. “São atendidos muitos casos de entorses, contusões e fraturas, causadas normalmente por quedas. Contudo, a grande incidência de traumas de trânsito envolve os jovens. Esta é uma triste realidade que enche todos os hospitais da nossa cidade”, diz, ressaltando que nas ocorrências de maior gravidade, envolvendo inclusive os traumas causados por acidentes de trânsito, o folião deve recorrer ao atendimento especializado de emergência.

Serviço: 

Dr. Marcelo Monteiro – Ortopedia e Medicina Esportiva

Endereços:

Ipanema


Rua Visconde de Pirajá, 303, sl 403 – Edifício Boutiques de Ipanema.

Barra da Tijuca

Avenida Jorge Cury, 550, sl 243 – Américas Medical City.

Telefones: (21) 3088-7855 / (21) 96444-9826 / (21) 99818-1010

www.drmarcelomonteiro.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Pacientes com câncer devem manter alimentação saudável mesmo no período de Natal e Reveillon

Quando o assunto são festas de final de ano, pacientes em quimioterapia e radioterapia precisam prestar atenção no que consomem. Segundo o onco-ortopedista Marcelo Bragança, do Hospital Clementino Fraga da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), não há proibições quanto à alimentação. A orientação é somente evitar alimentos gordurosos, pois eles podem potencializar efeitos indesejados da químio, como náuseas, enjoos e diarreia. ”Os alimentos muito gordurosos, como rabanada, coxa de frango com pele, carne vermelha, além dos embutidos, dependendo do paciente, podem causar mal-estar. Por isso, opte por porções reduzidas e coma em intervalos pequenos. Comece com as saladas, queijo branco, nozes, castanhas e frutas”, orienta o especialista aconselhando o consumo de carnes magras e se possível grelhadas. “Se comer peru, prefira a parte do peito e retire a pele. Asse com uma pouca quantidade de óleo”, aconselha o médico. Em relação ao consumo de bebidas, prefira sucos naturais ...

[News] Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá

  Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá A escritora e professora mineira Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, sobre a vulnerabilidade infantil e a cruel realidade do abandono, pela editora Patuá, no próximo dia 16.12.   A narrativa levará o s leitores  a um mundo que, ao fim da história, permanecerá em seus pensamentos. Geanneti fala de  tema s  difíc eis ,  mas encanta facilmente e deixa aquela vontade de saber quando vem o segundo romance. Sinopse do livro Uma menina se vê perdida em um posto de gasolina à beira de uma estrada. Uma escolha inevitável se aproxima. No desolado cenário de Nó Corrediço, somos lançados em um mundo no qual a fragilidade de uma criança colide com a desconcertante complexidade dos acontecimentos. Com uma prosa sensível e envolvente que nos atrai para um mundo de vulnerabilidade infantil e solidão pa...

[Saúde]Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde, entre os dias 15 e 18 de março, online e gratuitamente

  Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde Evento ocorre de 15 a 18 de março, online e gratuitamente, com profissionais especialistas no tema. No mês da mulher, a TRIBU Saúde , multiplataforma de saúde e educação criada pela endocrinologista Juliana Gabriel , promove 3 aulas gratuitas - "I Semana da Mulher - Entendendo a TPM" , de 15 a 18 de março, com profissionais especialistas, para que as mulheres entendam melhor sobre o tema, os influenciadores externos e as ferramentas para passar pela fase de forma mais leve. Programação: 15/03 - " O impacto dos seus hormônios na TPM" (aula gravada) - Dra. Juliana Gabriel (endocrinologista) 16/03 - "O impacto da TPM no seu emocional" (aula gravada) - Luiza Machado (psicóloga) 17/03 - "O impacto da alimentação na sua TPM (aula gravada) - Milena Hernandes (nutricionista) 18/03 - Aula tira-dúvidas ao vivo - às 19h "Esse é um mês  muito especial - da Mulher - e represent...