Pular para o conteúdo principal

Que tipo de peeling é adequado para sua pele?



O peeling é um tratamento versátil que pode ser utilizado desde problemas simples, como linhas finas e pele cansada, até sintomas mais difíceis de tratar, como manchas, marcas de acne e fotoenvelhecimento. O procedimento é feito com esfoliações mecânicas e aplicação de substâncias químicas no rosto, e suas diversas variações prometem restaurar a pele da região.

“A pele renova no momento em que as células velhas dão lugar a novas. O peeling além de clarear manchas, fechar os poros e promover uma limpeza profunda, melhora a cor e o aspecto da pele e é possível sentir a diferença já na primeira sessão”, afirma a dermatologista Tatiana Yumi.

Por deixar a cútis fina e sensível, a melhor época para fazer o procedimento pode ser nos meses mais frios, sendo que Setembro ainda é uma temporada excelente. "Com o sol mais ameno, o risco de sensibiliar a pele pelo calor é menor. Mas, mesmo assim, fica proibido se expor para evitar manchas e queimaduras", explica a especialista. "A falta de proteção solar pode levar à hiperpigmentação pós-inflamatória, que é muito difícil de tratar, assim como manchas em geral, por isso todo cuidado é pouco", completa.

Muitas possibilidades
Os peelings podem ser divididos em três categorias: superficiais, médios ou profundos. Cada um age em diferentes camadas da pele. "A diferença está na substância aplicada, em quantas camadas serão trabalhadas e na associação que se faz com os ativos", afirma Tatiana. Após uma análise médica bem criteriosa do sintoma a ser tratado, o peeling adequado é indicado. "Todos os peelings possuem o mesmo princípio: há uma destruição programada de partes da epiderme e/ou derme, seguida da regeneração dos tecidos. Ao ser agredida, a pele busca produzir colágeno para se defender e esse mecanismo trata o sintoma em questão", explica a dermatologista.

Ainda é possível potencializar essa base de tratamento. Por exemplo, quando a paciente tem manchas e rugas, é usado um ativo para a mancha e outro para a ruga. Se o pigmento estiver na superfície, ele sai com um peeling superficial. Mas, se estiver na camada média, o indicado é um peeling médio. Combinar peelings e lasers num tratamento progaramado é infalível. "Usa-se o laser para rugas profundas e flacidez, e o peeling para regiões menos marcadas, como linhas finas e manchas. A cicatrização é fácil e rápida”, diz a médica.

Conheça abaixo os diferentes tipos de peeling:

Superficiais 
É um tratamento leve e durante a recuperação da pele, ela não fica tão vermelha e sofre descamação suave por, no máximo, três dias. É indicado para peles oleosas, acneicas, com manchas claras ou poros dilatados, deixando-as uniformes e luminosas. O tratamento pode ser repetido a cada 15 dias. Outro bom exemplo de peeling superficial é o de cristal e diamante, cuja aplicação é realizada com um aparelho que emite micro cristais de hidróxido de alumínio e possui uma ponteira diamantada que, respectivamente, lixa a pele e esfolia.

Médios
São um pouco mais agressivos, uma vez que atinge a camada intermediária da pele. Dependendo da tolerância à dor, alguns pacientes podem precisar de anestesia. A cicatrização, geralmente, dura em torno de sete dias, mas a pele tende a ficar vermelha e com pequenas cascas de ferida, de tom amarronzado. Pode ser necessário, no mínimo, um mês para voltar ao seu estado natural. Esse tipo de peeling é indicado para quem tem manchas mais resistentes à tratamentos convencionais (que geralmente possuem profundidade média ou profunda) e sardas. Como resultado, ocorre melhora da textura e viço da pele, fecha os poros e ameniza rugas finas.

Após o tratamento, a descamação demora mais ou menos sete dias até terminar, e durante esse período é necessário evitar ao máximo a exposição solar. Já nas semanas seguintes, até completar um mês, é possível esconder a vermelhidão com maquiagem e retornar ao trabalho. O indicado é realizar esse peeling a cada três meses

Profundos
São os mais agressivos, pois as concentrações das substâncias atingem os tecidos mais internos, requer anestesia e, em alguns casos, sedação. A cicatrização dura de 15 a 20 dias. Em contrapartida, o estímulo de colágeno é enorme, favorecendo ainda mais o rejuvenescimento. É indicado para quem deseja tratar rugas profundas, cicatrizes de acne, manchas muito resistentes e flacidez média.

Nesse tipo de peeling, as concentrações dos ativos são mais altas. Potentes na produção de colágeno, tais ativos favorecem o rejuvenescimento do rosto, combatendo as rugas e atenuando manchas, além de suavizar as cicatrizes de acne.

Após o tratamento, a pele fica vermelha, formam-se cascas e crostas que vão cair em até 15 dias, mas a vermelhidão permanece por até 30 dias. Fica proibido se expor ao sol por pelo menos dois meses, além de ser obrigatório o uso de protetor solar com FPS alto durante esse período. Pela intensidade de seu efeito, esse peeling requer um intervalo de, no mínimo, seis a oito meses.

Serviço:Tatiana Yumi Dermatologia e Medicina Estética

Endereços:

Copacabana 


Av. Nossa Senhora de Copacabana, 647. Sala 913

Telefone: (21) 3686 6836/ 99792 4734

Tijuca 

Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, 2150 sala 1.113

Telefone: (21) 2051-5476 / (21) 99436-2236

www.tatianayumi.com.br

Instagram e Facebook: dratatianayumi

Postagens mais visitadas deste blog

Pacientes com câncer devem manter alimentação saudável mesmo no período de Natal e Reveillon

Quando o assunto são festas de final de ano, pacientes em quimioterapia e radioterapia precisam prestar atenção no que consomem. Segundo o onco-ortopedista Marcelo Bragança, do Hospital Clementino Fraga da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), não há proibições quanto à alimentação. A orientação é somente evitar alimentos gordurosos, pois eles podem potencializar efeitos indesejados da químio, como náuseas, enjoos e diarreia. ”Os alimentos muito gordurosos, como rabanada, coxa de frango com pele, carne vermelha, além dos embutidos, dependendo do paciente, podem causar mal-estar. Por isso, opte por porções reduzidas e coma em intervalos pequenos. Comece com as saladas, queijo branco, nozes, castanhas e frutas”, orienta o especialista aconselhando o consumo de carnes magras e se possível grelhadas. “Se comer peru, prefira a parte do peito e retire a pele. Asse com uma pouca quantidade de óleo”, aconselha o médico. Em relação ao consumo de bebidas, prefira sucos naturais ...

[News] Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá

  Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá A escritora e professora mineira Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, sobre a vulnerabilidade infantil e a cruel realidade do abandono, pela editora Patuá, no próximo dia 16.12.   A narrativa levará o s leitores  a um mundo que, ao fim da história, permanecerá em seus pensamentos. Geanneti fala de  tema s  difíc eis ,  mas encanta facilmente e deixa aquela vontade de saber quando vem o segundo romance. Sinopse do livro Uma menina se vê perdida em um posto de gasolina à beira de uma estrada. Uma escolha inevitável se aproxima. No desolado cenário de Nó Corrediço, somos lançados em um mundo no qual a fragilidade de uma criança colide com a desconcertante complexidade dos acontecimentos. Com uma prosa sensível e envolvente que nos atrai para um mundo de vulnerabilidade infantil e solidão pa...

[Saúde]Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde, entre os dias 15 e 18 de março, online e gratuitamente

  Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde Evento ocorre de 15 a 18 de março, online e gratuitamente, com profissionais especialistas no tema. No mês da mulher, a TRIBU Saúde , multiplataforma de saúde e educação criada pela endocrinologista Juliana Gabriel , promove 3 aulas gratuitas - "I Semana da Mulher - Entendendo a TPM" , de 15 a 18 de março, com profissionais especialistas, para que as mulheres entendam melhor sobre o tema, os influenciadores externos e as ferramentas para passar pela fase de forma mais leve. Programação: 15/03 - " O impacto dos seus hormônios na TPM" (aula gravada) - Dra. Juliana Gabriel (endocrinologista) 16/03 - "O impacto da TPM no seu emocional" (aula gravada) - Luiza Machado (psicóloga) 17/03 - "O impacto da alimentação na sua TPM (aula gravada) - Milena Hernandes (nutricionista) 18/03 - Aula tira-dúvidas ao vivo - às 19h "Esse é um mês  muito especial - da Mulher - e represent...