Pular para o conteúdo principal

Redes Sociais podem causar impacto negativo na forma como as pessoas se vêem


Nos Estados Unidos vem acontecendo, desde o ano passado, um aumento no número de cirurgias plásticas devido ao efeito selfie, ou seja, tirar fotografias para publicar nas redes sociais, principalmente entre pessoas mais jovens e adolescentes. Os números são impressionantes: houve um aumento de 15% do número de cirurgias de rinoplastia realizadas nos EUA em 2017, em comparação com o mesmo período de 2016. Até um termo surgiu entre os adeptos: o facelift facebook. No Brasil, a onda só aumenta e eles querem se operar para ficarem bem nas fotos.

Mas, apesar de terem sido realizadas no ano passado mais de 2 milhões de cirurgias plásticas, sendo 1 milhão com fins estéticos, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica- RJ, alega que o fenômeno selfie ainda é incipiente para que se possa confirmar seu impacto no número de procedimentos, mas que o hábito de se observar mais em fotografias pode aumentar a percepção de defeitos, já que o selfie é como um espelho. Diante dele, as pessoas têm uma observação mais atenta das possíveis deformidades.

Segundo a cirurgiã plástica Roberta Alvares Azevedo, do Rio de Janeiro, que é Membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica-RJ, é fato que as selfies mexem com o psicológico e a autoestima é um dos fatores que levam as pessoas a procurarem pelos procedimentos estéticos e cirúrgicos. “Neste sentido, pesquisas apontam que as redes sociais podem causar impacto negativo na forma como as pessoas se veem”, diz a médica que abaixo responde algumas perguntas sobre o assunto:

1-Como a senhora vê estes exageros causados pela mídia social?

Dra. Roberta Azevedo- A mídia pode ser nossa maior aliada ou nosso pior carrasco. O excesso de exposição coloca as pessoas em um nível de exigência pessoal muitas vezes inatingível. 

2- No caso dos adolescentes os pais devem interferir?

Dra. Roberta Azevedo- É papel dos pais orientar seus filhos a buscarem objetivos concretos além de realçarem a importância de que se amar é se aceitar. Querer se parecer com alguma celebridade virtual pode trazer transtornos psicológicos aos adolescentes em uma fase da vida em que estão muito vulneráveis, que ainda estão tentando entender quem são”.

3- Quais as cirurgias mais procuradas?

Dra. Roberta Azevedo- Jovens e adolescentes procuram o consultório de cirurgia plástica visando um perfil mais harmônico através da rinoplastia. O aumento mamário também pode ser incluído neste efeito selfie.

4-Quando um adolescente está apto a ser operado? Ou seja, com que idade uma menina ou garoto pode submeter-se a rinoplastia, por exemplo?

Dra. Roberta Azevedo- A adolescência ainda se caracteriza por um período de formação do corpo humano. Deve-se respeitar o término do crescimento, que pode variar de indivíduo para indivíduo. Com relação à rinoplastia, deve-se levar em consideração se a cirurgia é meramente estética ou funcional, no caso de pacientes que respiram mal. No caso de cirurgia estética é melhor que se aguarde a maioridade (18 anos). A cirurgia funcional pode ser realizada antes, com um otorrinolaringologista. Caso o paciente esteja fazendo tratamento ortodôntico, convém concluir o tratamento primeiro, pois o mesmo pode alterar as proporções da face.

Serviços:

Roberta Alvares Azevedo - Clínica de Cirurgia Plástica Estéteica e Reparadora
Endereço: Av. Armando Lombardi, 1.000 - Bloco 2 - Sala 204
Barra Life Medical Center - Jardim Oceânico
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Tel: (21) 2540-8113
WhatsApp: (21) 99640-8999

Postagens mais visitadas deste blog

Pacientes com câncer devem manter alimentação saudável mesmo no período de Natal e Reveillon

Quando o assunto são festas de final de ano, pacientes em quimioterapia e radioterapia precisam prestar atenção no que consomem. Segundo o onco-ortopedista Marcelo Bragança, do Hospital Clementino Fraga da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), não há proibições quanto à alimentação. A orientação é somente evitar alimentos gordurosos, pois eles podem potencializar efeitos indesejados da químio, como náuseas, enjoos e diarreia. ”Os alimentos muito gordurosos, como rabanada, coxa de frango com pele, carne vermelha, além dos embutidos, dependendo do paciente, podem causar mal-estar. Por isso, opte por porções reduzidas e coma em intervalos pequenos. Comece com as saladas, queijo branco, nozes, castanhas e frutas”, orienta o especialista aconselhando o consumo de carnes magras e se possível grelhadas. “Se comer peru, prefira a parte do peito e retire a pele. Asse com uma pouca quantidade de óleo”, aconselha o médico. Em relação ao consumo de bebidas, prefira sucos naturais ...

[News] Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá

  Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá A escritora e professora mineira Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, sobre a vulnerabilidade infantil e a cruel realidade do abandono, pela editora Patuá, no próximo dia 16.12.   A narrativa levará o s leitores  a um mundo que, ao fim da história, permanecerá em seus pensamentos. Geanneti fala de  tema s  difíc eis ,  mas encanta facilmente e deixa aquela vontade de saber quando vem o segundo romance. Sinopse do livro Uma menina se vê perdida em um posto de gasolina à beira de uma estrada. Uma escolha inevitável se aproxima. No desolado cenário de Nó Corrediço, somos lançados em um mundo no qual a fragilidade de uma criança colide com a desconcertante complexidade dos acontecimentos. Com uma prosa sensível e envolvente que nos atrai para um mundo de vulnerabilidade infantil e solidão pa...

[Saúde]Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde, entre os dias 15 e 18 de março, online e gratuitamente

  Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde Evento ocorre de 15 a 18 de março, online e gratuitamente, com profissionais especialistas no tema. No mês da mulher, a TRIBU Saúde , multiplataforma de saúde e educação criada pela endocrinologista Juliana Gabriel , promove 3 aulas gratuitas - "I Semana da Mulher - Entendendo a TPM" , de 15 a 18 de março, com profissionais especialistas, para que as mulheres entendam melhor sobre o tema, os influenciadores externos e as ferramentas para passar pela fase de forma mais leve. Programação: 15/03 - " O impacto dos seus hormônios na TPM" (aula gravada) - Dra. Juliana Gabriel (endocrinologista) 16/03 - "O impacto da TPM no seu emocional" (aula gravada) - Luiza Machado (psicóloga) 17/03 - "O impacto da alimentação na sua TPM (aula gravada) - Milena Hernandes (nutricionista) 18/03 - Aula tira-dúvidas ao vivo - às 19h "Esse é um mês  muito especial - da Mulher - e represent...