Pular para o conteúdo principal

A importância da cirurgia plástica pós-obesidade na recuperação da autoestima

A obesidade é um problema grave de saúde e aumenta sua incidência a cada ano. Uma das maneiras mais eficazes para tratar o problema é a cirurgia bariátrica, indicada para quem sofre de obesidade mórbida e não consegue eliminar peso apenas com dieta e medicamentos específicos. No entanto, o pós-operatório desse procedimento deixa marcas no paciente que podem continuar interferindo em sua autoestima e qualidade de vida.

"A obesidade em níveis elevados promove uma distensão da pele que proporciona perda de elasticidade e compromete a retração mesmo após a redução do peso por meio de cirurgia. Com isso, o paciente pós-operado elimina peso, mas ganha excesso de pele flácida, principalmente em áreas como abdômen, braço e pernas", explica o cirurgião plástico Marcelo Moreira, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e responsável pela plástica pós-bariátrica do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE) do ano de 2008 a 2018.

Por isso, em casos como esse, apenas a cirurgia plástica é capaz de resolver o problema. O procedimento cirúrgico visa corrigir as deformidades provocadas pelo emagrecimento. Durante a cirurgia, o excesso de pele é retirado e o cirurgião pode remodelar o corpo do paciente. Devido à situação provocada pela obesidade, essa cirurgia nem é considerada estética, mas reparadora.

"É a única maneira de devolver qualidade de vida ao paciente que já se submeteu à cirurgia bariátrica e que tenta recuperar seu cotidiano de maneira mais equilibrada, apostando em dietas, atividades físicas e controle de peso", diz o médico.

O excesso de pele causado pelo emagrecimento acentuado pode provocar uma série de desconfortos físicos e emocionais ao paciente.

"O problema pode comprometer a postura e causar dermatite nas dobras que se formam devido ao excesso de pele. Além disso, compromete a autoestima e dificulta que este paciente volte a se integrar socialmente e até mesmo se relacionar sexualmente", comenta.

É importante alertar que este tipo de procedimento não pode ser realizado logo após a cirurgia bariátrica. É necessário que o paciente espere, em média, um ano, para atingir a estabilidade emocional e o peso. O médico afirma que há pacientes que precisam de várias intervenções para conseguir atingir o corpo adequado.

"Também existem casos mais simples que com duas cirurgias plásticas já se obtém um resultado satisfatório", completa.

Dependendo do volume de pele a ser retirado e da quantidade de áreas atingidas, o cirurgião plástico pode realizar o procedimento em etapas para preservar a segurança deste paciente e não o expor a um procedimento tão longo.


Serviço: 

Clínica de Cirurgia Plástica Marcelo Moreira

Endereço:
 Rua Barão de Lucena 48 / Sala 05 – Botafogo

Telefones: (21) 3208-2186 / (21) 99348-5978

www.marcelomoreira.med.br

Postagens mais visitadas deste blog

Pacientes com câncer devem manter alimentação saudável mesmo no período de Natal e Reveillon

Quando o assunto são festas de final de ano, pacientes em quimioterapia e radioterapia precisam prestar atenção no que consomem. Segundo o onco-ortopedista Marcelo Bragança, do Hospital Clementino Fraga da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), não há proibições quanto à alimentação. A orientação é somente evitar alimentos gordurosos, pois eles podem potencializar efeitos indesejados da químio, como náuseas, enjoos e diarreia. ”Os alimentos muito gordurosos, como rabanada, coxa de frango com pele, carne vermelha, além dos embutidos, dependendo do paciente, podem causar mal-estar. Por isso, opte por porções reduzidas e coma em intervalos pequenos. Comece com as saladas, queijo branco, nozes, castanhas e frutas”, orienta o especialista aconselhando o consumo de carnes magras e se possível grelhadas. “Se comer peru, prefira a parte do peito e retire a pele. Asse com uma pouca quantidade de óleo”, aconselha o médico. Em relação ao consumo de bebidas, prefira sucos naturais ...

[News] Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá

  Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá A escritora e professora mineira Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, sobre a vulnerabilidade infantil e a cruel realidade do abandono, pela editora Patuá, no próximo dia 16.12.   A narrativa levará o s leitores  a um mundo que, ao fim da história, permanecerá em seus pensamentos. Geanneti fala de  tema s  difíc eis ,  mas encanta facilmente e deixa aquela vontade de saber quando vem o segundo romance. Sinopse do livro Uma menina se vê perdida em um posto de gasolina à beira de uma estrada. Uma escolha inevitável se aproxima. No desolado cenário de Nó Corrediço, somos lançados em um mundo no qual a fragilidade de uma criança colide com a desconcertante complexidade dos acontecimentos. Com uma prosa sensível e envolvente que nos atrai para um mundo de vulnerabilidade infantil e solidão pa...

[Saúde]Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde, entre os dias 15 e 18 de março, online e gratuitamente

  Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde Evento ocorre de 15 a 18 de março, online e gratuitamente, com profissionais especialistas no tema. No mês da mulher, a TRIBU Saúde , multiplataforma de saúde e educação criada pela endocrinologista Juliana Gabriel , promove 3 aulas gratuitas - "I Semana da Mulher - Entendendo a TPM" , de 15 a 18 de março, com profissionais especialistas, para que as mulheres entendam melhor sobre o tema, os influenciadores externos e as ferramentas para passar pela fase de forma mais leve. Programação: 15/03 - " O impacto dos seus hormônios na TPM" (aula gravada) - Dra. Juliana Gabriel (endocrinologista) 16/03 - "O impacto da TPM no seu emocional" (aula gravada) - Luiza Machado (psicóloga) 17/03 - "O impacto da alimentação na sua TPM (aula gravada) - Milena Hernandes (nutricionista) 18/03 - Aula tira-dúvidas ao vivo - às 19h "Esse é um mês  muito especial - da Mulher - e represent...