Pular para o conteúdo principal

MEDICINA ORTOMOLECULAR: DESCUBRA A CIÊNCIA QUE ESTUDA O EQUILÍBRIO DO CORPO


A Medicina Ortomolecular consiste em uma medicina preventiva.
O objetivo é recuperar e manter a saúde por meio de uma alimentação adequada e da administração de suplementos nutricionais.

De acordo com o médico Rodrigo Carriello, prático em ortomolecular e Medicina do Esporte, ela age sobre as alterações moleculares antes que lesionem células e tecidos, ao contrário da abordagem médica convencional, que atua a partir das alterações já instaladas.

Segundo Carriello, um organismo mal nutrido torna-se alvo fácil de doenças e de envelhecimento precoce, pois reage com dificuldade às agressões do dia-a-dia, que não são poucas: a competição que estressa, a poluição ambiental de todo tipo, o excessivo consumo de doces, gorduras saturadas, alimentos refinados, industrializados, com substâncias tóxicas, como corantes, conservantes, resíduos de fertilizantes e defensivos químicos, e ainda hormônios e antiobióticos que costumam estar presentes em alguns produtos. “Não basta, portanto, confiar apenas numa dieta bem balanceada: é preciso complementá-la. São inúmeros os estudos que comprovam a ação terapêutica e preventiva de suplementos alimentares, como Vitamina C, Vitamina E, Beta Caroteno, Selênio, Zinco e Magnésio. Os suplementos são imprescindíveis para quem deseja viver mais, com saúde e vigor, e também muito valiosos no tratamento de problemas específicos de saúde” explica o médico.

Quem precisa de Medicina Ortomolecular?

Segundo Rodrigo Carriello precisam da ortomolecular todas as pessoas saudáveis que desejam viver muito e com super-saúde, além das pessoas que não se sentem muito confortáveis com a própria saúde e àquelas que estão doentes e desejam a cura ou, ao menos, a possibilidade de atenuar ou estacionar as manifestações da doença.

“Muitas são as indicações da medicina ortomolecular, inclusive para emagrecer definitivamente e com saúde, através da reeducação dos hábitos alimentares” explica Carriello.

Um dos benefícios que mais atraem na medicina preventiva ortomolecular é o fato de ela ajudar a estabelecer o peso ideal da pessoa. “Ela emagrece sim! Com a correção dos nutrientes e a melhoria da saúde, ocorre uma recuperação da capacidade de queima dos alimentos, causada pela normalização da função da organela celular mitocôndria e pela saciedade, que é satisfeita com mais facilidade, pois os órgãos estarão mais abastecidos nutricionalmente” revela o médico lembrando que outro fator que também melhora é a ansiedade, bem como a adaptação ao estresse, causando uma diminuição do hormônio cortisol, que, quando elevado, gera ganho de peso.

É muito importante destacar que não há nenhuma restrição ao tratamento, qualquer pessoa pode fazê-lo. Caso ele seja interrompido, os resultados obtidos progressivamente serão perdidos. Em determinadas situações, os problemas poderão voltar, especialmente quando não for realizado o tratamento de maneira correta e por completo.

Dicas da medicina OrtoMolecular 
DIFICULDADE DE PERDER PESO O que está faltando: ácidos graxos essenciais e vitamina A.
Onde obter: semente de linhaça, cenoura e salmão – além de suplementos específicos.

RETENÇÃO DE LÍQUIDOS O que está faltando: na verdade um desequilíbrio entre o potássio, fósforo e sódio.
Onde obter: água de coco, azeitona, pêssego, ameixa, figo, amêndoa, nozes, acelga, coentro e os suplementos.

COMPULSÃO A DOCES O que está faltando: cromo. Cereais integrais, nozes, centeio, banana, espinafre, cenoura + suplementos. B2 riboflavina.
Onde obter: levedura de cerveja

CÂIMBRA, DOR DE CABEÇA O que está faltando: potássio e magnésio.
Onde obter: banana, cevada, milho, manga, pêssego, acerola, laranja, suco. verde + suplementos.

DESCONFORTO INTESTINAL, GASES, INCHAÇO ABDOMINAL O que está faltando: lactobacilos vivos.
Onde obter: coalhada, iogurte, missô, yakult, chucrute, kefir e similares.

MEMÓRIA RUIM O que está faltando: acetil colina, inositol.
Onde obter: lecitina de soja, gema de ovo + suplementos.

HIPOTIREOIDISMO (PROVOCA GANHO DE PESO SEM CAUSA APARENTE) O que está faltando: iodo.
Onde obter: algas marinhas, cenoura, óleo, pêra, abacaxi, peixes de água salgada e sal marinho.

CABELOS QUEBRADIÇOS E UNHAS FRACAS O que está faltando: colágeno.
Onde obter: peixes, ovos, carnes magras, gelatina + suplementos.

FRAQUEZA, INDISPOSIÇÃO, MAL ESTAR O que está faltando: vitaminas A, C, e E e ferro.
Onde obter: verduras, frutas, carnes magras e suplementos.

COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS ALTOS O que está faltando: Ômega 3 e 6.
Onde obter: sardinha, salmão, abacate, azeitona, gergelim, linhaça e azeite de oliva.

Cozinhe a seu favor…
Na medicina ortomolecular, a forma de cozinhar e até os utensílios utilizados ajudam a preservar os nutrientes.

Evite a ingestão de queijos e carnes gordas e frituras. A gordura acelera o processo de oxidação dos alimentos. Cozinhe os alimentos no vapor ou até 100º, pois muito calor também oxida os alimentos.

Evite utensílios de alumínio, os resíduos desse metal são tóxicos e podem ficar na comida. Preferir panelas de vidro ou de aço . Em hipótese alguma, aqueça os seus alimentos em embalagens e recipientes de plástico no microondas.

Serviços:

Dr. Rodrigo Carriello - Ortopedia e Traumatologia- Prática em Nutrição Esportiva, Ortomolecular e Performance Humana


Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 190, salas 1026 e 1012 – Botafogo
Telefones: (21) 3239-5000 / (21) 2537-6838

www.drrodrigocarriello.com

Postagens mais visitadas deste blog

Pacientes com câncer devem manter alimentação saudável mesmo no período de Natal e Reveillon

Quando o assunto são festas de final de ano, pacientes em quimioterapia e radioterapia precisam prestar atenção no que consomem. Segundo o onco-ortopedista Marcelo Bragança, do Hospital Clementino Fraga da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), não há proibições quanto à alimentação. A orientação é somente evitar alimentos gordurosos, pois eles podem potencializar efeitos indesejados da químio, como náuseas, enjoos e diarreia. ”Os alimentos muito gordurosos, como rabanada, coxa de frango com pele, carne vermelha, além dos embutidos, dependendo do paciente, podem causar mal-estar. Por isso, opte por porções reduzidas e coma em intervalos pequenos. Comece com as saladas, queijo branco, nozes, castanhas e frutas”, orienta o especialista aconselhando o consumo de carnes magras e se possível grelhadas. “Se comer peru, prefira a parte do peito e retire a pele. Asse com uma pouca quantidade de óleo”, aconselha o médico. Em relação ao consumo de bebidas, prefira sucos naturais ...

[News] Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá

  Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá A escritora e professora mineira Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, sobre a vulnerabilidade infantil e a cruel realidade do abandono, pela editora Patuá, no próximo dia 16.12.   A narrativa levará o s leitores  a um mundo que, ao fim da história, permanecerá em seus pensamentos. Geanneti fala de  tema s  difíc eis ,  mas encanta facilmente e deixa aquela vontade de saber quando vem o segundo romance. Sinopse do livro Uma menina se vê perdida em um posto de gasolina à beira de uma estrada. Uma escolha inevitável se aproxima. No desolado cenário de Nó Corrediço, somos lançados em um mundo no qual a fragilidade de uma criança colide com a desconcertante complexidade dos acontecimentos. Com uma prosa sensível e envolvente que nos atrai para um mundo de vulnerabilidade infantil e solidão pa...

[Saúde]Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde, entre os dias 15 e 18 de março, online e gratuitamente

  Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde Evento ocorre de 15 a 18 de março, online e gratuitamente, com profissionais especialistas no tema. No mês da mulher, a TRIBU Saúde , multiplataforma de saúde e educação criada pela endocrinologista Juliana Gabriel , promove 3 aulas gratuitas - "I Semana da Mulher - Entendendo a TPM" , de 15 a 18 de março, com profissionais especialistas, para que as mulheres entendam melhor sobre o tema, os influenciadores externos e as ferramentas para passar pela fase de forma mais leve. Programação: 15/03 - " O impacto dos seus hormônios na TPM" (aula gravada) - Dra. Juliana Gabriel (endocrinologista) 16/03 - "O impacto da TPM no seu emocional" (aula gravada) - Luiza Machado (psicóloga) 17/03 - "O impacto da alimentação na sua TPM (aula gravada) - Milena Hernandes (nutricionista) 18/03 - Aula tira-dúvidas ao vivo - às 19h "Esse é um mês  muito especial - da Mulher - e represent...