Pular para o conteúdo principal

Nutrição Funcional na infância pode evitar doenças

Novos estudos mostram que o consumo de alimentos funcionais na infância pode impedir alguns males na fase adulta



Falar em alimentos funcionais pode parecer um pouco confuso; afinal, todos eles não têm uma função? Sim. Todos os alimentos fornecem nutrientes, mas só os considerados funcionais são capazes de nutrir e, ainda, reduzir o risco de alguma doença. Você certamente já preparou algum para seu filho comer, já que, temperos como cebola e alho, que são considerados funcionais, são a base para várias receitas.

Segundo a nutricionista Paula Galardo, Pós-graduada em Nutrição Clínica e Pediátrica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, o termo funcional foi citado pela primeira vez na década de 1980, mas só recentemente as pesquisas alcançaram o universo infantil. Novos estudos mostram que o tomate e a soja, por exemplo, seriam capazes de evitar doenças na fase adulta e garantir um crescimento e desenvolvimento melhor na infância. “Não se trata de cura, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária não permite falar em prevenção porque entende que outros fatores estão envolvidos, como fazer exercícios físicos” explica a especialista.

Na prática, porém, o termo é recorrente na fala dos profissionais da área. “Se a criança tem uma alimentação equilibrada e os funcionais são introduzidos precocemente, é possível dizer que você está eliminando o risco de aparecimento de algumas doenças, como problemas com colesterol e diabetes”, diz Paula, afirmando que a alimentação funcional é válida e importante, mas você não pode abandonar todos os outros alimentos, como as carnes. “A criança precisa de variedade no prato para estar bem nutrida e ser saudável, e os funcionais vêm para somar, e não para reduzir. São benéficos para toda a família. Gestantes, por exemplo, podem tirar proveito desse tipo de alimento, já que alguns beneficiam o desenvolvimento cerebral do bebê” explica.

A nutricionista aponta abaixo os alimentos funcionais mais importantes na infância, revelando também quais os benefícios fornecidos.

Leite materno- Além de ser rico em nutrientes, é fonte de anticorpos, que desenvolvem o sistema imunológico infantil. Estudos mostram que a amamentação exclusiva reduz o risco de obesidade e mantém o colesterol controlado na fase adulta.

Probióticos e prebióticos-  Estes são produtos industrializados. O primeiro trata da adição de microrganismos vivos em um alimento, como o leite fermentado, que, quando ingerido, leva-os para o colo do intestino, favorecendo seu funcionamento. Os prebióticos servem de alimentos para bactérias, que fazem bem ao nosso organismo. São formulados com ingredientes de alguns vegetais. Ambos melhoram a absorção do cálcio, evitam constipação e diarreia. Para saber quais são esses produtos, consulte as embalagens de iogurtes e leites fermentados.

Ômega 3- É responsável pelo desenvolvimento do sistema nervoso e da retina. Tanto crianças quanto adultos devem comer peixe pelo menos três vezes por semana. São fontes ricas os de água fria, como sardinha, atum e salmão.

Grãos integrais e talos- Ambos contêm muita fibra alimentar. Os grãos, apesar de não serem considerados alimentos funcionais por não terem uma função nutricional específica, evitam a constipação intestinal.

Soja - Novas pesquisas mostram que o consumo de soja na infância reduz as probabilidades de aparecimento de câncer de mama.

Azeite de Oliva- No molho de tomate ou na salada, o azeite tem o poder de reduzir o LDL, o colesterol ruim.

Tomate - O licopeno é o pigmento que dá a cor avermelhada à fruta. Quanto mais vermelho for o tomate, maior é a quantidade da substância. Além do benefício contra doenças cardiovasculares, reduz a incidência de câncer de próstata na fase adulta.

Cebola e alho - Os antioxidantes desses alimentos agem neutralizando os radicais livres em excesso, formados a partir de células de nosso corpo.

Frutas vermelhas e cítricas - Comprar amoras e mexericas mais vezes na semana. As cítricas reduzem o risco de câncer, e as vermelhas ajudam a diminuir o LDL, o colesterol ruim. Sirva três porções por dia a seu filho. Quando aquecidas, perdem parte das funções nutricionais e funcionais.


SERVIÇOS:

CLÍNICA NUTRIVITAL

. Av. Nossa Senhora de Copacabana, 195 - sala 903 – Copacabana

Tel: (21) 3597-4690 | (21) 99204-6195



. Av. Érico Veríssimo, 952 - sala 206 – Barra da Tijuca

Tel: (21) 3936-5795 | (21) 97577-8444                           


contato@nutrivital.com.br

http://clinicanutrivital.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Pacientes com câncer devem manter alimentação saudável mesmo no período de Natal e Reveillon

Quando o assunto são festas de final de ano, pacientes em quimioterapia e radioterapia precisam prestar atenção no que consomem. Segundo o onco-ortopedista Marcelo Bragança, do Hospital Clementino Fraga da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), não há proibições quanto à alimentação. A orientação é somente evitar alimentos gordurosos, pois eles podem potencializar efeitos indesejados da químio, como náuseas, enjoos e diarreia. ”Os alimentos muito gordurosos, como rabanada, coxa de frango com pele, carne vermelha, além dos embutidos, dependendo do paciente, podem causar mal-estar. Por isso, opte por porções reduzidas e coma em intervalos pequenos. Comece com as saladas, queijo branco, nozes, castanhas e frutas”, orienta o especialista aconselhando o consumo de carnes magras e se possível grelhadas. “Se comer peru, prefira a parte do peito e retire a pele. Asse com uma pouca quantidade de óleo”, aconselha o médico. Em relação ao consumo de bebidas, prefira sucos naturais ...

[News] Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá

  Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá A escritora e professora mineira Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, sobre a vulnerabilidade infantil e a cruel realidade do abandono, pela editora Patuá, no próximo dia 16.12.   A narrativa levará o s leitores  a um mundo que, ao fim da história, permanecerá em seus pensamentos. Geanneti fala de  tema s  difíc eis ,  mas encanta facilmente e deixa aquela vontade de saber quando vem o segundo romance. Sinopse do livro Uma menina se vê perdida em um posto de gasolina à beira de uma estrada. Uma escolha inevitável se aproxima. No desolado cenário de Nó Corrediço, somos lançados em um mundo no qual a fragilidade de uma criança colide com a desconcertante complexidade dos acontecimentos. Com uma prosa sensível e envolvente que nos atrai para um mundo de vulnerabilidade infantil e solidão pa...

[Saúde]Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde, entre os dias 15 e 18 de março, online e gratuitamente

  Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde Evento ocorre de 15 a 18 de março, online e gratuitamente, com profissionais especialistas no tema. No mês da mulher, a TRIBU Saúde , multiplataforma de saúde e educação criada pela endocrinologista Juliana Gabriel , promove 3 aulas gratuitas - "I Semana da Mulher - Entendendo a TPM" , de 15 a 18 de março, com profissionais especialistas, para que as mulheres entendam melhor sobre o tema, os influenciadores externos e as ferramentas para passar pela fase de forma mais leve. Programação: 15/03 - " O impacto dos seus hormônios na TPM" (aula gravada) - Dra. Juliana Gabriel (endocrinologista) 16/03 - "O impacto da TPM no seu emocional" (aula gravada) - Luiza Machado (psicóloga) 17/03 - "O impacto da alimentação na sua TPM (aula gravada) - Milena Hernandes (nutricionista) 18/03 - Aula tira-dúvidas ao vivo - às 19h "Esse é um mês  muito especial - da Mulher - e represent...