Pular para o conteúdo principal

Agita Rio, a onda agora é se movimentar


Dia 27 de maio, das 8h às 12h, será lançada na praia do Leblon (em frente à Rua João Lira) a Campanha Agita Rio- A onda agora é se movimentar, com o objetivo de promover a saúde através da prática de esportes e atividade físicas, estimulando a população a sair do sedentarismo.

Várias tendas estarão montadas no local onde uma equipe multidisciplinar formada por médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e professores de educação física estarão realizando diversos testes físicos como bioimpedância, aferição de pressão, biometria, entre outros, para avaliar cada pessoa quanto às suas aparentes condições para realização de atividades físicas.

Idealizada pelo médico do esporte, Alexandre Carvalho, ( responsável pelo quadro ‘Medida Certa da TV Globo’ junto com o educador físico Márcio Atalla) a campanha conta com o apoio de vários artistas e atletas como Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima, Bernardinho, Fernanda Keller, Fabizinha do vôlei, as campeãs de vôlei de praia Àgatha Bednarczuk e Talita Antunes, Nicete Bruno, Beth Goulart , Mário Júnior, Caio Paduan, Luciano Zafir, entre outros que cederam suas imagens como forma de adesão ao evento.

Alerta sobre o Sedentarismo no Rio de Janeiro 
Segundo dados do IBGE e da Organização Mundial de Saúde, 80% da população carioca é sedentária, sendo que 73,4% são homens e 84,1% de mulheres.

Alexandre Carvalho alega que não é segredo que o sedentarismo e a má alimentação têm aumentado diariamente por todos os Estados do país, entretanto, os dados acima mostram de forma alarmante como o carioca está posicionado no ranking nacional.

“Daí a importância de se realizar uma campanha tão ampla quanto esta, que percorrerá diversos bairros da cidade estendendo-se durante todo o ano e com o objetivo de tornar-se fixa no calendário da cidade. O Rio tem passado por momentos muito difíceis. Nada melhor do que cuidarmos da nossa saúde, pois a transformação de tudo começa a partir de nós mesmos” diz Alexandre Carvalho, lembrando que amamos nossa cidade que tem espaço e belezas naturais para a prática de esportes e movimentos.


Alerta 
“É importante saber que 70% da população mundial é sedentária e constatar que um número tão grande de pessoas aqui no Rio caminham junto a esta realidade é assustador tendo em vista o número de moléstias geradas pelo sedentarismo” alega o médico lembrando que, praticar um esporte, ou uma atividade física, pode vir a diminuir esses índices, além de gerar diversos resultados a saúde e ao bem estar.

Ainda de acordo com o especialista, a prática de atividades físicas melhora os problemas cardiorrespiratórios, faz a regulação de doenças como diabetes, pressão alta, osteoporose, colesterol, obesidade entre outras.


Hábitos que podem ser executados no dia a dia 
Para quem não tem tempo ou não gosta de ir à academia, existem alguns outros métodos para serem utilizados e para pôr a saúde em dia. Simples hábitos como pedalar, jogar bola, correr, caminhar, nadar, subir escadas e dançar, são alguns dos exercícios físicos sugeridos pela campanha. Além disso, os profissionais da área incentivam que algumas atividades do dia a dia sejam feitas com mais frequência como passear com cachorro, varrer, cuidar do jardim, lavar o carro, dentre outras. Hábitos como estes melhorarão a qualidade de vida e a saúde.

Mudança de Hábitos 
“Mudar de hábitos nem sempre é tão simples assim como se pensa. Para quem nunca praticou nenhum tipo de exercício, precisa iniciar suas práticas com atividades mais leves, que sejam sempre instruídas por profissional de educação física habilitado” diz o médico.


DMC 21 Comunicação e Marketing 

Jornalista responsável: Mirian Barbosa - (21) 98592-4237
Contatos: (21) 3258-4917 / (21) 96550-7169 / (21)98137-9583
Rua Siqueira Campos, 70 / 502 – Copacabana – Rio de Janeiro/ RJ


Postagens mais visitadas deste blog

Pacientes com câncer devem manter alimentação saudável mesmo no período de Natal e Reveillon

Quando o assunto são festas de final de ano, pacientes em quimioterapia e radioterapia precisam prestar atenção no que consomem. Segundo o onco-ortopedista Marcelo Bragança, do Hospital Clementino Fraga da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), não há proibições quanto à alimentação. A orientação é somente evitar alimentos gordurosos, pois eles podem potencializar efeitos indesejados da químio, como náuseas, enjoos e diarreia. ”Os alimentos muito gordurosos, como rabanada, coxa de frango com pele, carne vermelha, além dos embutidos, dependendo do paciente, podem causar mal-estar. Por isso, opte por porções reduzidas e coma em intervalos pequenos. Comece com as saladas, queijo branco, nozes, castanhas e frutas”, orienta o especialista aconselhando o consumo de carnes magras e se possível grelhadas. “Se comer peru, prefira a parte do peito e retire a pele. Asse com uma pouca quantidade de óleo”, aconselha o médico. Em relação ao consumo de bebidas, prefira sucos naturais ...

[News] Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá

  Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá A escritora e professora mineira Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, sobre a vulnerabilidade infantil e a cruel realidade do abandono, pela editora Patuá, no próximo dia 16.12.   A narrativa levará o s leitores  a um mundo que, ao fim da história, permanecerá em seus pensamentos. Geanneti fala de  tema s  difíc eis ,  mas encanta facilmente e deixa aquela vontade de saber quando vem o segundo romance. Sinopse do livro Uma menina se vê perdida em um posto de gasolina à beira de uma estrada. Uma escolha inevitável se aproxima. No desolado cenário de Nó Corrediço, somos lançados em um mundo no qual a fragilidade de uma criança colide com a desconcertante complexidade dos acontecimentos. Com uma prosa sensível e envolvente que nos atrai para um mundo de vulnerabilidade infantil e solidão pa...

[Saúde]Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde, entre os dias 15 e 18 de março, online e gratuitamente

  Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde Evento ocorre de 15 a 18 de março, online e gratuitamente, com profissionais especialistas no tema. No mês da mulher, a TRIBU Saúde , multiplataforma de saúde e educação criada pela endocrinologista Juliana Gabriel , promove 3 aulas gratuitas - "I Semana da Mulher - Entendendo a TPM" , de 15 a 18 de março, com profissionais especialistas, para que as mulheres entendam melhor sobre o tema, os influenciadores externos e as ferramentas para passar pela fase de forma mais leve. Programação: 15/03 - " O impacto dos seus hormônios na TPM" (aula gravada) - Dra. Juliana Gabriel (endocrinologista) 16/03 - "O impacto da TPM no seu emocional" (aula gravada) - Luiza Machado (psicóloga) 17/03 - "O impacto da alimentação na sua TPM (aula gravada) - Milena Hernandes (nutricionista) 18/03 - Aula tira-dúvidas ao vivo - às 19h "Esse é um mês  muito especial - da Mulher - e represent...