Pular para o conteúdo principal

Semana de prevenção ao diabetes ilumina Cristo de azul e promove ações para alertar sobre a doença



Haverá caminhada, pedalada e campanhas de ação e cidadania pela Orla de Copacabana.

Para esclarecer a população sobre o diabetes e suas complicações, a Associação Carioca de Diabetes (ACD), a mais antiga do Rio de Janeiro, fundada em 1957 e direcionada aos diabéticos com campanhas de conscientização da doença, realiza de 12 a 15 de novembro a 11ª Semana de Atenção ao Diabético do Rio de Janeiro, com o tema “Vida Saudável e Diabetes”, que prega a prevenção da Diabetes e de suas principais complicações pela mudança do estilo de vida e monitorização constante do paciente diabético focando, este ano, especialmente na saúde da mulher.

“O objetivo da Semana de Atenção ao Diabético, é alertar a população, formadores de opinião e profissionais da saúde com informações básicas sobre vida e alimentação saudáveis e noções sobre o Diabetes Mellitus, suas possíveis complicações e ações preventivas” explica o Membro Titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBAV) e Presidente-executivo da ACD, Jackson Caiafa, lembrando que a doença hoje atinge 16 milhões de brasileiros, segundo os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Este ano, mais uma vez com a ajuda e parceria do cartunista Ziraldo, fizemos uma camisa institucional com o desenho do artista, representando o alerta contra o diabetes.

Entre as atividades do Dia 14 de Novembro, terça-feira, quando se comemora o Dia Mundial do Diabetes, está prevista a iluminação do Santuário do Cristo Redentor do Corcovado, que acontece desde a primeira edição da Semana de Atenção ao Diabético do Rio de Janeiro em 2007, antecedida, às 18hs, de uma missa no local. Esse ano haverá uma atração especial, com a presença de uma grande guirlanda, formada de balões azuis que representando o cuidado e as ações de prevenção do Diabetes Mellitus em todo mundo.

No Dia 15, quarta-feira, as ações estarão fixadas na Praia de Copacabana. A partir de 07h acontecerão
a Caminhada e a Pedalada Azul que pretendem estimular a prática de exercícios físicos que podem ajudar a prevenir e tratar o diabetes. Saindo da Ilha do Governador, 300 ciclistas realizarão uma Pedalada Azul comemorativa até a o Posto 3 da Praia de Copacabana, encontrando-se com os participantes da Caminhada Azul que iniciarão sua jornada no Leme.

Às 10hs, no local da chegada, mais de 10 tendas estarão montadas para a ‘XII Campanha de Prevenção ao Diabetes’ onde médicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, podólogos e outros profissionais voluntários estarão à disposição da população em uma Ação de Saúde e Cidadania.

Serão oferecidos serviços como aferição da pressão arterial, exame dos pés dos diabéticos, teste de glicemia, antropometria, entre outros. Folders e livretos informativos sobre a doença e suas complicações serão distribuídos.

No local haverá também a revoada de 3 mil balões azuis em homenagem à data e à prevenção e ao bom tratamento do diabetes.

Participam da Semana de Atenção aos Diabéticos do Rio de Janeiro a Aliança de Atenção ao Diabetes do Rio de Janeiro, Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes (FENAD), Lions e Cruz Vermelha.


SOBRE O DIABETES

O Diabetes é uma doença em que há aumento da glicemia (açúcar no sangue). Ocorre porque o pâncreas não produz insulina suficiente ou porque a insulina não age bem no organismo. A insulina é importante, pois é ela que transporta a glicose do sangue para dentro da célula para que sirva como fonte de energia. Quando não há insulina, a quantidade de glicose aumenta no sangue provocando muitas alterações do metabolismo geral e problemas tais como visão turva, dificuldade de cicatrização, muita vontade de urinar e cansaço.

Estima-se que, no Brasil, existam aproximadamente 16 milhões de diabéticos. Metade desses diabéticos não sabem que têm o problema e a outra metade, cerca de 50% a 60% não se tratam ou se tratam de forma incorreta. Lembramos que os pés dos diabéticos precisam ser examinados diariamente, pois podem ser insensíveis e os diabéticos podem machucar-se sem que percebam. Essa lesão muitas vezes pode evoluir para a amputação dos membros inferiores em função do desconhecimento dos cuidados necessários e das precárias condições de atendimento na saúde pública.

Segundo Jackson Caiafa, presidente executivo da Associação Carioca de Diabéticos – ACD, o diabético sem tratamento adequado pode ter algumas outras complicações muito graves e importantes. A arterioesclerose (acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos com oclusão desses vasos) é mais extensa e grave no diabético com isquemias de membros, doenças cérebro-vasculares (placas de carótidas com alterações da irrigação cerebral), infartos do miocárdio. A Retinopatia diabética é a maior causadora mundial de cegueira em adultos e a Nefropatia diabética a maior causadora de Insuficiência Renal Crônica com hemodiálise no Brasil e no mundo.


Entenda o pé diabético:

Principais sintomas

São dores nas pernas, principalmente com exercícios; feridas que não curam; pés inchados, azulados e ressecados; dormência nos pés e insensibilidade, o que pode levar a pessoa a não perceber uma ferida.

Cuidados

– É preciso examinar diariamente os pés e ter cuidados com bolhas, rachaduras e ressecamentos.
– Evite colocar os pés de molho, pois eles poderão rachar ou ressecar.
– Nunca ande descalço, mesmo em casa.
– Não tente remover calos ou verrugas com curiosos e pedicures sem treinamento.
– Use diariamente uma loção ou creme hidratante nos pés. Retire o excesso e não use cremes entre os dedos.

Diagnóstico
Peça para seu médico examinar seus pés em todas as consultas.


SERVIÇO:

Jackson Caiafa
Coordenador Geral da 11ª SAD-RJ
Presidente-executivo da ACD

DMC 21 Comunicação & Marketing
Rua Siqueira Campos, 70 / 502 – Copacabana – Rio de Janeiro/RJ
Contatos: (21) 3258-4917 / (21) 96550-7169 / (21)98137-9583
Atendimento: Mirian Barbosa (Jornalista responsável) – (21) 98592-4237
Nicole Dias
Victor Oliveira

Postagens mais visitadas deste blog

Pacientes com câncer devem manter alimentação saudável mesmo no período de Natal e Reveillon

Quando o assunto são festas de final de ano, pacientes em quimioterapia e radioterapia precisam prestar atenção no que consomem. Segundo o onco-ortopedista Marcelo Bragança, do Hospital Clementino Fraga da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), não há proibições quanto à alimentação. A orientação é somente evitar alimentos gordurosos, pois eles podem potencializar efeitos indesejados da químio, como náuseas, enjoos e diarreia. ”Os alimentos muito gordurosos, como rabanada, coxa de frango com pele, carne vermelha, além dos embutidos, dependendo do paciente, podem causar mal-estar. Por isso, opte por porções reduzidas e coma em intervalos pequenos. Comece com as saladas, queijo branco, nozes, castanhas e frutas”, orienta o especialista aconselhando o consumo de carnes magras e se possível grelhadas. “Se comer peru, prefira a parte do peito e retire a pele. Asse com uma pouca quantidade de óleo”, aconselha o médico. Em relação ao consumo de bebidas, prefira sucos naturais ...

[News] Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá

  Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá A escritora e professora mineira Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, sobre a vulnerabilidade infantil e a cruel realidade do abandono, pela editora Patuá, no próximo dia 16.12.   A narrativa levará o s leitores  a um mundo que, ao fim da história, permanecerá em seus pensamentos. Geanneti fala de  tema s  difíc eis ,  mas encanta facilmente e deixa aquela vontade de saber quando vem o segundo romance. Sinopse do livro Uma menina se vê perdida em um posto de gasolina à beira de uma estrada. Uma escolha inevitável se aproxima. No desolado cenário de Nó Corrediço, somos lançados em um mundo no qual a fragilidade de uma criança colide com a desconcertante complexidade dos acontecimentos. Com uma prosa sensível e envolvente que nos atrai para um mundo de vulnerabilidade infantil e solidão pa...

[Saúde]Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde, entre os dias 15 e 18 de março, online e gratuitamente

  Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde Evento ocorre de 15 a 18 de março, online e gratuitamente, com profissionais especialistas no tema. No mês da mulher, a TRIBU Saúde , multiplataforma de saúde e educação criada pela endocrinologista Juliana Gabriel , promove 3 aulas gratuitas - "I Semana da Mulher - Entendendo a TPM" , de 15 a 18 de março, com profissionais especialistas, para que as mulheres entendam melhor sobre o tema, os influenciadores externos e as ferramentas para passar pela fase de forma mais leve. Programação: 15/03 - " O impacto dos seus hormônios na TPM" (aula gravada) - Dra. Juliana Gabriel (endocrinologista) 16/03 - "O impacto da TPM no seu emocional" (aula gravada) - Luiza Machado (psicóloga) 17/03 - "O impacto da alimentação na sua TPM (aula gravada) - Milena Hernandes (nutricionista) 18/03 - Aula tira-dúvidas ao vivo - às 19h "Esse é um mês  muito especial - da Mulher - e represent...