Pular para o conteúdo principal

Plástica pós-bariátrica: a reconstrução


A obesidade é uma doença multifatorial de magnitude epidêmica: segundo dados do Ministério da Saúde, 52,5% dos brasileiros estão acima do peso.  Junto com a obesidade surgem outras doenças, denominadas comorbidades: hipertensão, diabetes, artropatias, infertilidade e diversas outras. Muitos obesos não conseguem atingir seus objetivos com tratamentos clínicos e acabam optando pela cirurgia bariátrica, ou como também é conhecida, cirurgia de redução de estômago.

A última etapa do tratamento cirúrgico da obesidade envolve uma cirurgia plástica para a retirada do excesso de pele resultante do extremo emagrecimento, após a estabilização do peso e da constatação da equipe médica responsável pela cirurgia bariátrica de que o paciente está apto e liberado a se submeter a uma cirurgia plástica pós-bariátrica.
Abaixo o cirurgião Victor Varela, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica responde algumas perguntas e explica tudo que se refere à cirurgia plástica após grandes perdas de peso: 
Qual é a principal orientação para quem deseja se submeter a uma cirurgia plástica após grande perda de peso?
A principal orientação seria a estabilidade do peso, atingido em média dentro de 1 a 1, 5 ano após a cirurgia bariátrica. Isso porque, caso o paciente continue perdendo peso, o resultado final de cirurgias plásticas pode ser comprometido.

Após quanto tempo um paciente bariátrico pode passar por esta cirurgia plástica?
Geralmente em torno de um a um ano e meio após a cirurgia bariátrica, quando ocorre a estabilização de peso. 

Após emagrecer muito as pessoas almejam ter um corpo delineado e proporcional. Como elas devem lidar com as expectativas para evitar frustrações com o resultado?
O resultado final das cirurgias plásticas reparadoras é diretamente proporcional à quantidade de peso perdido e estrutura corpórea de cada paciente. Durante a entrevista pré-operatória, todos esses fatos são esclarecidos, levando-se em conta o biotipo de cada paciente.

Esta cirurgia plástica pós-bariátrica é um procedimento específico ou a combinação de outros, como bodylifting?
A cirurgia plástica pós-bariátrica na realidade é um conjuntos de técnicas cirúrgicas, específicas para cada parte do corpo que precisa ser reparado. Podemos ter basicamente dois tipos de cirurgias. O primeiro mais simples, objetivando uma região somente como a braquioplastia e a mamaplastia, e o segundo, que seriam os procedimentos combinados, que englobam mais de uma área do corpo, como o bodylifting ou torsoplastia. Vai depender da necessidade, das condições clínicas e do desejo de cada paciente.
 
Há algum tipo de risco específico nesse procedimento?
Todo procedimento cirúrgico tem risco. O que se faz é minimizar isso com um bom preparo pré-operatório, escolha de um hospital adequado para realizar os procedimentos cirúrgicos e um acompanhamento pós-operatório vigilante. 

Que perguntas um paciente candidato a uma cirurgia plástica pós-bariátrica deve se fazer antes de decidir se submeter a este procedimento?
Primeiramente ele tem que se perguntar o que incomoda em seu corpo, e o que gostaria que fosse reparado. Em seguida procurar um cirurgião plástico que tenha experiência com cirurgia plástica pós-bariátrica, pois ele é o principal profissional para tirar as dúvidas sobre técnicas cirúrgicas e suas principais indicações ou necessidades.

Como é a preparação pré-operatória? Existem algumas dicas que podem ser passadas?
O preparo pré-operatório é relativamente simples, com exames de imagem para Mamaplastia e Abdominoplastia, exames de sangue de rotina e avaliação cardiológica com realização de risco cirúrgico. Uma boa alimentação e manutenção de hábitos saudáveis como atividades físicas, não fumar ou ingerir bebidas alcoólicas em excesso são também fundamentais. 

E a fase pós-operatória?
A fase pós-operatória é extremamente importante. É necessário repouso para que a cicatrização ocorra de uma maneira adequada, sem a realização de esforços físicos. Geralmente as pacientes precisam utilizar uma cinta ou malha compressiva (dependendo da região operada), para ajudar no processo de cicatrização. Sessões de drenagem linfática também podem ser necessárias para diminuir o inchaço pós-operatório e ajudar no retorno mais breve às atividades cotidianas. 

Além de manter hábitos saudáveis, como o paciente pode manter os resultados desta cirurgia plástica?
Hábitos saudáveis são fundamentais como alimentação e exercícios físicos que, além de promoverem saúde, ainda auxiliam no controle de peso. Outras técnicas complementares não cirúrgicas podem ser indicadas dependendo de cada caso, como a radiofrequência para combate a flacidez de pele a criolipolise para retirada de excessos gordurosos localizados, ou mesmo a criofrequência, que utiliza as duas técnicas associadas. 

Vários pacientes querem fazer mais de um procedimento no decorrer de uma cirurgia. Qual é a sua opinião sobre o assunto?
 
A associação de cirurgias deve ser bastante criteriosa. Em geral, o paciente pós-bariátrico possui algum grau de desnutrição (induzido pela própria cirurgia), além de anemia. Com esses fatores pré-operatórios controlados a associação pode ser feita. De qualquer maneira, a associação de duas cirurgias de grande porte como uma mamoplastia e abdominoplastia, deve ser avaliada. Geralmente a associação é feita com uma cirurgia de grande porte e outra de médio ou pequeno porte, como cirurgia de mamas junto com cirurgia de braços. Dessa forma consegue - se um pós-operatório mais seguro e um retorno às atividades cotidianas mais breves e previsíveis.

É recomendada a lipoaspiração em pacientes pós-bariátricos?
A lipoaspiração pode ser realizada em praticamente todos os as cirurgias plásticas reparadoras pós-bariátricas. Tenho objetivo de retirar excedentes gordurosos que não sairiam somente com a cirurgia convencional. A necessidade de sua realização deve ser avaliada individualmente no consultório, levando-se em conta sempre a relação custo-benefício. Além disso, as condições pré-operatórias do paciente são muito importantes, pois a lipoaspiração aumenta o tempo cirúrgico e as áreas a serem operadas, necessitando em alguns casos de um tempo maior de recuperação pós-operatória. 

Em se tratando de pacientes que foram obesos mórbidos, como o senhor encara a reconstrução desse corpo?
Para mim a maior satisfação é ter a honra de participar de uma caminhada iniciada há aproximadamente um ano atrás, quando o paciente optou com uma vida com mais saúde. O paciente quando se senta no consultório de um cirurgião plástico pós-bariátrico já tem uma história que merece ser respeitada, com inúmeras consultas prévias com cirurgiões bariátricos, nutricionista, endocrinologistas, cardiologistas... Poder participar desse tratamento multidisciplinar, e trazer uma satisfação evidente para cada paciente, para mim é um grande prazer! 


Serviços:
Clínica Varela
Endereço: Avenida das Américas, 12900, Bloco 3, Ala México - Salas 311 e 312
Telefone: (21) 3570-0705 / 3349-7001
www.clinicavarela.com.br 

Postagens mais visitadas deste blog

[News] Flávia Puccini fala sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento da fala, respiração e mastigação das crianças, dentro do Agosto Dourado

  Flávia Puccini fala sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento da fala, respiração e mastigação das crianças, dentro do Agosto Dourado   O Espaço Bebê e Criança, fundado pela fonoaudióloga Flávia Puccini, tem como  compromisso ser uma referência na área de Fonoaudiologia e Saúde Infantil, oferecendo um atendimento integrado e personalizado para cada criança. É a primeira clínica de alto padrão no Brasil, dedicada exclusivamente ao atendimento de crianças típicas. O espaço é um ambiente lúdico e acolhedor, projetado para promover o desenvolvimento infantil de maneira integrada e personalizada. Flávia Puccini Agosto é muito especial para o Espaço Bebê e Criança. Conhecido como Agosto Dourado, este mês é dedicado à intensificação da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Instituída em 2017 no Brasil, a campanha Agosto Dourado utiliza a cor dourada para simbolizar o padrão ouro de qualidade do leite humano. Essa campanha é um lembrete constante da...

Rhaisa Batista muda o visual para viver uma francesa em “Bom Sucesso “

A atriz Rhaisa Batista vai brilhar com seu novo visual na telinha , em Bom Sucesso , nova novela das 19h da Rede Globo. Antes de estrear na Televisão através do seriado “Louco Por Elas”, TV Globo / 2013, Rhaisa investiu em seus estudos com muita dedicação e agora colhe os frutos e volta repaginada e em grande estilo na trama de Rosane Svartman e Paulo Halm que fala sobre a vida e suas superações. A atriz precisou mudar o visual para compor, Marie, uma francesa que vem passar férias com o namorado brasileiro; eles têm um namoro virtual e vão finalmente se conhecerem. O Harstyle Jô Lucena, responsável pelo corte estilo Bob long com franja, alegou que Rhaíssa tem um cabelo lindo, ideal para uso de franjas e por isso resolveu imprimir um ar moderno que combinou com o rosto da atriz. Inclusive, inicialmente foi a própria Rhaíssa que sugeriu este estilo ao visagista.  “Gosto de franja. A última vez que tive este estilo tinha 19 anos e estou curtindo reviver esta fase e além ...

[Saúde]Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde, entre os dias 15 e 18 de março, online e gratuitamente

  Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde Evento ocorre de 15 a 18 de março, online e gratuitamente, com profissionais especialistas no tema. No mês da mulher, a TRIBU Saúde , multiplataforma de saúde e educação criada pela endocrinologista Juliana Gabriel , promove 3 aulas gratuitas - "I Semana da Mulher - Entendendo a TPM" , de 15 a 18 de março, com profissionais especialistas, para que as mulheres entendam melhor sobre o tema, os influenciadores externos e as ferramentas para passar pela fase de forma mais leve. Programação: 15/03 - " O impacto dos seus hormônios na TPM" (aula gravada) - Dra. Juliana Gabriel (endocrinologista) 16/03 - "O impacto da TPM no seu emocional" (aula gravada) - Luiza Machado (psicóloga) 17/03 - "O impacto da alimentação na sua TPM (aula gravada) - Milena Hernandes (nutricionista) 18/03 - Aula tira-dúvidas ao vivo - às 19h "Esse é um mês  muito especial - da Mulher - e represent...