Pular para o conteúdo principal

OUTUBRO ROSA - Cirurgião Plástico explica reconstrução das mamas após mastectomia

O “Outubro Rosa” é um movimento que iniciou nos Estados Unidos há mais de trinta anos com o objetivo de alertar mulheres e organizações sobre a importância da prevenção do câncer de mama por meio do diagnóstico precoce. Outubro foi o mês escolhido para reunir as diferentes iniciativas de conscientização desse movimento que possui amplitude mundial e que usa o laço rosa, símbolo de feminilidade e delicadeza, como referência. 

Num contexto de incentivo à prevenção, torna-se importante falar também sobre as alternativas existentes, quando o diagnóstico positivo do câncer, o tratamento e a mastectomia são realidades vivenciadas pelas mulheres. Aqui, a cirurgia plástica assume um papel muito importante.

Procedimento de Reconstrução de Mama 
Segundo o cirurgião plástico João Paulo Figueiredo, membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e proprietário da Clínica Marie – Medicina & Spa, na Barra da Tijuca, a reconstrução mamária é um processo que requer a tomada de muitas decisões. “ Talvez a pergunta mais importante a ser feita seja: a reconstrução mamária é apropriada para seu caso? Para dezenas de milhares de mulheres com história de câncer de mama, a resposta é “sim”, alega o médico explicando que após a mastectomia, as mulheres optam por realizar a reconstrução mamária por diversas razões. 

“Algumas acham que perderam a feminilidade ou não se sentem mais completas. Outras não desejam ter que se incomodar utilizando uma prótese mamária externa. Para muitas mulheres, a reconstrução mamária é uma excelente alternativa para sentirem-se melhor consigo mesmas e iniciar uma nova etapa em suas vidas”, explica o especialista completando: “A cirurgia de reconstrução de mama visa devolver à mulher o contentamento com o seu corpo. É um procedimento realizado com o máximo de refinamento e excelência técnica em cirurgia plástica buscando restabelecer a forma e a aparência da mama feminina”.

Quando realizar a reconstrução de mama? 
João Paulo Figueiredo explica que é necessária uma avaliação criteriosa, mas o procedimento pode ser realizado tanto no momento da retirada do tumor, quanto anos após o tratamento inicial.

A reconstrução aumenta a chance do retorno do câncer? 
“Não existe absolutamente nenhum aumento na possibilidade de retorno do tumor com a cirurgia de reconstrução”, afirma o cirurgião.

Como é feita a reconstrução de mama? 
Existem várias formas de reconstruir a mama. A cirurgia é individualizada e personalizada e o método que você escolher junto com o seu médico levará em consideração diversos fatores, entre eles: 

  • Saúde e estilo de vida; 
  • O tipo de corpo; 
  • O tamanho da mama; 
  • Preferência pessoal; 
  • A quantidade de pele e de tecido. 

“São utilizados expansores mamários, próteses de mama e retalhos mio cutâneos (uso do próprio tecido da paciente para a reconstrução), bem como enxertia de gordura autóloga para refinamento e aprimoramento de resultados”, diz João Paulo. 

É importante salientar que o aspecto cirúrgico é apenas um dos componentes envolvidos na reconstrução de mama. “É extremamente fundamental o suporte emocional e a consideração ímpar com a feminilidade da mulher”, finaliza.

Serviço:
Clínica Marie – Medicina & SPA 
Endereço: Avenida das Américas, 8585 – grupo 411 – Vogue Square Experience – Barra da Tijuca. 
Telefone: (21) 3586-6591 / (21) 97503-7392 



_______________________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

[News] Flávia Puccini fala sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento da fala, respiração e mastigação das crianças, dentro do Agosto Dourado

  Flávia Puccini fala sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento da fala, respiração e mastigação das crianças, dentro do Agosto Dourado   O Espaço Bebê e Criança, fundado pela fonoaudióloga Flávia Puccini, tem como  compromisso ser uma referência na área de Fonoaudiologia e Saúde Infantil, oferecendo um atendimento integrado e personalizado para cada criança. É a primeira clínica de alto padrão no Brasil, dedicada exclusivamente ao atendimento de crianças típicas. O espaço é um ambiente lúdico e acolhedor, projetado para promover o desenvolvimento infantil de maneira integrada e personalizada. Flávia Puccini Agosto é muito especial para o Espaço Bebê e Criança. Conhecido como Agosto Dourado, este mês é dedicado à intensificação da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Instituída em 2017 no Brasil, a campanha Agosto Dourado utiliza a cor dourada para simbolizar o padrão ouro de qualidade do leite humano. Essa campanha é um lembrete constante da...

Rhaisa Batista muda o visual para viver uma francesa em “Bom Sucesso “

A atriz Rhaisa Batista vai brilhar com seu novo visual na telinha , em Bom Sucesso , nova novela das 19h da Rede Globo. Antes de estrear na Televisão através do seriado “Louco Por Elas”, TV Globo / 2013, Rhaisa investiu em seus estudos com muita dedicação e agora colhe os frutos e volta repaginada e em grande estilo na trama de Rosane Svartman e Paulo Halm que fala sobre a vida e suas superações. A atriz precisou mudar o visual para compor, Marie, uma francesa que vem passar férias com o namorado brasileiro; eles têm um namoro virtual e vão finalmente se conhecerem. O Harstyle Jô Lucena, responsável pelo corte estilo Bob long com franja, alegou que Rhaíssa tem um cabelo lindo, ideal para uso de franjas e por isso resolveu imprimir um ar moderno que combinou com o rosto da atriz. Inclusive, inicialmente foi a própria Rhaíssa que sugeriu este estilo ao visagista.  “Gosto de franja. A última vez que tive este estilo tinha 19 anos e estou curtindo reviver esta fase e além ...

[Saúde]Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde, entre os dias 15 e 18 de março, online e gratuitamente

  Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde Evento ocorre de 15 a 18 de março, online e gratuitamente, com profissionais especialistas no tema. No mês da mulher, a TRIBU Saúde , multiplataforma de saúde e educação criada pela endocrinologista Juliana Gabriel , promove 3 aulas gratuitas - "I Semana da Mulher - Entendendo a TPM" , de 15 a 18 de março, com profissionais especialistas, para que as mulheres entendam melhor sobre o tema, os influenciadores externos e as ferramentas para passar pela fase de forma mais leve. Programação: 15/03 - " O impacto dos seus hormônios na TPM" (aula gravada) - Dra. Juliana Gabriel (endocrinologista) 16/03 - "O impacto da TPM no seu emocional" (aula gravada) - Luiza Machado (psicóloga) 17/03 - "O impacto da alimentação na sua TPM (aula gravada) - Milena Hernandes (nutricionista) 18/03 - Aula tira-dúvidas ao vivo - às 19h "Esse é um mês  muito especial - da Mulher - e represent...