Pular para o conteúdo principal

Você sabe o que é Mamiloplastia?

Cirurgião explica a técnica, muito pouco conhecida pelas mulheres. 

Quando falamos em feminilidade, os seios merecem destaque, tanto que as mulheres, sempre dão aquela conferida no decote antes de sair de casa. E claro, os mamilos também fazem parte da beleza dos seios. “Porém, muito mais do que uma questão estética, quando invertidos, os mamilos tendem a ser um delicado obstáculo na vida da mulher, principalmente durante o processo de amamentação”, afirma o cirurgião plástico, Felipe Mazzillo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Primeiramente, vamos conhecer bem cada parte dos seios. A papila é o bico do peito e, ao redor dele, há uma pequena área circular chamada de aréola. Juntos formam o complexo aréolo papilar.

Segundo Felipe Mazzillo, quando a papila não se projeta para fora, chamamos de inversão papilar, ou comumente mamilo invertido. Mazzillo explica que muitas mulheres ficam constrangidas por julgarem seu bico do peito grande demais e isso gera um desconforto, pois mesmo com o uso de sutiã, os mamilos grandes ficam aparentes e chamam atenção. “Algumas acabam usando esparadrapo ou band-aid para pressioná-los, tornando-os menos evidentes”, explica o médico. Para resolver esta situação é possível realizar uma cirurgia de redução de mamilo, que não interfere na capacidade de amamentar ou na sensibilidade da região, esse procedimento é chamado de mamiloplastia.

Por que o bico do peito fica invertido?

De acordo com o cirurgião plástico, muitas vezes, isso pode acontecer porque há um encurtamento dos ductos lactíferos, ou seja, dos canais responsáveis pelo transporte do leite materno. Porém, a principal causa é uma má formação congênita, que surge no seu nascimento ou ainda no período de gestação e acompanha a pessoa ao longo de sua vida. “Apesar de ser algo raro, o mamilo invertido também pode decorrer de algum processo inflamatório, comum em diabéticos e tabagistas, e até câncer de mama, dependendo da localização do nódulo” diz.

Qual a solução?

Apesar de parecer algo difícil de ser resolvidos, os mamilos invertidos podem ser facilmente corrigidos em poucos minutos. As técnicas tradicionalmente utilizadas para fazer esta correção implicavam com a função da amamentação. Hoje em dia, com o desenvolvimento de novas técnicas cirúrgicas, como a utilização de enxerto de gordura e Ácido Hialurônico de alta reticulação, é possível fazer a referida correção dos mamilos invertidos sem interferir com esse aspecto.

As incisões são puntiformes e colocadas dentro da aréola e na base do mamilo e, por isso, não são perceptíveis após o tratamento.

“A cirurgia é feita em ambiente ambulatorial ou hospitalar e com anestesia local. Pode-se optar por corrigir o bico do seio invertido e aproveitar para colocar próteses de silicone, ou reduzir as mamas, a cirurgia dura um pouco mais, em média de uma a duas horas a mais e a anestesia usada é a local com sedação ou a peridural”, ressalta Felipe Mazzillo.

O cirurgião plástico explica que além de existirem diversos tipos de seios, há também diferentes tipos de aréolas e mamilos. Ainda de acordo com ele, podem ser normal ou protruso (bico proeminente, levemente projetado e endurece facilmente com pequenos estímulos ou baixas temperaturas), plano (não fica nem para fora, nem para dentro. Permanece no mesmo nível da aréola e exige estímulos moderados para se sobressair) e invertido (voltado para dentro e, em alguns casos, mesmo com estímulos mais intensos, eles permanecem retraídos).

                                                                                                         Serviço: 

Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Felipe Mazzillo

Endereço:
Av. Ataulfo de Paiva, 341, sala 301 – Leblon

Telefones:
(21) 3449-9113 / (21) 96729-8041 / (21) 99773-5936

www.mazzillo.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

[News] Flávia Puccini fala sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento da fala, respiração e mastigação das crianças, dentro do Agosto Dourado

  Flávia Puccini fala sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento da fala, respiração e mastigação das crianças, dentro do Agosto Dourado   O Espaço Bebê e Criança, fundado pela fonoaudióloga Flávia Puccini, tem como  compromisso ser uma referência na área de Fonoaudiologia e Saúde Infantil, oferecendo um atendimento integrado e personalizado para cada criança. É a primeira clínica de alto padrão no Brasil, dedicada exclusivamente ao atendimento de crianças típicas. O espaço é um ambiente lúdico e acolhedor, projetado para promover o desenvolvimento infantil de maneira integrada e personalizada. Flávia Puccini Agosto é muito especial para o Espaço Bebê e Criança. Conhecido como Agosto Dourado, este mês é dedicado à intensificação da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Instituída em 2017 no Brasil, a campanha Agosto Dourado utiliza a cor dourada para simbolizar o padrão ouro de qualidade do leite humano. Essa campanha é um lembrete constante da...

Rhaisa Batista muda o visual para viver uma francesa em “Bom Sucesso “

A atriz Rhaisa Batista vai brilhar com seu novo visual na telinha , em Bom Sucesso , nova novela das 19h da Rede Globo. Antes de estrear na Televisão através do seriado “Louco Por Elas”, TV Globo / 2013, Rhaisa investiu em seus estudos com muita dedicação e agora colhe os frutos e volta repaginada e em grande estilo na trama de Rosane Svartman e Paulo Halm que fala sobre a vida e suas superações. A atriz precisou mudar o visual para compor, Marie, uma francesa que vem passar férias com o namorado brasileiro; eles têm um namoro virtual e vão finalmente se conhecerem. O Harstyle Jô Lucena, responsável pelo corte estilo Bob long com franja, alegou que Rhaíssa tem um cabelo lindo, ideal para uso de franjas e por isso resolveu imprimir um ar moderno que combinou com o rosto da atriz. Inclusive, inicialmente foi a própria Rhaíssa que sugeriu este estilo ao visagista.  “Gosto de franja. A última vez que tive este estilo tinha 19 anos e estou curtindo reviver esta fase e além ...

[Saúde]Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde, entre os dias 15 e 18 de março, online e gratuitamente

  Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde Evento ocorre de 15 a 18 de março, online e gratuitamente, com profissionais especialistas no tema. No mês da mulher, a TRIBU Saúde , multiplataforma de saúde e educação criada pela endocrinologista Juliana Gabriel , promove 3 aulas gratuitas - "I Semana da Mulher - Entendendo a TPM" , de 15 a 18 de março, com profissionais especialistas, para que as mulheres entendam melhor sobre o tema, os influenciadores externos e as ferramentas para passar pela fase de forma mais leve. Programação: 15/03 - " O impacto dos seus hormônios na TPM" (aula gravada) - Dra. Juliana Gabriel (endocrinologista) 16/03 - "O impacto da TPM no seu emocional" (aula gravada) - Luiza Machado (psicóloga) 17/03 - "O impacto da alimentação na sua TPM (aula gravada) - Milena Hernandes (nutricionista) 18/03 - Aula tira-dúvidas ao vivo - às 19h "Esse é um mês  muito especial - da Mulher - e represent...