Pular para o conteúdo principal

Você sabe o que é mamiloplastia?


Você sabe o que é mamiloplastia?
Cirurgião explica a técnica, muito pouco conhecida pelas mulheres.
Quando falamos em feminilidade, os seios merecem destaque, tanto que as mulheres, sempre dão aquela conferida no decote antes de sair de casa. E claro, os mamilos também fazem parte da beleza dos seios. “Porém, muito mais do que uma questão estética, quando invertidos, os mamilos tendem a ser um delicado obstáculo na vida da mulher, principalmente durante o processo de amamentação”, afirma o cirurgião plástico, Cláudio Lemos, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Primeiramente, vamos conhecer bem cada parte dos seios, pois muita gente tem dúvida sobre o que é mamilo e, às vezes, até o confunde com a aréola. Mamilo é o bico do peito e, ao redor dele, há uma pequena área circular chamada de aréola. Segundo Cláudio Lemos, quando o bico do peito não difere muito em relação à aréola, além de não se projetar facilmente para fora quando estimulado, o chamamos de mamilo invertido. Lemos explica que muitas mulheres ficam constrangidas por julgarem seu bico do peito grande demais e isso gera um desconforto, pois mesmo com o uso de sutiã, os mamilos grandes ficam aparentes e chamam atenção. “Algumas acabam usando esparadrapo ou band-aid para pressioná-los, tornando-os menos evidentes”, explica o médico. Para resolver esta situação é possível realizar uma cirurgia de redução de mamilo, que não interfere na capacidade de amamentar ou na sensibilidade da região, esse procedimento é chamado de mamiloplastia.

Por que o bico do peito fica invertido?
De acordo com Cláudio Lemos, muitas vezes, isso pode acontecer porque há um encurtamento dos ductos lactíferos, ou seja, dos canais responsáveis pelo transporte do leite materno. Porém, a principal causa é uma má formação congênita, que surge no seu nascimento ou ainda no período de gestação e acompanha a pessoa ao longo de sua vida. “Apesar de ser algo raro, o mamilo invertido também pode decorrer de algum processo inflamatório, comum em diabéticos e tabagistas, e até câncer de mama, dependendo da localização do nódulo” diz.

Qual a solução?
Apesar de parecer algo difícil de ser resolvido, os mamilos invertidos podem ser facilmente corrigidos em poucos minutos.
As técnicas tradicionalmente utilizadas para fazer esta correção implicavam com a função da amamentação. Hoje em dia, com o desenvolvimento de novas técnicas cirúrgicas, como a utilização de enxerto de gordura e Acido Hialurônico de alta reticulação, é possível fazer a referida correção dos mamilos invertidos sem interferir com esse aspecto.
As incisões são puntiformes e colocadas dentro da aréola e na base do mamilo e, por isso, não são perceptíveis após o tratamento.
 “A cirurgia é feita em ambiente ambulatorial ou hospitalar e com anestesia local. Pode-se optar por corrigir o bico do seio invertido e aproveitar para colocar próteses de silicone, ou reduzir as mamas, a cirurgia dura um pouco mais, em média de uma a duas hora a mais e a anestesia usada é a local com sedação ou a peridural”, ressalta Cláudio Lemos.



O cirurgião plástico explica que além de existirem diversos tipos de seios, há também diferentes tipos de aréolas e mamilos. Ainda de acordo com ele, podem ser normal ou protruso (bico proeminente, levemente projetado e endurece facilmente com pequenos estímulos ou baixas temperaturas), plano (não fica nem para fora, nem para dentro. Permanece no mesmo nível da aréola e exige estímulos moderados para se sobressair) e invertido (voltado para dentro e, em alguns casos, mesmo com estímulos mais intensos, eles permanecem retraídos).




Serviço:

Dr. Cláudio Lemos

Endereço
: Rua Real Grandeza, 108 – sala 311 – Real Medical Center, Botafogo.
 
Telefone: (21) 2535-6606                


Postagens mais visitadas deste blog

[News] Flávia Puccini fala sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento da fala, respiração e mastigação das crianças, dentro do Agosto Dourado

  Flávia Puccini fala sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento da fala, respiração e mastigação das crianças, dentro do Agosto Dourado   O Espaço Bebê e Criança, fundado pela fonoaudióloga Flávia Puccini, tem como  compromisso ser uma referência na área de Fonoaudiologia e Saúde Infantil, oferecendo um atendimento integrado e personalizado para cada criança. É a primeira clínica de alto padrão no Brasil, dedicada exclusivamente ao atendimento de crianças típicas. O espaço é um ambiente lúdico e acolhedor, projetado para promover o desenvolvimento infantil de maneira integrada e personalizada. Flávia Puccini Agosto é muito especial para o Espaço Bebê e Criança. Conhecido como Agosto Dourado, este mês é dedicado à intensificação da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Instituída em 2017 no Brasil, a campanha Agosto Dourado utiliza a cor dourada para simbolizar o padrão ouro de qualidade do leite humano. Essa campanha é um lembrete constante da...

Rhaisa Batista muda o visual para viver uma francesa em “Bom Sucesso “

A atriz Rhaisa Batista vai brilhar com seu novo visual na telinha , em Bom Sucesso , nova novela das 19h da Rede Globo. Antes de estrear na Televisão através do seriado “Louco Por Elas”, TV Globo / 2013, Rhaisa investiu em seus estudos com muita dedicação e agora colhe os frutos e volta repaginada e em grande estilo na trama de Rosane Svartman e Paulo Halm que fala sobre a vida e suas superações. A atriz precisou mudar o visual para compor, Marie, uma francesa que vem passar férias com o namorado brasileiro; eles têm um namoro virtual e vão finalmente se conhecerem. O Harstyle Jô Lucena, responsável pelo corte estilo Bob long com franja, alegou que Rhaíssa tem um cabelo lindo, ideal para uso de franjas e por isso resolveu imprimir um ar moderno que combinou com o rosto da atriz. Inclusive, inicialmente foi a própria Rhaíssa que sugeriu este estilo ao visagista.  “Gosto de franja. A última vez que tive este estilo tinha 19 anos e estou curtindo reviver esta fase e além ...

[Saúde]Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde, entre os dias 15 e 18 de março, online e gratuitamente

  Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde Evento ocorre de 15 a 18 de março, online e gratuitamente, com profissionais especialistas no tema. No mês da mulher, a TRIBU Saúde , multiplataforma de saúde e educação criada pela endocrinologista Juliana Gabriel , promove 3 aulas gratuitas - "I Semana da Mulher - Entendendo a TPM" , de 15 a 18 de março, com profissionais especialistas, para que as mulheres entendam melhor sobre o tema, os influenciadores externos e as ferramentas para passar pela fase de forma mais leve. Programação: 15/03 - " O impacto dos seus hormônios na TPM" (aula gravada) - Dra. Juliana Gabriel (endocrinologista) 16/03 - "O impacto da TPM no seu emocional" (aula gravada) - Luiza Machado (psicóloga) 17/03 - "O impacto da alimentação na sua TPM (aula gravada) - Milena Hernandes (nutricionista) 18/03 - Aula tira-dúvidas ao vivo - às 19h "Esse é um mês  muito especial - da Mulher - e represent...