Pular para o conteúdo principal

ANGELA TENÓRIO: A MULHER BRASILEIRA PRECISA RESGATAR SUA INTEGRIDADE


Em entrevista onde fala sobre política, saúde e direitos da mulher, médica declara a importância de se trazer as mulheres para as urnas.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística) divulgados na última semana, um grande número de brasileiros aparecia como não querendo ir as urnas no pleito de outubro e nesta recusa ao voto, as mulheres apareciam como a maioria.Ou sejam um percentual de 35% das mulheres brasileiras não querem votar ou ainda estão indecisas.
A candidata a deputada federal pelo Estado do Rio de Janeiro, a médica Angela Tenório, do Partido da Mulher Brasileira (PMB), responde algumas questões relativas ao assunto:

Por que a senhora acha que as mulheres estão fugindo do voto?

Angela Tenório – Isso é bem fácil de explicar. O que está acontecendo é a falta de confiança, as mentiras, as promessas que não são cumpridas. Como é que a gente vai apoiar os candidatos que nada fizeram durante esses anos que estão na política? São figurinhas carimbadas que não acrescentam nada. A situação do nosso país está piorando e em relação à mulher é pior ainda.

Falta muito para a mulher brasileira resgatar sua integridade, a sua dignidade como cidadã?Ela ganha menos que o homem, ela não tem as mesmas oportunidades. Qual seu pensamento sobre este assunto?


AT – As mulheres precisam trabalhar porque a renda familiar não consegue suportar os gastos. Elas estão fazendo o serviço dos homens e ainda tem o dever de cumprir a sua jornada caseira. Então, essas mulheres que deveriam ficar em casa, cuidando de seus filhos, gastam a maior parte de seu tempo no trabalho – quase não veem seus filhos. A educação está ruim. Então, a mulher precisaria ter um meio expediente para ajudar na renda e o outro expediente para cuidar das crianças.

Mesmo as mulheres exercendo as mesmas funções dentro das empresas, elas continuam ganhando menos. Por quê? Como é que veio isso no decorrer dos anos?

AT – Isso é preconceito porque o mercado não estava preparado para receber as mulheres. Então, é preconceito contra a mulher. Ela trabalha tanto quanto o homem, então o salário deveria ser igual. Isso se chama desigualdade, isso se chama preconceito.

De mulher para mulher, Angela Tenório para as mulheres.


AT – As mulheres tem que aprenderem a se emancipar, elas tem que ser guerreiras. Lutar pelos seus direitos. O povo unido, as mulheres unidas, elas tem que lutar pelos seus direitos e não ficar esperando que que uma líder fale por elas.

  No seu governo seu gabinete terá mais mulheres do que homens? 

AT – Não, eu sou contra o preconceito. Eu vou estudar, eu vou avaliar cada pessoa e dependendo do seu perfil, aí sim a gente faz a seleção. Não é porque eu sou do Partido da Mulher que eu vou contratar mais mulheres. Eu quero pessoas competentes para trabalhar ao meu lado. E tem que ser pessoas guerreiras – e outro detalhe – não podem ter medo.



Postagens mais visitadas deste blog

Pacientes com câncer devem manter alimentação saudável mesmo no período de Natal e Reveillon

Quando o assunto são festas de final de ano, pacientes em quimioterapia e radioterapia precisam prestar atenção no que consomem. Segundo o onco-ortopedista Marcelo Bragança, do Hospital Clementino Fraga da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), não há proibições quanto à alimentação. A orientação é somente evitar alimentos gordurosos, pois eles podem potencializar efeitos indesejados da químio, como náuseas, enjoos e diarreia. ”Os alimentos muito gordurosos, como rabanada, coxa de frango com pele, carne vermelha, além dos embutidos, dependendo do paciente, podem causar mal-estar. Por isso, opte por porções reduzidas e coma em intervalos pequenos. Comece com as saladas, queijo branco, nozes, castanhas e frutas”, orienta o especialista aconselhando o consumo de carnes magras e se possível grelhadas. “Se comer peru, prefira a parte do peito e retire a pele. Asse com uma pouca quantidade de óleo”, aconselha o médico. Em relação ao consumo de bebidas, prefira sucos naturais ...

[News] Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá

  Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá A escritora e professora mineira Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, sobre a vulnerabilidade infantil e a cruel realidade do abandono, pela editora Patuá, no próximo dia 16.12.   A narrativa levará o s leitores  a um mundo que, ao fim da história, permanecerá em seus pensamentos. Geanneti fala de  tema s  difíc eis ,  mas encanta facilmente e deixa aquela vontade de saber quando vem o segundo romance. Sinopse do livro Uma menina se vê perdida em um posto de gasolina à beira de uma estrada. Uma escolha inevitável se aproxima. No desolado cenário de Nó Corrediço, somos lançados em um mundo no qual a fragilidade de uma criança colide com a desconcertante complexidade dos acontecimentos. Com uma prosa sensível e envolvente que nos atrai para um mundo de vulnerabilidade infantil e solidão pa...

[Saúde]Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde, entre os dias 15 e 18 de março, online e gratuitamente

  Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde Evento ocorre de 15 a 18 de março, online e gratuitamente, com profissionais especialistas no tema. No mês da mulher, a TRIBU Saúde , multiplataforma de saúde e educação criada pela endocrinologista Juliana Gabriel , promove 3 aulas gratuitas - "I Semana da Mulher - Entendendo a TPM" , de 15 a 18 de março, com profissionais especialistas, para que as mulheres entendam melhor sobre o tema, os influenciadores externos e as ferramentas para passar pela fase de forma mais leve. Programação: 15/03 - " O impacto dos seus hormônios na TPM" (aula gravada) - Dra. Juliana Gabriel (endocrinologista) 16/03 - "O impacto da TPM no seu emocional" (aula gravada) - Luiza Machado (psicóloga) 17/03 - "O impacto da alimentação na sua TPM (aula gravada) - Milena Hernandes (nutricionista) 18/03 - Aula tira-dúvidas ao vivo - às 19h "Esse é um mês  muito especial - da Mulher - e represent...