Pular para o conteúdo principal

Odontogeriatria: a saúde oral dos Idosos

A população idosa cresce cada vez mais e o profissional de saúde bucal precisa se preparar para atender a essa faixa etária.


A população brasileira está envelhecendo. Segundo dados do IBGE, calcula-se que até 2050 os idosos representarão mais de 22% da população, o que significa que haverá cerca de 170 idosos para 100 crianças. Em dez anos, o Brasil será o sexto país em números de idosos, acompanhando a tendência que hoje é comum em países europeus.

Com isso, algumas preocupações vieram à tona e o questionamento de como está a saúde bucal de idosos, não poderia ficar de fora. Dados do Ministério da Saúde (2013) dão conta que o Brasil tem cerca de 93% de pessoas sem dentes na população acima de 60 anos e uma prevalência de aproximadamente 92% de portadores de doença periodontal na população dentada da mesma faixa etária.


Segundo a cirurgiã dentista Alessandra Cohen, especialista em Periodontia, as melhores condições de vida, de higiene e de saúde propiciam o crescimento desta faixa etária, que está se cuidando melhor a cada dia. “Tanto é que o número de idosos nos consultórios dentários cresceu muito na última década. Hoje em dia eles querem ter plena atividade bucal e mastigar melhor, por isso estão aposentando as próteses móveis, trocando-as por implantes e próteses fixas” explica a especialista.

Este novo cenário no país está exigindo que o mercado se adapte e crie segmentos a fim de atender essa faixa que vai dos 60 aos 100 anos. A Odontogeriatria, especialidade criada em 2002, veio para ficar.


Segundo Cohen, o profissional deve ter em mente que a Odontogeriatria é uma disciplina multidisciplinar. Isso exige que o profissional não deva se preocupar somente com a parte técnica, mas procurar estar atento a multidisciplinaridade, ou seja, como está este paciente emocionalmente e fisicamente, orientando-o com os devidos cuidados.

Com a expectativa de um aumento de idade dos pacientes, o que anteriormente se limitava a tratamentos de reposição de elementos perdidos com próteses, passou também a ter um caráter mais multidisciplinar. "Apesar da idade, muitos pacientes ainda possuem dentes e querem cuidá-los. Nesse sentido, todas as formas de tratamento e especialidades são procuradas", enfatiza Alessandra, lembrando que é cada vez mais comum ver pacientes entre 70 e 90 anos procurando um dentista para implantes, facetas, porcelanas, clareamento entre outros procedimentos.



Hoje em dia não existem impedimentos para o início de qualquer tratamento odontológico no paciente idoso saudável e há uma enorme gama de tipos de tratamentos conservadores, restauradores oferecidos pela Ciência Odontológica que visa recuperar, por exemplo, os arcos dentários, a estética e principalmente a função mastigatória dos pacientes. “Inclusive a implantodontia é um recurso que pode ser utilizado, com segurança em pacientes idosos”, alerta Alessandra Cohen.

Os indivíduos com doenças na gengiva, como gengivite, sangramentos e perdas ósseas ao redor dos dentes, têm um risco aumentado de desenvolver doenças como bacteremias, endocardites, arteriosclerose, dificuldade de controle da diabetes, doenças cardíacas e doenças respiratórias, especialmente quando estiverem acamados. Devido a isso, aumenta a responsabilidade do Odontogeriatra e sua importância na prevenção das doenças da boca que estão intimamente envolvidas com sua saúde geral.


“Outro aspecto importante a destacar é que uma mastigação adequada, seja com a dentição natural, ou com o uso de próteses bem adaptadas, assegura ao paciente idoso uma alimentação saudável. Muitas vezes, o desconforto na mastigação, especialmente com próteses antigas e inadequadas. Levam o idoso a trocar as frutas e verduras (que são muito saudáveis), por biscoitos e papinhas, ou outros alimentos bem menos nutritivos, que não lhe dão o aporte nutricional adequado o que é fundamental para a sua idade”, explica a cirurgiã dentista, lembrando que, diante destas constatações, o aumento da população idosa irá demanda por uma maior e mais diversificada atenção por parte dos profissionais da saúde e promoção da saúde do idoso de forma geral.

Serviço:

Dra. Alessandra Cohen – Odontologia Personalizada
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 259 – C 01 – Ipanema
Telefone: (21) 2287-2793 / (21) 2513-4509

Site: www.alessandracohen.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Pacientes com câncer devem manter alimentação saudável mesmo no período de Natal e Reveillon

Quando o assunto são festas de final de ano, pacientes em quimioterapia e radioterapia precisam prestar atenção no que consomem. Segundo o onco-ortopedista Marcelo Bragança, do Hospital Clementino Fraga da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), não há proibições quanto à alimentação. A orientação é somente evitar alimentos gordurosos, pois eles podem potencializar efeitos indesejados da químio, como náuseas, enjoos e diarreia. ”Os alimentos muito gordurosos, como rabanada, coxa de frango com pele, carne vermelha, além dos embutidos, dependendo do paciente, podem causar mal-estar. Por isso, opte por porções reduzidas e coma em intervalos pequenos. Comece com as saladas, queijo branco, nozes, castanhas e frutas”, orienta o especialista aconselhando o consumo de carnes magras e se possível grelhadas. “Se comer peru, prefira a parte do peito e retire a pele. Asse com uma pouca quantidade de óleo”, aconselha o médico. Em relação ao consumo de bebidas, prefira sucos naturais ...

[News] Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá

  Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá A escritora e professora mineira Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, sobre a vulnerabilidade infantil e a cruel realidade do abandono, pela editora Patuá, no próximo dia 16.12.   A narrativa levará o s leitores  a um mundo que, ao fim da história, permanecerá em seus pensamentos. Geanneti fala de  tema s  difíc eis ,  mas encanta facilmente e deixa aquela vontade de saber quando vem o segundo romance. Sinopse do livro Uma menina se vê perdida em um posto de gasolina à beira de uma estrada. Uma escolha inevitável se aproxima. No desolado cenário de Nó Corrediço, somos lançados em um mundo no qual a fragilidade de uma criança colide com a desconcertante complexidade dos acontecimentos. Com uma prosa sensível e envolvente que nos atrai para um mundo de vulnerabilidade infantil e solidão pa...

[Saúde]Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde, entre os dias 15 e 18 de março, online e gratuitamente

  Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde Evento ocorre de 15 a 18 de março, online e gratuitamente, com profissionais especialistas no tema. No mês da mulher, a TRIBU Saúde , multiplataforma de saúde e educação criada pela endocrinologista Juliana Gabriel , promove 3 aulas gratuitas - "I Semana da Mulher - Entendendo a TPM" , de 15 a 18 de março, com profissionais especialistas, para que as mulheres entendam melhor sobre o tema, os influenciadores externos e as ferramentas para passar pela fase de forma mais leve. Programação: 15/03 - " O impacto dos seus hormônios na TPM" (aula gravada) - Dra. Juliana Gabriel (endocrinologista) 16/03 - "O impacto da TPM no seu emocional" (aula gravada) - Luiza Machado (psicóloga) 17/03 - "O impacto da alimentação na sua TPM (aula gravada) - Milena Hernandes (nutricionista) 18/03 - Aula tira-dúvidas ao vivo - às 19h "Esse é um mês  muito especial - da Mulher - e represent...