Pular para o conteúdo principal

DIETKAL: a dieta do astronauta baseada no método de baixas calorias



Na vanguarda das inovações quando o assunto é emagrecimento, a empresa Dietkal, desponta no mercado brasileiro revolucionando conceitos e apresentando um novo método baseado em uma dieta de muito baixas calorias (método VLCD- very low calorie diet), que vem conquistando no país celebridades e pacientes que estão em busca de um tratamento rápido e com resultados comprovados, entre eles a humorista Fabiana Karla, o cantor Paulo Ricardo, a cantora Luciana Mello, além de uma gama de famosos que não escondem ter emagrecido com a Dietkal. 

As pesquisas se iniciaram há alguns anos com os inúmeros trabalhos publicados pelo Endocrinologista e Professor de Harvard, Dr. George Blackburn, que comparou e estudou diversos tipos de dietas, entre elas as hiperproteicas (onde há maior consumo de proteínas e gorduras aliada a baixa ingestão de carboidratos), hipocalóricas ( pobre em calorias), VLCD´s (dieta de muito baixas calorias) e a famosa PSMF (Protein Sparing Modified Fast, que se baseia na ingestão de alimentos que são boas fontes de proteínas). Foi constatado neste estudo que nas VLCD´s, a ingestão de proteína é totalmente adequada (diferenciando-se das demais) e o aporte de carboidrato e gordura são baixos, sendo que a perda de peso e sua manutenção são bem mais eficientes do que nas outras dietas.

E assim nasceu a Dietkal, uma empresa brasileira com vasta experiência em alimentação, que iniciou em São Paulo suas operações em meados de 2015 e hoje está em todo o país. Método inovador, resultado de uma série de pesquisas feitas por médicos e estudiosos do mundo todo, a Dietkal é adequada por possuir um aporte de carboidratos e gorduras muito baixos, o que resulta em uma perda de peso e manutenção bem mais eficientes que nos outros métodos.

Segundo o Diretor de Marketing da empresa, Gustavo Dantas, a DIETKAL chegou ao mercado para ficar. Pioneira na apresentação do método VLCD (very low calorie diet) para o paladar dos brasileiros, a empresa conta com uma gama de quase 50 sabores diferentes em produtos, como crostinis, iogurtes, bolos e pizza e fases diferenciadas de tratamento. “ O reconhecimento da empresa através da qualidade dos produtos é notável. Tanto que o método se espalhou entre os médicos mais conceituados do país, celebridades e pacientes que estão em busca de um tratamento rápido e com resultados comprovados.

O método DietKal foi pioneiro no Brasil, trazido pelo médico mexicano Alejandro Coello, um dos maiores estudiosos de dietas VLCD no mundo. Possui lojas físicas em São Paulo e brevemente abrirá outra no Rio de Janeiro com toda a linha de produtos feita para atender o paladar do brasileiro.

A endocrinologista e nutróloga da Sociedade Brasileira de Endocrinologia – RJ, Beatriz Ohana,
prescritora do método VLCD no Rio de Janeiro esclarece abaixo várias dúvidas sobre a metodologia Dietkal:

1)Em que consiste o método do Astronauta?

Chamado de método VLCD Dietkal (Very Low Calorie Diet) é um método para perda de peso rápida, segura e eficaz , sob supervisão médica, com manutenção de massa muscular, manutenção do peso eliminado à longo prazo, sem fome e com disposição. Utiliza-se produtos Dietkal compostos por proteínas de alto valor biológico combinados com vegetais e sucos próprios , diminuindo a quantidade de carboidratos e gorduras. Junto ao método é incluída a suplementação de vitaminas e minerais que o corpo precisa para proteger a saúde e melhorar a qualidade de vida do paciente.

2) Como é essa comida de nanopartículas?

Comida em nanopartículas pois em sua maioria são produtos liofilizados em pó que se transformam em alimentos como pães, bolos , pizzas, omeletes , iogurtes e etc . Foi apelidada de Dieta da Nasa por conter ( assim como na dieta dos astronautas) comidas liofilizadas. A liofilização ou secagem à frio, é o mais nobre processo de conservação de produtos biológicos conhecido, pois envolve dois métodos mais confiáveis de conservação, o congelamento e desidratação ( os alimentos são congelados sob vácuo e o gelo formado é sublimado) então o produto vira pó , com a validade de quase 2 anos sem necessidade de conservantes.

3) Quais os benefícios desta dieta?

Perda rápida de peso (7-10 KG por mês para mulheres e 10-12 kg por mês para homens)
Ausência de fome (cetose)
Sensação de vitalidade e bem estar (efeito psico-estimulante dos corpos cetônicos)
Rápida normalização de alterações clínicas/ metabólicas
Tonicidade da pele e menor flacidez ao preservar massa muscular
Motivação do paciente graças à rápida perda de peso.
Método seguro ( base científica )
Manutenção dos resultados graças à reeducação alimentar , apoio psicológico e atividade física .
Melhora da Esteatose Hepática (fígado gorduroso)

Redução de Pressão Arterial entre 8-13% em Obesos Hipertensos após início do programa de VLCD.

Triglicerídeos reduzem em 15-50% em pacientes com Hipertrigliceridemia.

Colesterol Total reduz em 5-25% especialmente nas primeiras 4 semanas.

Em pacientes diabéticos a VLCD está associada à rápida melhora da glicose e fatores de risco cardiovasculares.

Em pacientes diabéticos estudos mostram perda de peso 3 vezes maior e 2 vezes maior redução de gordura visceral comparada a dieta de baixa caloria

O percentual de pacientes que obtêm controle do diabetes é mais de 3,7 vezes maior com VLCD do que com dieta de baixa caloria.

4) Os resultados são rápidos ou à longo prazo?

O método VLCD é mais eficiente na perda de peso a curto e longo prazo do que dieta hipocalórica padrão.

Em curto prazo a perda de peso média é 3x maior que dieta hipocalórica (13,48 kg x 4,31 kg em 2 meses) e a preservação da massa muscular quase 3 vezes maior (0,91kg x 2,44kg ) em 2 meses

À longo prazo : Decorridos 2 anos a VLCD ultrapassa mais que o dobro o efeito da dieta hipocalórica -12,5 kg x 5,2 kg e elimina 3x mais gordura visceral que a dieta hipocalórica.

De acordo com Trials Randomizados e Controlados em Obesidade, dieta VLCD+ Follow-up ativo ( que inclui educação nutricional , terapia comportamental e exercícios físicos ) é a melhor modalidade de tratamento não cirúrgico para sucesso de manutenção de peso a longo prazo -> taxa de sucesso de 50% em 10 anos ( sem reganho de peso ou manutenção de 9-18 kg da perda inicial )

5) Para quem a dieta da NASA é recomendada?

A Dietkal é indicada pra indivíduos com Obesidade, Sobrepeso, Síndrome Metabólica, Diabetes Mellitus tipo 2, Pré e Pós-Operatórios, quando a Obesidade é agravante de condições como Síndrome dos Ovários Policísticos, Infertilidade, Asma, Artrose, Dislipidemia (aumento de colesterol e ou triglicerídeos), Hipertensão Arterial, Insuficiência Venosa Crônica de Membros Inferiores (Varizes), Úlcera de Membros Inferiores; é indicada também para mulheres que precisam perder peso antes de engravidarem , pra pós-parto após término de amamentação, para mulheres na perimenopausa e para indivíduos refratários à outras dietas.

6) Há contraindicações?

Esta dieta é contra-indicada para crianças e adolescentes menores de 16 anos, pessoas dependentes de drogas, álcool, com transtornos alimentares como Bulimia e Anorexia, portadores de alterações psiquiátricas graves como Esquizofrenia, Bipolaridade ou Depressão Grave, mulheres que estejam grávidas ou amamentando, Diabéticos do Tipo 1 ( usuários de insulina ) e idosos acima de 65 anos. Pacientes que estejam fazendo tratamento pra câncer, também devem aguardar a alta do oncologista; é contra-indicada para pacientes com Insuficiência Hepática ou Renal e portadores de Doenças Cardiovasculares.

7) A Fabiana contou que em 1 mês perdeu quase 11 kg . E até agora já perdeu 20 kg . Como é o cardápio dela?
Atualmente ela tem feito fase 3 para eliminar mais uns quilinhos , utilizando os produtos Dietkal no café da manhã, colação e lanche da tarde, almoçando e jantando proteínas animais (carne de boi, frango, peixe ou ovos ) com legumes e verduras. Por exemplo : no café da manhã, colação e lanche da tarde ela pode escolher: um Cappuccino ou Chocolate Quente ou Café com Leite ou Vitaminas ou Iogurtes ou Pães ou Bolos ou Barrinhas ou Mousses ou Brigadeiro de Colher Dietkal.

8) A comida é substituída por saches? Como é isso?

A DietKal é um método de emagrecimento dividido em seis fases. É baseada em sachês ricos em proteínas de alto valor biológico que, misturados à água, viram refeições, além de barrinhas e biscoitos que já vêm prontos pra consumo. O método consiste na ingestão vitaminas, mousses, pizzas, brigadeiro de colher, hambúrgueres, crepes, sopas... e também iogurtes, bolos, pães, omeletes e panquecas.

As primeiras três fases são as mais restritas, são as fases de VLCD (Very Low Calorie Diet) propriamente dita. A fase 1 contém aproximadamente 600 kcal e são permitidos legumes e verduras no almoço e jantar além dos produtos Dietkal em todas as refeições. A fase 2 tem aproximadamente 700 kcal , e além dos vegetais no almoço e jantar se inclui uma proteína animal no almoço como carne de boi, frango, peixe, ovos. A fase 3 possui aproximadamente 800 kcal e o almoço e jantar já possuem proteínas animais com verduras e legumes . Nas fases seguintes vão sendo incorporados carboidratos e gorduras até chegar numa dieta de reeducação alimentar.

Postagens mais visitadas deste blog

Pacientes com câncer devem manter alimentação saudável mesmo no período de Natal e Reveillon

Quando o assunto são festas de final de ano, pacientes em quimioterapia e radioterapia precisam prestar atenção no que consomem. Segundo o onco-ortopedista Marcelo Bragança, do Hospital Clementino Fraga da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), não há proibições quanto à alimentação. A orientação é somente evitar alimentos gordurosos, pois eles podem potencializar efeitos indesejados da químio, como náuseas, enjoos e diarreia. ”Os alimentos muito gordurosos, como rabanada, coxa de frango com pele, carne vermelha, além dos embutidos, dependendo do paciente, podem causar mal-estar. Por isso, opte por porções reduzidas e coma em intervalos pequenos. Comece com as saladas, queijo branco, nozes, castanhas e frutas”, orienta o especialista aconselhando o consumo de carnes magras e se possível grelhadas. “Se comer peru, prefira a parte do peito e retire a pele. Asse com uma pouca quantidade de óleo”, aconselha o médico. Em relação ao consumo de bebidas, prefira sucos naturais ...

[News] Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá

  Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, no próximo dia 16 de dezembro, pela editora Patuá A escritora e professora mineira Geanneti Tavares Salomon lança "Nó Corrediço", seu primeiro romance, sobre a vulnerabilidade infantil e a cruel realidade do abandono, pela editora Patuá, no próximo dia 16.12.   A narrativa levará o s leitores  a um mundo que, ao fim da história, permanecerá em seus pensamentos. Geanneti fala de  tema s  difíc eis ,  mas encanta facilmente e deixa aquela vontade de saber quando vem o segundo romance. Sinopse do livro Uma menina se vê perdida em um posto de gasolina à beira de uma estrada. Uma escolha inevitável se aproxima. No desolado cenário de Nó Corrediço, somos lançados em um mundo no qual a fragilidade de uma criança colide com a desconcertante complexidade dos acontecimentos. Com uma prosa sensível e envolvente que nos atrai para um mundo de vulnerabilidade infantil e solidão pa...

[Saúde]Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde, entre os dias 15 e 18 de março, online e gratuitamente

  Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde Evento ocorre de 15 a 18 de março, online e gratuitamente, com profissionais especialistas no tema. No mês da mulher, a TRIBU Saúde , multiplataforma de saúde e educação criada pela endocrinologista Juliana Gabriel , promove 3 aulas gratuitas - "I Semana da Mulher - Entendendo a TPM" , de 15 a 18 de março, com profissionais especialistas, para que as mulheres entendam melhor sobre o tema, os influenciadores externos e as ferramentas para passar pela fase de forma mais leve. Programação: 15/03 - " O impacto dos seus hormônios na TPM" (aula gravada) - Dra. Juliana Gabriel (endocrinologista) 16/03 - "O impacto da TPM no seu emocional" (aula gravada) - Luiza Machado (psicóloga) 17/03 - "O impacto da alimentação na sua TPM (aula gravada) - Milena Hernandes (nutricionista) 18/03 - Aula tira-dúvidas ao vivo - às 19h "Esse é um mês  muito especial - da Mulher - e represent...