Pular para o conteúdo principal

Câncer na coluna: causas, sintomas e tratamento


Os tumores originários especificamente da coluna vertebral não são muito comuns. Estima-se que apenas 10% dos casos de câncer na coluna originam-se de células nervosas situadas no interior deste órgão. Apesar disso, metástases ósseas não são raras e podem afetar a região.

De acordo com Marcelo Bragança, onco ortopedista do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ, os tumores surgem da reprodução e crescimento desordenado das células, quando elas se agrupam e formam uma massa sólida. “Eles podem ser benignos, quando são provenientes de crescimento expansivo das células, ou malignos, quando este crescimento tem caráter infiltrativo com destruição dos tecidos (câncer) e disseminação à distância (metástases)”, explica.

Grande parte dos tumores benignos na coluna vertebral são meningiomas, que se originam das células que revestem o cérebro e a medula espinhal, e schwannomas, originados das células que envolvem os nervos. Já os malignos são gliomas, que surgem a partir de outras células da medula espinhal, e os sarcomas, que originam dos tecidos conjuntivos da coluna vertebral. Há também as metástases, que são os tipos mais comuns de tumores na coluna vertebral, ocorre quando o tumor em algum outro lugar do corpo se dissemina para a coluna. Tais tumores são sempre malignos.

“Às vezes, os tumores na coluna vertebral são encontrados antes que causem quaisquer sintomas. Eles podem variar conforme o local onde o tumor está e quais os tecidos estão envolvidos. Os mais comuns são: dor nas costas progressiva e implacável, não relacionada à atividade física, bem localizada para o segmento da coluna envolvido e mais grave durante a noite; problemas intestinais ou na bexiga; disfunção sexual; alterações na sensibilidade ou fraqueza muscular dos braços e pernas” esclarece o especialista.

Diagnóstico do câncer na coluna

Para uma confirmação mais precisa do surgimento de câncer, é imprescindível contar com a realização de exames de imagem, como raio-x, tomografia e ressonância magnética. Outros exames que também podem ser indicados para o estadiamento da doença são cintilografia e PET-CT, que serão determinantes para avaliação do estágio do tumor e as indicações terapêuticas. 



Tratamentos para câncer na coluna


“O tratamento de tumores na coluna varia de acordo com o tipo de tumor, podendo incluir, por exemplo, cirurgia e radioterapia. Tumores benignos podem ser facilmente resolvidos com uma cirurgia para ressecção da lesão. Porém em casos de tumores malignos que não respondam a terapias, a cirurgia de reconstrução da coluna é a solução indicada para devolver mobilidade e qualidade de vida ao paciente” explica Marcelo Bragança.

Com o avanço da ciência e técnicas de cirurgia minimamente invasiva da coluna, no dia seguinte o paciente já apresenta um quadro clínico de evolução conseguindo até mesmo caminhar. Mesmo que, de uma forma geral, os tratamentos de câncer na coluna sejam eficazes na maior parte dos casos, cada paciente precisa receber uma avaliação individual.

“É importante lembrar que nunca se devem tirar conclusões ou tentar realizar o diagnóstico e tratamento por conta própria, especialmente quando se trata de algo tão delicado e complexo como tumores na coluna vertebral” finaliza.

Serviço:

Dr. Marcelo Bragança

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 190, sala 1026 – Botafogo.


Telefone: (21) 3239-5000
www.oncoortopedia.com.br


Postagens mais visitadas deste blog

[News] Flávia Puccini fala sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento da fala, respiração e mastigação das crianças, dentro do Agosto Dourado

  Flávia Puccini fala sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento da fala, respiração e mastigação das crianças, dentro do Agosto Dourado   O Espaço Bebê e Criança, fundado pela fonoaudióloga Flávia Puccini, tem como  compromisso ser uma referência na área de Fonoaudiologia e Saúde Infantil, oferecendo um atendimento integrado e personalizado para cada criança. É a primeira clínica de alto padrão no Brasil, dedicada exclusivamente ao atendimento de crianças típicas. O espaço é um ambiente lúdico e acolhedor, projetado para promover o desenvolvimento infantil de maneira integrada e personalizada. Flávia Puccini Agosto é muito especial para o Espaço Bebê e Criança. Conhecido como Agosto Dourado, este mês é dedicado à intensificação da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Instituída em 2017 no Brasil, a campanha Agosto Dourado utiliza a cor dourada para simbolizar o padrão ouro de qualidade do leite humano. Essa campanha é um lembrete constante da...

Rhaisa Batista muda o visual para viver uma francesa em “Bom Sucesso “

A atriz Rhaisa Batista vai brilhar com seu novo visual na telinha , em Bom Sucesso , nova novela das 19h da Rede Globo. Antes de estrear na Televisão através do seriado “Louco Por Elas”, TV Globo / 2013, Rhaisa investiu em seus estudos com muita dedicação e agora colhe os frutos e volta repaginada e em grande estilo na trama de Rosane Svartman e Paulo Halm que fala sobre a vida e suas superações. A atriz precisou mudar o visual para compor, Marie, uma francesa que vem passar férias com o namorado brasileiro; eles têm um namoro virtual e vão finalmente se conhecerem. O Harstyle Jô Lucena, responsável pelo corte estilo Bob long com franja, alegou que Rhaíssa tem um cabelo lindo, ideal para uso de franjas e por isso resolveu imprimir um ar moderno que combinou com o rosto da atriz. Inclusive, inicialmente foi a própria Rhaíssa que sugeriu este estilo ao visagista.  “Gosto de franja. A última vez que tive este estilo tinha 19 anos e estou curtindo reviver esta fase e além ...

[Saúde]Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde, entre os dias 15 e 18 de março, online e gratuitamente

  Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde Evento ocorre de 15 a 18 de março, online e gratuitamente, com profissionais especialistas no tema. No mês da mulher, a TRIBU Saúde , multiplataforma de saúde e educação criada pela endocrinologista Juliana Gabriel , promove 3 aulas gratuitas - "I Semana da Mulher - Entendendo a TPM" , de 15 a 18 de março, com profissionais especialistas, para que as mulheres entendam melhor sobre o tema, os influenciadores externos e as ferramentas para passar pela fase de forma mais leve. Programação: 15/03 - " O impacto dos seus hormônios na TPM" (aula gravada) - Dra. Juliana Gabriel (endocrinologista) 16/03 - "O impacto da TPM no seu emocional" (aula gravada) - Luiza Machado (psicóloga) 17/03 - "O impacto da alimentação na sua TPM (aula gravada) - Milena Hernandes (nutricionista) 18/03 - Aula tira-dúvidas ao vivo - às 19h "Esse é um mês  muito especial - da Mulher - e represent...