Pular para o conteúdo principal

Odontogeriatria: a saúde oral dos Idosos

A população idosa cresce cada vez mais e o profissional de saúde bucal precisa se preparar para atender a essa faixa etária.


A população brasileira está envelhecendo. Segundo dados do IBGE, calcula-se que até 2050 os idosos representarão mais de 22% da população, o que significa que haverá cerca de 170 idosos para 100 crianças. Em dez anos, o Brasil será o sexto país em números de idosos, acompanhando a tendência que hoje é comum em países europeus.
Com isso, algumas preocupações vieram à tona e o questionamento de como está a saúde bucal de idosos, não poderia ficar de fora. Dados do Ministério da Saúde (2013) dão conta que o Brasil tem cerca de 93% de pessoas sem dentes na população acima de 60 anos e uma prevalência de aproximadamente 92% de portadores de doença periodontal na população dentada da mesma faixa etária.
Segundo o Cirurgião Dentista Felipe Sabino, especialista em reabilitação oral e prótese dentária e staff da Clínica Odontológica Dra. Walmira, no Leblon, Rio de Janeiro, as melhores condições de vida, de higiene e de saúde propiciam o crescimento desta faixa etária, que está se cuidando melhor a cada dia. “Tanto é que o número de idosos nos consultórios dentários cresceu muito na última década. Hoje em dia eles querem ter plena atividade bucal e mastigar melhor, por isso estão aposentando as próteses móveis, trocando-as por implantes e próteses fixas” explica o especialista.
Este novo cenário no país está exigindo que o mercado se adapte e crie segmentos a fim de atender essa faixa que vai dos 60 aos 100 anos. A Odontogeriatria, especialidade criada em 2002, veio para ficar. 
Segundo Sabino, o profissional deve ter em mente que a Odontogeriatria é uma disciplina multidisciplinar. Isso exige que o profissional não deva se preocupar somente com a parte técnica, mas procurar estar atento a multidisciplinaridade, ou seja, como está este paciente emocionalmente e fisicamente, orientando-o com os devidos cuidados.
Com a expectativa de um aumento de idade dos pacientes, o que anteriormente se limitava a tratamentos de reposição de elementos perdidos com próteses, passou também a ter um caráter mais multidisciplinar. "Apesar da idade, muitos pacientes ainda possuem dentes e querem cuidá-los. Nesse sentido, todas as formas de tratamento e especialidades são procuradas", enfatiza Felipe, lembrando que é cada vez mais comum ver pacientes entre 70 e 90 anos procurando um dentista para implantes, facetas, porcelanas, clareamento entre outros procedimentos.
Hoje em dia não existem impedimentos para o início de qualquer tratamento odontológico no paciente idoso saudável e há uma enorme gama de tipos de tratamentos conservadores, restauradores oferecidos pela Ciência Odontológica que visa recuperar, por exemplo, os arcos dentários, a estética e principalmente a função mastigatória dos pacientes. “Inclusive a implantodontia é um recurso que pode ser utilizado, com segurança em pacientes idosos”, alerta Sabino.
Os indivíduos com doenças na gengiva, como gengivite, sangramentos e perdas ósseas ao redor dos dentes, têm um risco aumentado de desenvolver doenças como bacteremias, endocardites, arteriosclerose, dificuldade de controle da diabetes, doenças cardíacas e doenças respiratórias, especialmente quando estiverem acamados. Devido a isso, aumenta a responsabilidade do Odontogeriatra e sua importância na prevenção das doenças da boca que estão intimamente envolvidas com sua saúde geral.
“Outro aspecto importante a destacar é que uma mastigação adequada, seja com a dentição natural, ou com o uso de próteses bem adaptadas, assegura ao paciente idoso uma alimentação saudável. Muitas vezes, o desconforto na mastigação, especialmente com próteses antigas e inadequadas. Levam o idoso a trocar as frutas e verduras (que são muito saudáveis), por biscoitos e papinhas, ou outros alimentos bem menos nutritivos, que não lhe dão o aporte nutricional adequado o que é fundamental para a sua idade”, explica o cirurgião dentista, lembrando que, diante destas constatações, o aumento da população idosa irá demanda por uma maior e mais diversificada atenção por parte dos profissionais da saúde e promoção da saúde do idoso de forma geral. 
                                                                       Serviço:

Clínica Odontológica Dra. Walmira
Fonte: Felipe Sabino

Endereço: Rua General Venâncio Flôres, 305 - Sala 510 - Leblon 

Telefone: (21) 3875-9909

Postagens mais visitadas deste blog

[News] Flávia Puccini fala sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento da fala, respiração e mastigação das crianças, dentro do Agosto Dourado

  Flávia Puccini fala sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento da fala, respiração e mastigação das crianças, dentro do Agosto Dourado   O Espaço Bebê e Criança, fundado pela fonoaudióloga Flávia Puccini, tem como  compromisso ser uma referência na área de Fonoaudiologia e Saúde Infantil, oferecendo um atendimento integrado e personalizado para cada criança. É a primeira clínica de alto padrão no Brasil, dedicada exclusivamente ao atendimento de crianças típicas. O espaço é um ambiente lúdico e acolhedor, projetado para promover o desenvolvimento infantil de maneira integrada e personalizada. Flávia Puccini Agosto é muito especial para o Espaço Bebê e Criança. Conhecido como Agosto Dourado, este mês é dedicado à intensificação da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Instituída em 2017 no Brasil, a campanha Agosto Dourado utiliza a cor dourada para simbolizar o padrão ouro de qualidade do leite humano. Essa campanha é um lembrete constante da...

Rhaisa Batista muda o visual para viver uma francesa em “Bom Sucesso “

A atriz Rhaisa Batista vai brilhar com seu novo visual na telinha , em Bom Sucesso , nova novela das 19h da Rede Globo. Antes de estrear na Televisão através do seriado “Louco Por Elas”, TV Globo / 2013, Rhaisa investiu em seus estudos com muita dedicação e agora colhe os frutos e volta repaginada e em grande estilo na trama de Rosane Svartman e Paulo Halm que fala sobre a vida e suas superações. A atriz precisou mudar o visual para compor, Marie, uma francesa que vem passar férias com o namorado brasileiro; eles têm um namoro virtual e vão finalmente se conhecerem. O Harstyle Jô Lucena, responsável pelo corte estilo Bob long com franja, alegou que Rhaíssa tem um cabelo lindo, ideal para uso de franjas e por isso resolveu imprimir um ar moderno que combinou com o rosto da atriz. Inclusive, inicialmente foi a própria Rhaíssa que sugeriu este estilo ao visagista.  “Gosto de franja. A última vez que tive este estilo tinha 19 anos e estou curtindo reviver esta fase e além ...

[Saúde]Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde, entre os dias 15 e 18 de março, online e gratuitamente

  Juliana Gabriel promove a I Semana da Mulher - Entendendo a TPM pela TRIBU Saúde Evento ocorre de 15 a 18 de março, online e gratuitamente, com profissionais especialistas no tema. No mês da mulher, a TRIBU Saúde , multiplataforma de saúde e educação criada pela endocrinologista Juliana Gabriel , promove 3 aulas gratuitas - "I Semana da Mulher - Entendendo a TPM" , de 15 a 18 de março, com profissionais especialistas, para que as mulheres entendam melhor sobre o tema, os influenciadores externos e as ferramentas para passar pela fase de forma mais leve. Programação: 15/03 - " O impacto dos seus hormônios na TPM" (aula gravada) - Dra. Juliana Gabriel (endocrinologista) 16/03 - "O impacto da TPM no seu emocional" (aula gravada) - Luiza Machado (psicóloga) 17/03 - "O impacto da alimentação na sua TPM (aula gravada) - Milena Hernandes (nutricionista) 18/03 - Aula tira-dúvidas ao vivo - às 19h "Esse é um mês  muito especial - da Mulher - e represent...